#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Consolidado no topo

27-09-2015 | 03:23
Por Liga Nacional de Basquete

Com o título conquistado sobre o Bauru em São Paulo (SP), Real Madrid (ESP) fatura seu 5º mundial e se firma como maior campeão da história do torneio

Real Madrid, do craque argentino Andrés Nocioni, venceu seu 5º título mundial na história (José Jimenez Tirado/FIBA)

Real Madrid, do craque argentino Andrés Nocioni, venceu seu 5º título mundial na história (José Jimenez Tirado/FIBA)

Antes de entrar em quadra para enfrentar o atual campeão das Américas, Paschoalotto/Bauru, o Real Madrid (ESP) carregava consigo quatro títulos mundiais em sua galeria de troféus (1976, 1977, 1978), o que já os deixava no posto de maior campeão da história. Agora, os merengues acrescentaram mais uma conquista mundial à sua coleção e com isso se consolidou ainda mais como “dono do planeta” do basquete FIBA.

A quinta glória mundial dos madrilenhos veio após uma grande vitória sobre a equipe brasileira por 12 pontos de diferença (91 a 79), resultado este que compensou a derrota no Jogo 1, marcada pela incrível reação do time bauruense, que recuperou uma desvantagem de 17 pontos e levou a melhor nos segundos finais, pelo mínimo placar de 91 a 90.

Felipe Reyes foi o capitão do 5º título mundia do Real Madrid na história (José Jimenez Tirado/FIBA)

Felipe Reyes foi o capitão do 5º título mundia do Real Madrid na história (José Jimenez Tirado/FIBA)

“Estamos muito felizes. É uma conquista que significa muito para o clube. Para nós pessoalmente também é uma grande felicidade ganhar um mundial. Os jogadores merecem, foi um trabalho magnifico durante toda a temporada passada. Semana passada tínhamos seis atletas jogando o Eurobasket e agora jogamos a Intercontinental no Brasil. Foi um trabalho magnifico e estamos muito orgulhosos”, declarou o técnico Pablo Laso, do Real Madrid.

Curiosamente, o clube da capital espanhola, que ficou 34 anos sem ganhar um mundial, colocou um ponto final no jejum justamente no Ginásio do Ibirapuera, palco de sua última conquista, que aconteceu em 1981 e teve como representantes brasileiros a Francana (SP), hoje nomeada de Franca Basquete, e o lendário e hoje extinto E.C. Sírio, vice-campeão daquele ano.

“Essa é uma conquista extremamente importante para o clube Real Madrid, pois este ano o futebol conquistou um título mundial e agora o basquete também. Isso é histórico. Fiquei muito feliz com o resgate desta competição. Foi uma grande experiência, pela força do Bauru, pela alegria da torcida presente e por toda a organização”, concluiu Pablo Laso.

Para sair do Ibirapuera com mais um título mundial na conta, o Real Madrid contou com o brilho de uma de suas maiores estrelas: o armador Sergio Llull. Armador titular da seleção da Espanha, o camisa 23 merengue foi autor de 17 e 21 pontos nos respectivos jogos e encerrou a competição com o prêmio de MVP do Mundial Interclubes de 2015.

“Fico feliz por ter sido eleito o MVP, mas me alegra muito mais a força que o time mostrou em quadra. Foi uma temporada memorável e agora podemos falar que ganhamos tudo. Fico orgulhoso em defender um clube como o Real Madrid e esperamos trabalhar ainda mais forte para mais essa temporada que está por vir”, disse o MVP Sergio Llull.

Sergio Llull, do Real Madrid

Sergio Llull, do Real Madrid