#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 11 – Parte 2

16-12-2014 | 07:22
Por Liga Nacional de Basquete

Movimentação no G-4: líder Limeira vai a Belo Horizonte enfrentar o empolgado e desfalcado 4º colocado Minas; veja tudo sobre os jogos desta quarta-feira

Minas Tênis Clube x Winner/Limeira – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quarta-feira – dia 17 de dezembro, às 16 horas

Mineiros na frente
Minas e Limeira já se enfrentaram em dez partidas válidas pelo NBB, e a equipe mineira tem vantagem no confronto, com sete vitórias contra apenas três do time do interior de São Paulo.

Uma vez
Em cinco partidas realizadas no Estado de Minas Gerais, apenas no NBB3 o Limeira saiu de quadra com resultado positivo atuando como visitante contra o Minas. No mais, cinco jogos foram realizados entre as duas equipes em Belo Horizonte, com quatro vitórias dos donos da casa.

Mandou, ganhou
Na última edição do NBB, o time que atuou em casa no confronto entre Minas e Limeira saiu de quadra com a vitória.

LZP74203

MVP do NBB 6, David Jackson faz outra ótima temporada com a camisa do Limeira (João Pires/LNB)

Destaque
Com média de 14,5 pontos por jogo, o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, foi o cestinha nos duelos entre duas as equipes no NBB 6.

Consistente
Com média de 17,2 pontos por partida, o MVP do NBB 6, David Jackson, é dono da oitava melhor média de pontos da atual temporada do NBB

Chutando a porta
Limeira disputou quatro partidas como visitante na temporada 2014/2015 do NBB e saiu de quadra com vitória em todas.

85+
A equipe comandada pelo técnico Dedé Barbosa marcou pelo menos 85 pontos em cada uma de suas partidas como visitante no NBB 7

12/11/2014 – Paulistano 84 x 85 Limeira
14/11/2014 – Liga Sorocabana 83 x 85 Limeira
10/12/2014 – Brasília 83 x 87 Limeira
12/12/2014 – Basquete Cearense 67 x 85 Limeira

Confronto quase direto
O duelo entre Limeira e Minas marca o confronto entre o líder (Limeira), dono de campanha de nove vitórias em dez jogos (90% de aproveitamento) e o quarto colocado (Minas), dono de campanha de sete vitórias em dez partidas (70% de aproveitamento).

Nova sequência
Limeira venceu as duas últimas partida que fez no NBB 7, triunfos contra o Brasília e o Basquete Cearense.

Voltou a vencer
Após perder para o Bauru e colocar um fim na sequência de cinco vitórias consecutivas, o Minas bateu o Franca na última rodada e voltou a vencer no NBB.

Garrafão de peso
O desempenho do garrafão é um dos grandes colaboradores da ótima campanha do Minas no NBB 7. O pivô Shilton é dono da segunda melhor média do campeonato, 8,8 sobras por partida. Já o pivô Ansaloni recupera em média 6,6 rebotes por jogo, oitava melhor média do campeonato.

O pivô Ansaloni é um dos grandes destaque da ótima campanha do Minas no NBB 7 (João Pires/LNB)

O pivô Ansaloni é um dos grandes destaque da ótima campanha do Minas no NBB 7 (João Pires/LNB)

Histórico
Ainda quando vestia a camisa do Joinville, o pivô Shilton recuperou 21 rebotes em uma partida contra o Limeira nos playoffs do NBB 1, recorde histórico do NBB em partidas de playoffs.

Parecidos
O armador Nezinho, do Limeira, é dono da quinta melhor média de assistências por partida no NBB 7, 5,2 passes resultantes em cestas por partida. Já o ala/armador norte-americano Robby Collum, do Minas, é o sétimo melhor no fundamento, média de 5,1 assistências por jogo.

Opostos
O Limeira computa em média 83,1 pontos por partida, quatro melhor ataque do NBB 7. Já o Minas é dono do quarto pior ataque, apenas 74,4 pontos por partida.

Quase iguais
O Minas é dono da melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB, com apenas 69,0 pontos tomados por partida. Já o Limeira sofre 75,5 pontos por jogo e tem a quinta melhor defesa do NBB 7.

Bem desfalcado
O técnico Demétrius Ferracciú não contará com importantes jogadores para a partida contra o Limeira. O armador Pitico, ala Alex, o ala/pivô Léo Demétrio e o pivô Shilton são desfalques certos para a partida. Já o ala Danilo Siqueira é dúvida para a partida.

Paschoalotto/Bauru x Pinheiros/SKY – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Quarta-feira – dia 17 de dezembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

O jovem ala Gui Deodato teve seu recorde pessoal de pontos no NBB, em uma partida contra o Pinheiros (Caio Casagrande/Bauru Basket)

O jovem ala Gui Deodato teve seu recorde pessoal de pontos no NBB, em uma partida contra o Pinheiros (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Destaque
Na partida entre as duas equipes no returno do NBB 6, o grande destaque da vitória do Bauru foi o jovem ala Gui Deodato, que fechou a partida com 30 pontos de 39 tentados (76,9% de aproveitamento).

