#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 17 – Parte 2

22-01-2015 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo das defesas: partida entre Palmeiras e Limeira colocará frente a frente duas das melhores defesas do NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Minas Tênis Clube x Mogi das Cruzes/Helbor – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Sexta-feira – 23 de janeiro, às 10 horas

Mogi na frente
Minas e Mogi das Cruzes já fizeram cinco partidas válidas pelo NBB, e a equipe mogiana tem vantagem mínima de três vitórias contra duas do time mineiro.

Foi sofrido
A partida entre as duas equipes no primeiro turno foi decidida apenas no último segundo, com dois lances livres convertidos do ala Robby Collum, que deu ao Minas a vantagem de um ponto na partida (61 a 60).

O ala/armador Filipin precisa de nove pontos para alcançar a marca de 2.000 pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

O ala/armador Filipin precisa de nove pontos para alcançar a marca de 2.000 pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

2000
O ala/armador Filipin, do Mogi das Cruzes, precisa de nove pontos para bater a marca de 2.000 pontos em sua trajetória do NBB.

Logo atrás
Quem também pode alcançar o feito dos 2.000 pontos é o ala Alex, do Minas. Para que isso aconteça, o atleta mineiro precisa anotar 13 pontos na partida contra o Mogi.

Bom momento
O Minas venceu quatro de seus últimos cinco jogos na temporada 2014/2015 do NBB.

Fator casa
A equipe mineira venceu seis das oito partidas que fez como mandante no NBB 7.

Três seguidas
O Mogi das Cruzes chega para o duelo contra o Minas defendendo série invicta de três partidas, vitória contra Basquete Cearense, Brasília e Uberlândia.

Muito bem fora
O Mogi das Cruzes possui ótima campanha de seis vitórias em sete partidas atuando como visitante no NBB 7.

Reencontro
O armador Elinho, hoje do Mogi das Cruzes, fará sua primeira partida contra o Minas em território mineiro, onde o atleta atuou na sexta edição do NBB.

Melhor da carreira
Falando em Elinho, a melhor partida de sua trajetória no NBB foi em um duelo contra o Minas, no NBB 5, quando o armador deixou a quadra com 26 pontos.

Em busca do bi
Cestinha da edição passada do NBB, ala norte-americano Shamell, do Mogi das Cruzes, é o líder de pontos do NBB 7, com média de 20,3 por jogo.

Entre os melhores
O jovem pivô Gerson, do Mogi das Cruzes, é dono da quarta melhor média de rebotes no NBB 7, com 7,3 por jogo.

O melhor
Já o pivô Shilton, do Minas, é dono da melhor média de rebotes do NBB 7, com 9,2 sobras por partida. O atleta do Minas já venceu o prêmio de reboteiro do NBB em duas temporadas (NBB 1 e NBB 3).

O pivô Shilton é dono da melhor média de rebotes da sétima edição do NBB (João Pires/LNB)

O pivô Shilton, do Minas, é dono da melhor média de rebotes da sétima edição do NBB (João Pires/LNB)

Diferentes
O Mogi das Cruzes é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com de média 82,6 pontos por jogo. Já o Minas tem média de 76,5 pontos por partida, quarto pior ataque da competição.

Parecidos
A equipe mogiana recupera em média 38,0 rebotes por partida, segunda melhor marca da competição. Já a equipe mineira tem média de 36,6 sobras por jogo, quarto melhor time.

Ferrolho
Já defensivamente, o Minas é dono do melhor sistema defensivo da temporada 2014/2015 do NBB, sofrendo apenas 72,3 pontos por partida.

Gatilho
O Mogi das Cruzes converte 39,6% de seus arremessos para três pontos no NBB 7, equipe com o terceiro melhor aproveitamento.

Palmeiras/Meltex x Winner/Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – 23 de janeiro, às 17 horas 

100%
O Limeira está invicto no NBB 7 em partidas como visitante, são oito vitórias em oito jogos disputados.

Seis em sete
Já o Palmeiras realizou sete partidas como mandante na temporada 2014/2015 do NBB e saiu de quadra com seis vitórias.

Prova de força
O Limeira é dono terceiro melhor ataque do NBB 7, com média de 83,4 pontos por partida. Já na defesa, a equipe limeirense possui a segunda melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 74,4 pontos por partida.

