#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Conhecimento precioso

17-06-2016 | 05:02
Por Liga Nacional de Basquete

Com palestras e clínicas de técnico campeão da D-League, congresso técnico da LNB é realizado em São Paulo; preparadores físicos e fisioterapeutas também se reúnem

Nesta semana, na cidade de São Paulo (SP), aconteceu mais uma edição do Congresso Técnico da LNB e outro fruto da parceria com a NBA foi colhido. Convidado de honra, o treinador norte-americano Casey Hill, campeão da D-League em 2014, foi a grande atração da reunião realizada anualmente pela Liga Nacional de Basquete.

Com início na última quarta (15/06) e término nesta sexta-feira (17/06), o encontro contou com a presença de todos os técnicos e assistentes envolvidos na disputa das últimas edições do NBB CAIXA e da Liga Ouro. Além disso, preparadores físicos e fisioterapeutas das equipes que disputam as duas principais competições de basquete do país também se reuniram e tiveram palestras com profissionais de alto nível de suas respectivas áreas.

“Queríamos trazer um técnico jovem e que estivesse em um momento de motivação dentro de sua carreira. E o Casey Hill atende muito bem esse perfil. Ele mostrou muito empenho nas palestras e clínicas e o resultado não poderia ser outro a não ser o sucesso absoluto”, disse Paulo Bassul, gerente técnico da Liga Nacional de Basquete.

“Ano passado a gente estendeu esse encontro dos técnicos também para preparadores físicos e fisioterapeutas, que são duas classes muito organizadas. Para esse ano fizemos alguns ajustes e o encontrou fico ainda melhor para eles, já que os palestrantes foram indicações dos próprios ouvintes no caso”, completou Bassul.

Campeão da NBDL, a popular de D-League (liga de desenvolvimento da NBA), com o Santa Cruz Warriors, franquia filiada ao Golden State Warriors, Hill transmitiu seus conhecimentos para os técnicos ao longo dos três dias de programação do congresso, seja na quadra com exemplos práticos utilizando de garotos do Sub-19 do Palmeiras como “cobaias” ou na “sala de aula” com algumas apresentações.

“Esta é a minha primeira vez no Brasil e ver como o basquete é interpretado no Brasil foi maravilhoso. Eu não conhecia nada do campeonato até eu chegar aqui, e os técnicos assistem alguns dos vídeos dos nossos times. Isso mostra como é forte a cultura do basquete, que só vai ganhando força. E é muito bom a NBA, além de técnicos como eu e outros que virão no futuro, ajudar no crescimento e dar aprendizado cada vez mais sobre o esporte. Foi uma ótima experiência”, disse Hill.

“Fazer algo como isso me dá uma maior confiança em voltar e continuar a aprender porque eu sei que há técnicos aqui no Brasil e ao redor do mundo querendo aprender. Isso me motiva a continuar trabalhando desta forma, e se eu pudesse voltar a treinar meu time ainda hoje, eu faria”, completou o norte-americano, que irá para sua quarta temporada no comando do Santa Cruz Warriors.

Aos 32 anos, Hill também trabalha na comissão técnica do Golden State Warriors capitaneada por Steve Kerr e passou um pouco para seus companheiros de profissão um pouco da filosofia utilizada no atual campeão da NBA, como por exemplo o “Smalball”, formação muito utilizada pelo time californiano e que consiste em cinco jogadores leves em quadra, sem a presença de um homem fixo no garrafão.

“Eu acho que agora, no rumo em que o jogo está tomando, há muitos chutes de 3, e tecnicamente, jogadores menores são melhores para chutes de 3. Muitos times estão procurando mais chutes dentro de quadra e isso resulta no Smallball. Eu acho que é bom. Há altos e baixos em diferentes estilos de jogo, e agora o smallball é mais profundo. E nós nunca sabemos, pois em alguns anos nós poderemos ver mais jogadores aparecendo com esse estilo de jogo”, explicou Hill.

Aliado à presença do jovem técnico norte-americano, os treinadores do NBB CAIXA e da Liga Ouro também realizaram mesas redondas ao longo dos três dias de programação para discussão de mais variados temas, como por exemplo o lançamento de jovens jogadores em alto nível e a disciplina tática dos atletas brasileiros. Isso sem falar na intensa convivência, já que todos ficam hospedados juntos e fazem todas as atividades diárias em grupo.

“Essa imersão que nós fazemos, essa troca de experiências, é tudo muito válido e a LNB vem fazendo isso de maneira muito correta. Acredito até que essa experiência pode ser repetida mais vezes, pois são várias coisas que podemos discutir e nos aproximarmos. Isto para mim é fundamental para o crescimento do basquete brasileiro”, disse José Neto, do Flamengo.

“Quando nós podemos participar de uma clínica como esta, com o Casey, é impressionante descobrir quanta coisa eu não sei e quanta coisa precisamos melhorar. Então é demais, particularmente eu aproveito muito para crescer, entender a experiência que eles têm e tentar transportar para nossa. É um presente”, completou Neto, atual tetracampeão do NBB CAIXA e eleito o melhor treinador da última edição do campeonato.

Realizado anualmente pelo Departamento Técnico da LNB, o Congresso Técnico pós-NBB contou pelo segundo ano consecutivo com a presença de um treinador norte-americano com envolvimento com a NBA. Em 2015, Jim O’Brien, dono de dez temporadas como Head Coach (técnico principal) na NBA, foi o responsável por palestrar para os brasileiros.

“Quando nós saímos daqui, nosso assunto é só basquete. Então é trocar experiências ao longo da carreira como jogador ou com os treinadores mais experientes, sobre o que eles fazem, como eles gostam de trabalhar e o que é importante no jogo. Ainda mais junto à um técnico americano, que veio também para passar o conhecimento dele, foram realmente três dias de imersão que valoriza muito o trabalho que cada um de nós está fazendo em seus respectivos clubes”, disse Helinho, que assumirá o comando do Franca Basquete na próxima temporada.

“Experiências assim sempre são muito bem-vindas. Nós ganhamos conhecimento, coisa que ninguém consegue te tirar, ainda mais vindo de uma pessoa tão focada, comprometida, disciplinada e que almeja seguir esta carreira, que é o Casey Hill. Foi muito valioso. Foram três dias super importantes para nosso crescimento como treinadores e eu fiquei muito feliz de participar pela primeira vez de uma clínica tão fantástica assim”, completou o ex-jogador.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.