Foi recorde
Os 30 pontos marcados por Gui Deodato na partida contra o Pinheiros é a melhor marca da trajetória do jovem ala do Bauru em toda sua trajetória no NBB.

Pegou fogo
Apesar do alto rendimento do ala do Bauru no NBB 6, foi o armador norte-americano Joe Smith o cestinha do confronto entre Pinheiros e Bauru na edição passada do NBB, média de 22,5 pontos por jogo.

Confronto de campeões
Hoje treinadores, Guerrinha, do Bauru, e Marcel de Souza, do Pinheiros, atuaram juntos na histórica Seleção Brasileira medalhista de ouro do Pan-Americano de Indianápolis em 1987.

Calibrados
O duelo desta quarta-feira marca o encontro de duas das melhores equipes arremessando para 3 pontos. Bauru acerta em média 9,8 tiros para 3 pontos por partida, terceiro melhor média do NBB 7. Já o Pinheiros é o quarto melhor, média de 9,7 arremessos certeiros de longe por jogo.

Vantagem bauruense
Bauru e Pinheiros já se enfrentaram em 12 partidas válidas pelo NBB, e a equipe bauruense tem vantagem de sete triunfos, contra cinco do Pinheiros.

Fator casa?
No confronto direto entre Bauru e Pinheiro no NBB 6, a equipe que atuou como visitante se deu melhor e saiu de quadra com o resultando positivo.

Desfalque certo
Ainda se recuperando de uma lesão no joelho direito, o ala norte-americano Robert Day, do Bauru, é desfalque certo para a partida contra o Pinheiros.

Força, Paulinho!
Com uma ruptura no ligamento cruzado do joelho direito, o armador Paulinho Boracini, do Pinheiros, está fora da temporada 2014/2015 do NBB. Boa sorte para ele na recuperação!

Gatilho
Ainda no assunto bolas para 3 pontos, o armador norte-americano Jason Smith, do Pinheiros, acerta 3,2 arremessos para 3 pontos por jogo, melhor média do campeonato. Por sua vez, o ala/pivô Jefferson William é dono da terceira melhor média, 3,0 chutes longos por jogo.

Voltando pra casa
O Bauru atuou fora de casa nas últimas quatro rodadas do NBB. Mesmo longe de sua torcida o desempenho foi muito satisfatório, três triunfos em quatro partidas (Rio Claro, Minas e Uberlândia).

Em sua primeira temporada no NBB, Hettsheimeir já é um dos cestinhas do campeonato (Divulgação/FIBA Américas)

Em sua primeira temporada no NBB, Hettsheimeir já é um dos cestinhas do campeonato (Divulgação/FIBA Américas)

Estreando bem
Com 17,0 pontos por jogo, o pivô Rafael Hettsheimeir, do Bauru, é dono da nova melhor média de pontos no NBB 7.

Melhor da carreira
No NBB 6, ainda com a camisa do Mogi das Cruzes, o ala/pivô Marcus Toledo, hoje do Pinheiros, bateu seu recorde pessoal em rebotes em uma partida contra o Bauru, 16 sobras recuperadas.

Sempre lá
Melhor ala/pivô do NBB 6, Jefferson William, do Bauru, é dono da décima melhor média de rebotes da temporada 2014/2015 do NBB – 6,6 sobras por partida.

Garçom
O armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, distribui 5,0 assistências por partida, oitava melhor média do NBB 7.

Não muito longe
O armador Ricardo Fischer e o ala Alex Garcia, do Bauru, não ficam muito atrás e com média de 4,7 e 4,6 assistências por jogo, respectivamente, são o nono e o décimo melhor jogadores no fundamento.

Grande duelo
A partida entre Bauru e Pinheiros marca o confronto entre o segundo melhor ataque do NBB 7 (Pinheiros), média de 87,0 pontos por partida, e do terceiro melhor (Bauru), 85,6 tentos por jogo.

 

Unitri/Pilhas Energizer x Rio Claro Basquete – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Quarta-feira – dia 17 de dezembro, às 20 horas

Monstro!
O ala/pivô Mosso foi o grande destaque da vitória do Rio Claro sobre o Brasília na última rodada do NBB 7, ao fechar o jogo com 31 pontos e 11 rebotes.

LZP70587

O ala/pivô Mosso foi o destaque da segunda vitória da história do Rio Claro no NBB (Luiz Pires/LNB)

Encerrada
Com o triunfo contra a equipe candanga, o Rio Claro encerrou uma sequência de quatro derrotas seguidas.

Nada bem
O Uberlândia saiu de quadra com o resultado negativo nas duas últimas partidas que realizou no NBB 7, derrotas para Franca e Bauru.

Destaque
O armador norte-americano Caleb Brown, do Uberlândia, é dono da décima melhor média de pontos no NBB 7, 16,8 tentos por partida.

