#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Coração apertado

16-02-2018 | 03:39
Por Liga Nacional de Basquete

No duelo entre Flamengo e Bauru, irmãos Machado fazem possível último confronto e pais revelam pedido de Marcelinho por torcida: "pô, nem na minha temporada de despedida?"

A carreira de Marcelinho Machado está chegando ao fim e as despedidas começaram a virar parte da rotina do camisa 4 no NBB CAIXA 2017/2018. Último duelo contra aquela equipe, confronto derradeiro contra aquele rival. O ala do Flamengo está vivendo algumas emoções diferentes na temporada e, neste sábado (17/02), mais uma marcante história terá sua página final.

No duelo entre o clube da Gávea e o Sendi/Bauru Basket, que terá transmissão ao vivo da Band a partir das 13h45, Marcelinho enfrentará seu irmão Duda pela última vez. É bem verdade que o confronto entre os irmãos Machado pode acontecer novamente caso as equipes se cruzem nos playoffs – até o momento, o Flamengo é 2º e os paulista estão em 5º e um novo confronto aconteceria em uma eventual Final. Mas é certo que o clima do jogo deste sábado será de despedida.

O palco do último duelo entre os irmãos não poderia ser melhor. Marcelinho e Duda, assim como toda a família Machado, são “cariocas da gema” e jogarão em casa na Arena Carioca 1, na capital fluminense. Além disso, o cenário será totalmente propício para a presença massiva de pais, amigos e o restante da família.

Falando especificamente dos pais, o contexto deste sábado será especial. “Seo” Renê e “Dona” Cristina são figuras sempre presentes nos jogos dos filhos no Rio de Janeiro e até mesmo em outras cidades. Quem acompanhou jogos da Seleção Brasileira na “era Marcelinho” também certamente cruzou com os dois nas arquibancadas mundo afora.

“Foram 18 anos do Marcelo na Seleção e que estivemos perto quase todo o tempo. Fomos a lugares que eu nunca imaginei conhecer, como Grécia e Turquia, só para vê-lo jogar. Não eram viagens apenas de turismo e tinha um lado sentimental muito grande, que era ver nosso filho jogar no mais alto nível defendendo nosso país. Agora vamos ter que planejar viagens diferentes (risos)”, disse a mãe Cristina.

“Seo” Renê e “Dona” Cristina ao centro rodeados pelos filhos; pais estão sempre presentes nas partidas dos filhos (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nos confrontos entre os filhos – este será a oitava partida entre Marcelinho e Duda nas quadras do NBB CAIXA –, a torcida ficou sempre com o caçula. Só que o cenário deste sábado fez os corações dos pais Renê e Cristina ficarem ainda mais apertados e mudarem de lado.

“Espero que o Marcelo possa conquistar tudo o que for possível nesse ano. Será a cereja do bolo da carreira brilhante que ele teve. Por mais que a gente adore torcer para o Duda, o foco está na despedida do Marcelo. Esse clima da última temporada dele está tomando conta de todo mundo a cada momento que passa”, disse o pai Renê.

“O Flamengo está mostrando ter uma equipe de nível muito alto e que está pronta para disputar o título do NBB CAIXA. Isso seria lindíssimo para a carreira do Marcelo. Ele sempre enfrentou todos os desafios que teve com muita coragem e firmeza, e espero que seja assim até o fim”, exaltou o patriarca.

Confronto entre os irmãos Machado terá seu capítulo final neste sábado (Stephan Eilert/Divulgação)

A escolha por Duda nas partidas anteriores entre os filhos sempre foi algo tranquilo para os pais. Quem nunca ouviu aquele ditado que o filho caçula é sempre o mais privilegiado? Pois é, na família Machado não foi diferente e o camisa 3 do Dragão sempre contou com a torcida dos pais. Só que nesta temporada, Marcelinho “cobrou” a mudança e foi atendido.

“Quando os dois jogavam no mesmo time era fácil demais para nós. Só que depois que o Duda saiu do Flamengo e eles passaram a se enfrentar, optamos por torcer pelo nosso caçula. O Marcelo já tinha grandes feitos na carreira e isso nos fez escolher pelo Duda. Mas, antes dessa temporada, o Marcelo falou: ‘pô, mãe, nem na minha despedida vocês vão torcer pra mim?’ Aí ficou difícil dizer não”, confessou Cristina.

“Acho que vai ter muita emoção entre eles sim. Claro que os dois são muito profissionais e defenderão suas equipes da mesma maneira que fazem sempre, mas não tem como negar que será um jogo especial, né? Pra mim também vai ser uma sensação única e especial. Estou ansiosa para que a bola suba logo”, completou a mãe.

O último confronto entre os filhos indica para Renê e Cristina que novos tempos estão chegando e, daqui alguns meses, os dois não terão mais o privilégio de ver o primogênito jogar. A falta vai ser tanta, que os dois preferem ainda nem pensar no assunto.

“Ainda não paramos para pensar nisso. Mas realmente vai fazer lima falta danada ir aos jogos do Marcelo. Vê-lo jogar é um prazer extremo para nós. É muito orgulho ver ele jogando com aquela firmeza absoluta e um domínio completo sobre as emoções”, disse Renê.

