#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Corpo fechado

18-04-2017 | 10:32
Por

Jovem time do Paulistano vence duas "finais" seguidas e garante vaga nas quartas com virada para cima do Solar Cearense

Jogadores do Paulistano fizeram muita festa com a classificação às quartas de final (João Pires/LNB)

O jovem time do Paulistano/Corpore mostrou muita maturidade e cabeça no lugar para se classificar às quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017. Após estar com 2 a 1 de desvantagem na série contra o Solar Cearense, o clube da capital paulista venceu os Jogos 4 e 5 e garantiu um lugar entre os oito melhores da competição nacional com virada para cima dos nordestinos nas oitavas de final.

Com a série empatada em 1 a 1, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti teve a chance de ficar em vantagem jogando em casa, mas acabou derrotado no Jogo 3, mesmo tendo liderado boa parte da partida. Com isso, o clube de São Paulo embarcou para Fortaleza para o quarto duelo com a “corda no pescoço”.

“Demos mole no terceiro jogo, mas fomos para o Ceará focados na vitória. A gente se fechou muito para aquela partida, que já foi uma decisão para nós. Foi uma série muito dura e tivemos que manter a cabeça no lugar para vencer essas duas ‘finais’ seguidas”, disse o armador Arthur Pecos, cestinha do Paulistano no Jogo 5, com 19 pontos.

Mesmo atuando fora de casa no Jogo 4, o Paulistano se impôs na Arena CFO, em Fortaleza. Na liderança do início ao fim, a equipe venceu com propriedade, por 82 a 67, para igualar a série em 2 a 2 forçar a realização da quinta e decisiva partida.

Georginho marcou dez pontos no último quarto do Jogo 5 e foi decisivo (João Pires/LNB)

“A gente mostrou a nossa cara no quarto jogo. Depois da derrota no Jogo 3, ainda mais do jeito que foi, com terceiro e quarto períodos muito ruins, muita gente duvidou que nosso time teria forças para virar. Mas nosso time já estava com outra cabeça e a vitória lá em Fortaleza nos deu muita moral para fechar a série com chave de ouro aqui em São Paulo”, disse Georginho.

No Jogo 5, a “cabeça no lugar” foi testada para valer. Em boa parte da partida, o Paulistano jogou atrás do placar e precisou virar no fim para vencer. Com destaque para o trio de jovens Pecos, Georginho e Lucas Dias, o clube da capital paulista teve grande desempenho nos minutos finais e garantiu a emocionante vitória.

“Todo mundo sabia que o Basquete Cearense ia crescer nos playoffs. Eles tiveram alguns problemas de lesão durante a fase de classificação, mas se trata de um elenco recheado de estrelas. Por isso foi uma provação ainda maior para os meninos e para todo o grupo”, analisou o técnico Gustavo De Conti, do Paulistano.

“O mérito é todo dos jogadores. Eles tiveram muita tranquilidade nos momentos decisivos, principamelnte no Jogo 5. Não estamos lançando qualquer jogador jovem, esses garotos são muito talentosos e deram mais uma mostra disso vencendo essa série”, completou De Conti.

Jogo 5 foi decidido só nos segundos finais e vitória do Paulistano foi dramática (João Pires/LNB)

Agora, nas quartas de final, o Paulistano terá o Franca pela frente. O primeiro jogo acontecerá já neste sábado (22/04), às 14 horas, na capital paulista, com transmissão ao vivo da Band. Dono da terceira colocação, o time francano terá vantagem de decidir em casa em um possível quinto jogo.

“Temos que comemorar muito hoje, mas amanhã já temos que pensar muito nesse confronto com Franca. Perdemos os dois jogos para eles na temporada, eles conquistaram grandes resultados na reta final da fase de classificação, mas sabemos do que nossa equipe é capaz e vamos com tudo”, analisou Lucas Dias, principal pontuador do Paulistano na série contra o Basquete Cearense, com média de 16,0 pontos por jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.