Ladrões de bola
Rio Claro possui três dos dez melhores jogadores em média de roubo de bola por partida. Os armadores Tatu e Brandon Brown roubam em média 2,30 e 2,25 bolas por partida, respectivamente, terceira e quarta melhor média do campeonato. Já o ala/armador Duda Machado é dono da sexta melhor marca, 2,20 roubadas de bolas por jogo.

Ataques parecidos
O Rio Claro é dono do pior ataque do NBB 7, média de 73,3 pontos por partida. Já o Uberlândia anota apenas 76,4 pontos por jogo, sexta pior marca da temporada 2014/2015 do NBB.

Precisa melhorar
Atuando em casa a equipe do Triangulo Mineiro possui a terceira pior defesa do NBB 7, 84,0 pontos cedidos por partida.

Franca Basquetebol x Palmeiras/Meltex – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Quarta-feira – dia 17 de dezembro, às 21 horas (ao vivo no SporTV)

Empatados
Franca e Palmeiras já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e o confronto segue empatado com duas vitórias para cada equipe.

Mandou, ganhou
Na história do confronto entre Palmeiras e Franca, o time que atuou em casa saiu de quadra com o resultado positivo.

Bom momento
O Palmeiras venceu as duas últimas partidas que fez na temporada 2014/2015 do NBB, triunfos contra Paulistano e Liga Sorocabana.

Ferrolhos
O Palmeiras é dono da terceira melhor defesa do NBB 7, apenas 75,0 pontos cedidos por partida. Já o Franca cede 75,3 pontos por jogo, quarta melhor defesa.

Trabalho consistente
Equipes treinadas pelo técnico Régis Marrelli são quase sinônimos de grandes defesas. Tirando a primeira edição do NBB, todos os trabalhos de Régis apresentaram grandes números defensivos.

NBB 7 – Palmeiras: 3º melhor – 75,0 pontos cedidos por jogo
NBB 5 – São José: 5º melhor – 78,7 pontos cedidos por jogo
NBB 4 – São José: 6º melhor – 79,7 pontos cedidos por jogo
NBB 3 – São Jose: 1º melhor – 76,6 pontos cedidos por jogo
NBB 2 – São José: 4º melhor – 79,2 pontos cedidos por jogo
NBB 1 – São José: 4º pior – 86,5 pontos cedidos por jogo.

Também muito forte
Por sua vez, o técnico Lula Ferreira, do Franca, além do grande trabalho defensivo apresentado na atual temporada do NBB, teve no NBB 5 a melhor defesa de todo o campeonato, apenas 71,3 pontos cedidos de média por jogo.

Levantaram o troféu
Tanto Régis Marrelli quanto Lula Ferreira já venceram o troféu Ary Vidal, dado ao melhor técnico de cada edição do NBB. Na época como treinador do São José, Régis venceu no NBB 4. Já o treinador do Franca levantou o troféu no NBB 5.

Logo após a Final do NBB 5, o treinador Lula Ferreira recebeu o Troféu Ary Vidal, de melhor técnico do NBB (João Pires/LNB)

Logo após a Final do NBB 5, o treinador Lula Ferreira recebeu o Troféu Ary Vidal, de melhor técnico do NBB (João Pires/LNB)

Vai muito bem
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, com média de 7,0 rebotes por jogo, é dono da sétima melhor marca do NBB 7.

Destaque
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é o terceiro melhor jogador em rebotes no NBB 7, média de 8,5 sobras por partida.

Em sua 2ª temporada no Palmeiras, Maxi Stanic é um dos protagonistas da campanha do time alviverde (Luiz Pires/LNB)

Em sua 2ª temporada no Palmeiras, Maxi Stanic é um dos protagonistas da campanha do time alviverde (Luiz Pires/LNB)

Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da melhor média de passes resultantes em cestas no NBB 7, 6,6 assistências por jogo.

Melhor da carreira #1
Ao anotar 33 pontos contra o Franca no NBB 6, o ala Diego, do Palmeiras, bateu seu recorde pessoal de pontos em sua trajetória no NBB.

Melhor da carreira #2
O recorde de pontos em apenas uma partida do pivô Douglas Nunes, do Palmeiras, também aconteceu em uma partida contra o Franca, no NBB 3, após o pivô deixar a quadra com 34 pontos anotados.

Já esteve do outro lado
O ala Jhonatan Luz, do Palmeiras, defendeu as cores do Franca nas duas últimas temporadas do NBB. Com a camisa da equipe francana, o ala disputou 78 partidas e computou média de 12,2 pontos por partida.

Vai ser especial
“O sentimento no retorno ao Pedrocão é de muito respeito ao time de Franca e aos meus ex-companheiros. Sempre fui tratado com carinho e respeito pela torcida, mas agora defendo as cores do Palmeiras e farei de tudo para ajudar minha equipe a vencer”, palavras do ala Jhonatan Luz.