#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pedras

25-05-2017 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Reabilitação no momento certo e crescente nos playoffs: saiba como foi o caminho do jovem elenco do Paulistano até as Finais do NBB CAIXA

Com o grupo mais jovem do NBB CAIXA 16/17, o Paulistano/Corpore começou a temporada desacreditado por muitos. Foram diversas perdas de impacto no elenco, como Kenny Dawkins, Valtinho, Gemerson, Gruber e Caio Torres, e em contrapartida a contratação dos jovens Lucas Dias e Georginho, e jogadores que já haviam passado pelo time, como Eddy e Renato Carbonari. Contra a expectativa de vários, o time da capital paulista fez um playoffs excepcional e chegou pela segunda vez as Finais da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Logo no começo da competição, o Paulistano teve vitória significativa sobre o Bauru, futuro adversário na decisão (delima/dubem)

O começo da fase de classificação foi cheio de altos e baixos para o Paulistano, com seis resultados positivos e outros seis negativos nas primeiras 12 partidas, alguns deles impactantes, como a vitória por 90 a 66 diante do próprio Gocil/Bauru Basket, e a derrota por 86 a 55 contra o Mogi das Cruzes/Helbor.

Após vencer o Solar Cearense, por 76 a 74, fora de casa, na 13ª partida do time na temporada, o Paulistano passou por seu pior momento no NBB CAIXA 16/17. Em um mês, do dia 13 de janeiro até o dia 14 de fevereiro, os comandados de Gustavo De Conti sofreram seis derrotas consecutivas, contra Universo/Vitória (85 a 73), Campo Mourão Basquete (85 a 78), Mogi (78 a 77), Bauru (78 a 68), Franca Basquete/Magazine Luiza (78 a 71) e UniCEUB/BRBCARD/Brasília (85 a 76).

“Acho que conseguimos superar essa fase devido ao comprometimento do grupo. Nós entendemos que deveríamos nos fechar ainda mais naquele momento. Acho que ali tivemos uma dimensão do que poderíamos fazer nesse campeonato”, afirmou o armador Arthur Pecos, do Paulistano.

Após o momento delicado, o alvirrubro cresceu e, como resposta, teve sua melhor sequência nesta temporada, com oito vitórias nos últimos nove jogos da fase de classificação. A única derrota nesta ótima fase foi para o principal rival, EC Pinheiros, por 74 a 67. Fora isso, vitórias sobre: Minas Tênis Clube (96 a 85), Macaé Basquete (85 a 65), Flamengo (103 a 96), LSB/Uniso (92 a 57), Banrisul/Caxias do Sul (82 a 80), Vasco da Gama (82 a 67), Basquete Cearense (79 a 67) e Vitória (83 a 66).

Depois de seis derrotas consecutivas, Paulistano se recuperou e fechou fase de classificação com oito vitórias em nove jogos, uma delas sobre o Flamengo (João Neto/LNB)

“A sequência de derrotas, não foi um momento desesperador para nós no campeonato, porque estávamos jogando bem mas não conseguíamos bons resultados, tanto que em seguida tivemos uma ótima sequência de vitórias e demos um salto na classificação”, declarou Georginho, armador do Paulistano.

Com esta ótima reta final de fase de classificação, o Paulistano saltou da sétima para décima colocação e teve como adversário nas oitavas de final o Basquete Cearense. O início da série foi complicado para o time da capital paulista, que perdeu os Jogos 1 e 3 e ficou a uma derrota da eliminação. Ainda assim, os comandados de Gustavinho acharam forças para vencer o Jogo 4, por 82 a 67, fora de casa, e a quinta e decisiva partida, por 76 a 72, ao lado de sua torcida.

Nas quartas de final, o time da capital paulista encontrou o Franca, em mais uma série pra lá de emocionante. Depois de vencer o Jogo 1, em casa, e o 3, fora, o Paulistano teve a possibilidade de fechar o confronto na quarta partida, ao lado de sua torcida, mas foi derrotado, por 105 a 87. A classificação veio só no Jogo 5, em pleno Pedrocão, com uma ótima atuação defensiva, em vitória, por 80 a 67.

Após duas séries com direito a Jogo 5, Paulistano varreu Vitória para chegar às Finais do NBB CAIXA 16/17 (João Neto/LNB)

“O NBB CAIXA foi muito disputado esse ano, isto demonstra estes playoffs tão difícies. Enfrentamos grandes equipes, com grandes jogadores com mais experiência que nós neste momento. Isso nos fez crescer ainda mais pois queríamos a vaga para disputar o título e teríamos que fazer o nosso máximo. Aprendemos muito com estes jogos e agora vamos em busca do titulo”, disse Pecos.

Na fase semifinal, o Paulistano começou com um triunfo fundamental sobre o Vitória, por 93 a 84, fora de casa. Para as duas partidas seguintes, em São Paulo (SP), o alvirrubro perdeu um de seus destaques da temporada, Georginho, mas mesmo assim chegou a mais dois resultados positivos, por 82 a 72 e 70 a 67, com grande participação do jovem armador Yago Matheus no Jogo 3, varrendo a série e garantindo vaga nas Finais do NBB CAIXA 16/17.

“Nosso time foi amadurecendo ao longo do campeonato. Por sermos um grupo jovem, quanto mais jogos, mais experiência nós ganhávamos. Para nós isso foi muito bom, chegamos às Finais muito bem preparados para qualquer situação, resultado de uma temporada inteira de trabalho”, completou Georginho, que esteve ausente dos Jogos 2 e 3 das semifinais.