#JOGAJUNTO

Mais basquete

Crescimento

02-04-2012 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru se despede da Liga das Américas com vitória sobre o Bucaneros (VEN) e já pensa na sequência do trabalho no NBB

Larry, do Bauru - Liga das Américas

(José Jimenez/FIBA Americas)

O Itabom/Bauru encerrou, neste domingo (1), sua participação na Liga das Américas 2012, com vitória sobre o Bucaneros de la Guaira (VEN), 83 a 80. Com o resultado, a equipe brasileira ficou com o terceiro lugar no quadrangular disputado em Cancún (MEX), somando uma vitória em três partidas e ficou fora da disputa da fase final.

Douglas Nunes, com 31 pontos e 11 rebotes, e Larry Taylor, com 14 pontos e dez assistências foram os destaques do Bauru na partida de despedida. Do lado venezuelano, o cestinha foi o uruguaio Emilio Taboada, com 18 pontos.

A caminhada dos bauruenses na competição de clubes mais importante do continente começou na sexta-feira, mas a equipe não estreou bem. Irreconhecíveis em quadra, os brasileiros foram derrotados pelo Obras Sanitarias, por 74 a 38.

No sábado, foi a vez de encararem os donos da casa, o Pioneros de Quintana (MEX). Deixando para trás a derrota do primeiro dia, o time paulista fez partida equilibrada do início ao fim contra os mexicanos, mas ficou para trás no último quarto e viu os rivais levarem a melhor, 73 a 68.

Já sem chances de classificação, a equipe comandada pelo técnico Guerrinha seguiu em evolução e fechou sua participação na fase semifinal da competição continental com vitória sobre os venezuelanos do Bucaneros.

“Tivemos uma primeira partida ruim, mas soubemos crescer muito após o primeiro jogo. Se esse quadrangular tivesse sido no Brasil, teríamos nos classificado. Fizemos um bom jogo contra o Pioneros e perdemos nos detalhes. Contra os venezuelanos, conseguimos melhorar e vencer a partida, mesmo diante de todas as dificuldade que estamos”, avaliou o treinador.

O Itabom/Bauru é o atual sexto colocado do NBB, com 60% de aproveitamento na temporada. O próximo compromisso dos paulistas pelo campeonato nacional é na sexta-feira, dia 6, quando enfrentam a Liga Sorocabana, fora de casa.

“Acredito que toda essa experiência adquirida por nossos atletas irá se refletir muito na sequência no NBB”, finalizou Guerrinha.

Obras e Pioneros avançam

Com três vitórias em três partidas, o Obras Sanitarias (ARG) ficou com o primeiro lugar e o anfitrião Pioneros de Quintana (MEX), com duas vitórias e uma derrota, ficou em segundo no grupo. Ambas as equipes avançam para a disputa do quadrangular final, que será realizado entre os dias 27 e 29 de abril, em sede a definir.

Brasília luta pela América

O Brasil ainda pode ter um representante na fase final da Liga das Américas 2012. É o Uniceub/BRB/Brasília, que disputa o segundo quadrangular da fase semifinal do torneio.

Os candangos buscam a classificação entre os dias 13 e 15 de abril, na cidade de Caracas, capital da Venezuela. Cocodrilos (VEN), La Union de Formosa (ARG) e Capitanes de Arecibo (PUR) serão os adversários.