“Agora vamos ter que contar no dedo o tempo para ver nossos netos em ação, principalmente os dois filhos do Marcelo (risos). Fora que a responsabilidade do Duda vai aumentar bastante”, completou o pai Machado, aos risos.

Além dos dois jogadores, “Seo” Renê e “Dona” Cristina ainda acompanham de perto o trabalho do outro filho, Ricardo, que é fisioterapeuta do Flamengo.

Emoção pura

A sensação de muito possivelmente estarem fazendo o último confronto trará emoções especiais para Marcelinho e Duda. Por mais que os dois tentem driblar a ansiedade, quem conhece a dupla sabe que muita coisa estará em jogo neste sábado.

Sete anos mais novo do que Marcelinho, Duda sempre deixou claro que o irmão mais velho foi e sempre será sua maior inspiração nas quadras. No período em que jogaram juntos, os dois foram campeões duas vezes do NBB CAIXA (2008/2009 e 2012/2013), e também se sagraram campeões da Liga Sul-Americana em 2009.

“Apesar de poder ser nossa última vez dividindo uma quadra, profissionalmente eu tento não deixar esse sentimento refletir dentro de quadra, mesmo sabendo q é praticamente impossível. É muito difícil esquecer tudo que nós vivemos juntos. É mais do que um esporte para nós e para toda nossa família, é um estilo de vida”, disse Duda.

Marcelinho e Duda Machado jogaram juntos no Flamengo por mais de cinco anos e depois disso já se enfrentaram sete vezes (Alexandre Vidal/Flamengo)

Depois de disputarem as cinco primeiras temporadas do NBB juntos no Flamengo, Marcelinho e Duda se separaram. O caçula passou por Macaé, Rio Claro e Solar Cearense antes de chegar ao Bauru. Já o mais velho seguiu no Flamengo e aumentou bastante sua galeria de troféus pelo clube.

“Sempre foi um momento especial enfrentá-lo num jogo de basquete. Não só pela qualidade dele ou pela força de sua equipe, mas acima de tudo, pelo que ele representa para mim. Sempre deixei bem claro que ele sempre foi minha maior inspiração no basquete e meu maior ídolo. E o coração sempre bate mais rápido quando você está diante de seu ídolo”, confessou Duda.

“Com certeza emoção não vai faltar, poder ver minha família presente num momento especial pra nós dois, vai tornar tudo ainda mais especial”, completou o ala/armador do Dragão.

Fortes emoções: Duda e Marcelinho terão que mostrar ‘sangue frio’ no duelo deste sábado (Luiz Pires/LNB)

Desde que Duda saiu do Flamengo, os irmãos Machado se enfrentaram sete vezes pelo NBB CAIXA e a vantagem no confronto é de Marcelinho. O camisa 4 do Flamengo soma cinco vitórias contra o caçula, que venceu apenas duas vezes o confronto familiar.

“É mais um jogo nessa fase de classificação, mas é um jogo diferente para mim. Do outro lado vai estar uma grande equipe, mas vai estar também o meu irmão, alguém que sempre conviveu comigo, que é meu amigo, está sempre do meu lado, sempre torcendo e me incentivando. Somos muito ligados”, exaltou Marcelinho

“Enfrentar ele não é uma novidade, mas a possibilidade de que seja o último confronto, faz com que a partida seja ainda mais especial. Que seja um grande jogo e que ele respeite o irmão mais velho”, completou o capitão rubro-negro, que cestinha da vitória sobre Franca na última quinta-feira, com 20 pontos (6/9 nas bolas de três).

Ainda mais especial

Para tornar a tarde deste sábado ainda mais inesquecível, Marcelinho ainda completará uma marca expressivas: 300 partidas na história do NBB CAIXA. O jogador será o 19º atleta a atingir tal feito, mas o primeiro a ter todos os jogos pelo mesmo clube.

“É um número expressivo. Não é um número qualquer, são 300 jogos vestindo a camisa do Flamengo, representando esta ‘Nação’ e isso me enche de orgulho. São dez anos de NBB, cinco títulos, muitos jogos importantes, uma marca com um significado muito forte. Fico feliz por estar escrevendo mais essa página no livro da minha carreira”, afirmou Marcelinho.

Duelo importante

A partida especial para a família Machado tem grande importância para as duas equipes em termos de classificação. Com a derrota do Franca para o próprio Flamengo na última quinta, o time bauruense voltou a se aproximar do Gp-4. A diferença entre a equipe, quinta colocado, e os francanos, donos da quarta posição, está em apenas duas derrotas agora.

“Ficar no G-4 sempre foi o objetivo do nosso time, apesar de termos perdido uns jogos em casa recentemente, nós sabemos da força da nossa equipe e estamos vindo de uma boa vitória contra o Minas fora de casa. Mas jogar contra o Flamengo diante de sua torcida é sempre complicado. Teremos que nos dedicar ao máximo na defesa nos 40 minutos do jogo porque a gente sabe que se jogarmos cinco minutos mal, pode nos custar a partida”, alertou Duda.

Do outro lado, o Flamengo segue na cola do líder Paulistano. Com 17 vitórias em 20 jogos, o time rubro-negro tem o mesmo número de derrota do clube da capital paulista, que por sua vez já disputou 22 jogos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.