#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Conheceo caminho

31-03-2018 | 09:46
Por Liga Nacional de Basquete

Presente nas últimas três decisões, atual campeão Bauru inicia sua trajetória em mais um playoffs, diante do Vasco

Finalista nas últimas três edições e atual campeão do NBB CAIXA, poucos times podem se dizer especialistas em playoffs como o Sendi/Bauru Basket. Presente em todas as temporadas na fase decisiva da competição, o time do interior paulista inicia sua trajetória este ano diante do também experiente elenco do Vasco da Gama.

A série terá início nesta segunda-feira (02/04), na Arena Carioca 1, Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via Facebook do NBB.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Experiência não falta

Derrotado pelo Flamengo duas vezes consecutivamente na decisão (2014/2015 e 2015/2016), o Bauru conquistou o título inédito do NBB CAIXA na temporada passada com reviravoltas dignas de elenco vencedor. Após sair perdendo por 1 a 0 nas quartas e 2 a 0, tanto na semi quanto nas Finais, para Brasília, EC Pinheiros e Paulistano/Corpore, respectivamente, a equipe comandada por Demétrius Ferracciú venceu os três jogos seguintes da série e levantou o tão sonhado troféu.

Em trajetória histórica, Bauru virou três série e conquistou o título inédito do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Ao fim da temporada, o Bauru perdeu alguns jogadores importantes na conquista do título. Porém foi ao mercado e trouxe de volta Rafael Hettsheimeir, presente na metade inicial da temporada passada, Kendall Anthony (cestinha da edição passada), Duda Machado, Renan Lenz, o lituano Osvaldas Matulionis e Isaac. Além disso, o Dragão contou com a evolução de jovens do elenco campeão, principalmente Stefano, Gabriel Jaú e Maikão, montando uma base forte para mais um NBB CAIXA com os experientes remanescentes, Alex Garcia e Shilton.

Fora do G-4? Sem problema!

A fase de classificação bauruense nesta temporada foi de altos e baixos. Oscilando entre atuações dominantes e derrotas duras, principalmente para os seus rivais de cima, o Bauru brigou por um lugar no G-4 até as últimas rodadas. Com derrota amarga para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 76 a 75, no Ginásio Panela de Pressão, o Dragão encerrou suas chances de terminar entre os quatro primeiros colocados e não teve o privilégio de avançar automaticamente para as quartas de final.

“Nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros, mas tivemos alguns tropeços e alguns jogos em que nossa defesa não trabalhou bem, o que nos fez não ter aproveitamento tão bom no segundo turno“, declarou Alex Garcia.

Porém, a disputa ainda não estava encerrada para o Bauru na fase de classificação. Com Banrisul/Caxias do Sul na cola, o time do interior paulista defendeu até a última rodada a quinta colocação, porém, acabou derrotado novamente dentro de casa, enquanto a equipe gaúcha venceu de forma heroica, por 81 a 80, o Paulistano/Corpore, até então líder e com uma sequência de 22 vitórias consecutivas, e caiu para sexta colocação.

O carrasco da última rodada? Justamente o Vasco, que fez com que os caminhos das equipes se cruzassem novamente nas oitavas de final. Em um jogo de altíssimo nível e emocionante, o cruzmaltino bateu o Bauru dentro do Panela, por 88 a 83, e colocou ainda mais expectativa na grande série que está por vir.

Com a vitória vascaína sobre o Bauru na última rodada da fase de classificação, as duas equipes viraram adversárias nas oitavas de final (Victor Lira/Bauru Basket)

Porém, o Bauru conhece o caminho até a decisão. Se nesta temporada o time foi sexto na fase de classificação, na edição passada terminou apenas uma posição a frente e também precisou iniciar sua caminhada nos playoffs nas oitavas de final. Em uma campanha histórica, o Dragão se tornou a primeira equipe a ser campeã do NBB CAIXA terminando a fase de classificação fora do G-4.

“Desde o começo a nossa pretensão era ficar entre os quatro primeiros colocados, mas como não deu, vamos focar nos playoffs, sabendo que não adianta lamentar o que passou. É preciso pensar em situações positivas para a gente poder enfrentar este desafio. É o momento em que decide realmente a competição e nós temos um grupo experiente, acostumado com situações assim, que podem comandar e liderar a equipe nestes playoffs”, disse Demétrius, técnico do Bauru.

Confronto de gente grande

Algo que também não falta do outro lado destas oitavas de final é experiência. Com um elenco cheio de jogadores de enorme bagagem, o Vasco deverá ser um grande adversário do Bauru. Entre eles, tricampeões do NBB CAIXA pelo Brasília, Giovannoni e Nezinho, o MVP da temporada 2013/2014, David Jackson, o líder de assistências em toda história da competição, Fúlvio, e o conhecido do torcedor bauruense, Gui Deodato, nascido e criado na cidade do interior paulista e campeão da última edição da competição com o time, além de outros grandes jogadores.

“Precisamos ter a cabeça no lugar e saber que é um jogo de cada vez. Sabemos da qualidade dos atletas do Vasco, mas nós treinamos bastante durante essa semana e estamos prontos para buscar a vitória no Rio de Janeiro e fechar essa série em casa”, completou o camisa 10 bauruense.

Se a partida que encerrou a fase de classificação para os dois times já deu boas amostras de emoção do que será esta série, não foi diferente no confronto pelo primeiro turno. Em uma verdadeira batalha, os bauruenses bateram os vascaínos no mesmo palco da partida que abrirá o confronto pelos playoffs, Arena Carioca 1, por 87 a 86. Destaque para o quase triplo-duplo de Alex Garcia (13pts, 10reb e 8ast) e a grande atuação de Guilherme Giovannoni (27pts e 10reb).

No primeiro turno, os dois times também proporcionaram jogo emocionante, desta vez vencido pelo Bauru, 87 a 86 (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

Acho que a nossa série é a mais equilibrada de todas. É um confronto que conta com jogadores de altíssimo nível, tanto do Bauru quanto do Vasco, então será um desafio muito grande. Nós estamos muito confiantes. Sabemos que temos um jogo coletivo muito forte, com jogadores experientes que já viveram situações e momentos importantes como esse, e com certeza sabemos que agora é o momento decisivo. Vamos nos entregar 100% para conseguir ganhar esta série”, finalizou o treinador do Dragão.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Calendário da série

Jogo 1 – 02/04 (segunda), às 20 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no Facebook)
Jogo 2 – 05/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 07/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo na Band)
Jogo 4* – 10/04 (terça), horário a definir, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru

* Se necessário

+Veja o calendário de todas as séries das oitavas de final do NBB CAIXA