Muito forte
Já o Palmeiras é dono da quarta melhor defesa do NBB 7, empatado com o Franca, sofrendo apenas 76,6 pontos por jogo.

4×1
Em cinco partidas entre Palmeiras e Limeira no NBB, a equipe limeirense venceu quatro duelos e perdeu somente um.

David Jackson foi o grande destaque da vitória do Limeira sobre o Palmeiras no 1º turno (LNB)

David Jackson foi o grande destaque da vitória do Limeira sobre o Palmeiras no 1º turno (LNB)

Na batida do MVP
O MVP David Jackson foi o grande destaque da vitória do Limeira sobre o Palmeiras no primeiro turno do NBB 7. Com 25 pontos em 33 tentados (75,8% de aproveitamento), Jackson ajudou sua equipe a vencer por 76 a 64.

Nove e contando…
O Limeira venceu as últimas nove partidas que fez no NBB 7, resultados positivos contra Brasília, Basquete Cearense, Minas, Uberlândia, Rio Claro, Macaé, Flamengo, Paulistano e Pinheiros.

Venceu todos
Com a vitória sobre o Pinheiros na última rodada do NBB 7, o Limeira já pelo menos uma vez todas as equipes da competição.

Duas em sequência
O Palmeiras venceu as duas últimas partidas que fez na sétima edição do NBB, contra Uberlândia e Rio Claro.

Melhor da carreira
No NBB2, ainda quando era atleta do São José, o ala/pivô Fabrício, do Palmeiras, recuperou 15 rebotes em uma partida contra o Limeira, a melhor marca de sua carreira no NBB.

Bi-MVP?
Vencedor do MVP da última temporada, o ala norte-americano David Jackson, do Limeira, é o quarto cestinha do NBB 7, com média de 17,4 pontos por jogo.

Forte na briga
Além disso, Jackson é o jogador mais eficiente da sétima edição do NBB, com média de 19,1 pontos de valorização por partida.

O argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é o líder de assistências do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

O argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é o líder de assistências do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da melhor média de assistências no NBB 7, com 6,0 por partida.

Fora de combate
Dono da segunda melhor média de assistências, com 5,7 passes resultantes em cesta, armador Nezinho será mais uma vez desfalque para o treinador Dedé Barbosa.

Desfalque certo
Quem também é desfalque para o Limeira é o pivô Guilherme Teichmann, com uma fratura na face. O pivô passará por exames para saber se precisará de uma intervenção cirúrgica.

Já estiveram lá
Do elenco palmeirense, quatro atletas já disputaram o NBB vestindo a camisa do Limeira, são eles alas Diego (NBB 3, NBB 4 e NBB 5) e Jhonatan (NBB 3 e NBB 4), o armador Neto (NBB 4) e o pivô norte-americano Steven Toyloy (NBB 4).

Monstro
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é dono da terceira melhor média de rebotes do NBB 7, com 7,6 sobras por partida.

Unitri/Pilhas Energizer x São José/Unimed – Ginásio Homero Santos “UTC”, em Uberlândia (MG) – Sexta-feira – dia 23 de janeiro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Pela primeira vez
Um dos maiores ídolos da torcida uberlandense, o armador Valtinho fará sua primeira partida contra o Uberlândia em solo mineiro desde que assinou com o São José para a disputa do NBB 7. Com a camisa uberlandense, Valtinho disputou quatro edições do NBB, conquistou o vice-campeonato do NBB 5, foi selecionado para dois Jogos das Estrelas e foi o líder de assistências no NBB 6.

Vice-campeão do NBB 5 com o Uberlândia, Valtinho, hoje do São José, fará a primeira partida em território uberlandense desde sua saída (João Pires/LNB)

Vice-campeão do NBB 5 com o Uberlândia, Valtinho, hoje do São José, fará a primeira partida em território uberlandense desde sua saída (João Pires/LNB)

Vantagem joseense
Uberlândia e São José já se enfrentaram em nove partidas válidas pelo NBB, e a equipe joseense tem vantagem mínima no confronto, com cinco vitórias contra quatro da equipe mineira.

3×1
Em partidas entre Uberlândia e São José em território mineiro, a equipe uberlandense defende campanha de três vitórias e apenas uma derrotas.

Deu São José
A equipe joseense venceu o duelo contra o Uberlândia no primeiro turno do NBB 7 por 80 a 52, o triunfo com a maior diferença de pontos de São José na temporada.

