#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Contrariouos números

21-05-2018 | 05:54
Por Liga Nacional de Basquete

Com jogo "atípico", Gustavo De Conti “adapta” plano de jogo e deixa Elinho e Lucas Dias por mais de 30 minutos em quadra na 1ª partida das Finais

Uma das principais marcas registradas do Paulistano/Corpore nesta temporada é a alta rotatividade promovida pelo técnico Gustavo De Conti. Com um elenco recheado de opções versáteis, o treinador costuma trocar bastante seus atletas durante os jogos. Mas, no Jogo 1 das Finais do NBB CAIXA, o cenário foi um pouco diferente.

Na vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, por 99 a 82, o treinador adaptou seu plano de jogo, abriu “raras exceções” e acabou fazendo menos substituições do que o usual. Por conta do ótimo primeiro quarto (30 a 14), De Conti fez alguns ajustes na rotação do quinteto em quadra.

Com grandes atuações individuais, os titulares Lucas Dias e Elinho “contrariaram a regra dos 20 minutos” e atuaram por 34 e 33 minutos, respectivamente. Os dois atletas são os mais ficam em quadra pelo Paulistano nesta temporada, mas bem abaixo do que aconteceu no último sábado – ambos têm média de 23 minutos por partida.

“Como foi um jogo atípico por conta do nosso alto aproveitamento, principalmente no começo, eu também tive que me adaptar e mudar um pouco minha maneira de mexer na equipe. Nossa rotação, com certeza, foi muito importante para chegarmos até aqui, mas temos que ter a leitura e saber o que a partida pede“, explicou De Conti.

“Eu quase não troquei o time no primeiro quarto todo e isso é um pouco atípico no nosso plano de jogo. Essa minutagem alta do Lucas Dias e do Elinho é algo que praticamente não aconteceu durante a temporada e se aconteceu foi uma ou duas vezes”, completou.

Jogador com mais tempo de quadra pelo Paulistano, Lucas atuou por 34 minutos no Jogo 1, sua segunda maior marca na temporada (João Pires/LNB)

Além da dupla, Nesbitt (27 minutos) e Fuller (25 minutos) também tiveram um tempo de quadra maior do que o normal no jogo do último sábado. A dupla de estrangeiros está no “seleto grupo” do Paulistano dos que têm mais de 20 minutos de média por jogo, com 22 cada.

Outro que jogou mais do que o normal foi o ala Eddy. Depois de pouco atuar nas primeiras partidas dos playoffs, o camisa 33 ficou 17 minutos em quadra neste sábado e praticamente dobrou seu tempo de quadra – sua média no mata-mata é de nove minutos por partida.

Se alguns jogaram mais tempo, outros com certeza tiveram seus minutos reduzidos, como o garoto Yago, que atuou por pouco mais de seis minutos – sua média é de 15 por jogo. Já Guilherme Hubner, mesmo com o desfalque de Du Sommer, teve apenas dez minutos de ação, bem abaixo de sua média de 16 minutos, já que De Conti priorizou formações leves (smalball).

“Como sempre falo, está todo mundo pronto. O Yago e o Guilherme acabaram atuando um pouco menos e isso fez parte do processo de leitura que tive do jogo. O Nesbitt ficou mais em quadra, enquanto que tive o Elinho como armador e o Deryk e o Fuller dividiram bem os minutios e os pontos. Eddy e o Jhonatan também sustentaram bem suas funções durante a partida”, disse Gustavo.

‘Pouco aproveitado’ nestes playoffs, Eddy foi parte importante da rotação no Jogo 1 e ficou em quadra por quase 18 minutos (João Pires/LNB)

Depois da vitória fora de casa, o Paulistano fará dois jogos seguidos como mandante e atuará no Ginásio Wlamir Marques (Corinthians). A próxima partida será nesta quinta-feira (24/05), às 19h30 (de Brasília), ao vivo no SporTV. Depois, os times se enfrentarão no sábado (26/05), às 12h35, com transmissões ao vivo de Band e SporTV.

“Só ganha o playoff quem vence três e precisamos de mais duas vitórias para sermos campeões. Mogi não vai nos dar nada e não vamos ficar esperando cair no colo. Precisamos construir tudo de novo e vai ser um novo jogo, com novas possibilidades e temos que estar atentos às mudanças que podem acontecer, tanto no time deles, como no nosso também”, concluiu o comandante do Paulistano.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, LG, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.