Momento complicado
A equipe uberlandense saiu de quadra com derrota nos últimos nove jogos que realizou no NBB 7,  contra Franca, Bauru, Rio Claro, Limeira, Minas, Pinheiros, Palmeiras, Basquete Cearense e Mogi das Cruzes.

Também negativa
O São José foi derrotado por grande diferença de pontos nas duas últimas rodadas do NBB, para o Bauru (71 a 90) e para o Minas (76 a 91).

Aproveitamento ruim
O Uberlândia venceu apenas duas das sete partidas que atuou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB. A última vitória do time do Triângulo Mineiro em casa foi contra o Flamengo, no dia 20 de novembro, sexta rodada do NBB 7.

Juntos
Uberlândia e São José possuem ataques muito parecidos no NBB 7. A de Minas Gerais marca em média 75,9 pontos por jogo, segundo pior ataque do campeonato. Já o São José é dono do terceiro pior ataque, com média de apenas 76,0 pontos por jogo.

Gruber, do Uberlândia. teve sua melhor atuação no NBB 7 na última rodada (João Pires/LNB)

Gruber, do Uberlândia. teve sua melhor atuação no NBB 7 na última rodada (João Pires/LNB)

Muito bem
Na partida entre Uberlândia e Mogi das Cruzes, na última rodada do NBB 7, o ala Luis Gruber teve sua melhor atuação na temporada, ao deixar a quadra com 24 pontos.

Melhor da carreira
No NBB 5, quando vestia a camisa do Joinville, o ala Vinicius Teló, hoje do Uberlândia, teve contra São José a melhor partida de sua carreira no NBB, com 26 pontos anotados.

Também em baixa
O Uberlândia também não possui bons números defensivos no NBB 7, sofrendo 84,4 pontos por jogo, segunda pior defesa do campeonato.

Fora da temporada?
Fora dos últimos seis jogos do Uberlândia com uma lesão de hérnia de disco na região lombar da coluna, o armador norte-americano Caleb Brown poderá passar por cirurgia nos próximos dias.

Muito forte
A equipe joseense é dona da melhor média de arremessos certeiros para 2 pontos no NBB 7, com 22,6 por partida.

Jogo coletivo
O São José distribui em média 17,3 assistências por partida, quinta melhor equipe da temporada 2014/2015 do NBB.

Pinheiros/SKY x Rio Claro Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – 23 de janeiro, às 20h30 

Sequência quebrada
O Pinheiros vinha de duas vitórias seguidas no NBB 7, contra Minas e Uberlândia, porém foi derrotado pelo Limeira na última rodada.

Cinco em sequência
O Rio Claro perdeu as últimas cinco partidas que fez no NBB 7, derrotas para Minas, Limeira, Flamengo, Macaé e Palmeiras.

Um dos destaques da campanha do Rio Claro no NBB, Tischer é o líder em arremessos para 2 pontos (Luiz Pires/LNB)

Um dos destaques da campanha do Rio Claro no NBB, Tischer é o líder em arremessos para 2 pontos (Luiz Pires/LNB)

No topo
O pivô Lucas Tischer, do Rio Claro, é dono da melhor média de arremessos para 2 pontos por partida, com 5,4 arremessos convertidos por partida.

Aproveitamento ruim
Atuando fora de casa no NBB 7, o Rio Claro tem campanha de apenas duas vitórias em sete partidas.

Deu Pinheiros
A equipe pinheirense contou com quatro atletas passando dos 13 pontos, Joe Smith (21 pontos), Jason Smith (16 pontos), Paulinho Boracini (15 pontos) e Marcus Toledo (13 pontos), para vencer o Rio Claro no primeiro turno por 84 a 70.

Foi a primeira
A partida entre Rio Claro e Pinheiros no primeiro turno marcou o primeiro jogo do ‘caçula’ Rio Claro no NBB.

Passa pra cá
O ala/pivô Marcus Toledo é dono da segunda melhor média de roubos de bola no NBB 7, com 2,4 por partida.

Extremos
No ataque, o Pinheiros é dono da quinta melhor marca do NBB 7, com 81,8 pontos por partida. Já na defesa, a equipe pinheirense possui a terceira pior marca do campeonato, sofrendo 84,4 pontos por partida.