#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 19 – Parte 1

28-01-2015 | 08:22
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília viaja até Belo Horizonte defendendo série de quatro triunfos seguidos contra o Minas fora de casa; veja tudo sobre os jogos desta quinta-feira

Pinheiros/SKY x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – 29 de janeiro, às 19 horas (ao vivo no site da LNB)

Pinheiros na frente
Das nove partidas entre Pinheiros e Mogi das Cruzes no NBB, a equipe pinheirense leva vantagem no confronto com cinco vitórias contra quatro dos mogianos.

Um dos destaques da ótima campanha do Mogi, Shamell é o cestinha do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Um dos destaques da ótima campanha do Mogi, Shamell é o cestinha do NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Deu Mogi
Com grande atuação do norte-americano Shamell, com 23 pontos, o Mogi das Cruzes bateu o Pinheiros por 83 a 75 no primeiro turno do NBB 7.

4.000
Ao anotar 23 pontos contra o Pinheiros no primeiro turno, Shamell se tornou o segundo jogador na história do NBB a ultrapassar a marca dos 4.000 pontos.

Primeira vez
A partida desta quinta-feira marcará o primeiro reencontro de Shamell com a torcida pinheirense no NBB, que gritou seu nome por cinco temporadas.

Em busca do bi
Maior pontuador da última edição do NBB, Shamell é o cestinha da  temporada 2014/2015 do NBB, com média de 20,1 pontos por partida.

Virou
Pinheiros e Mogi das Cruzes se enfrentaram na fase oitavas de final do NBB 6. A equipe pinheirense começou a série com tudo e venceu a primeira partida, porém o Mogi venceu os três jogos restantes, conseguiu a reviravolta e avançou para a fase seguinte.

Cinco seguidas
O Mogi das Cruzes venceu as últimas cinco partidas que fez no NBB 7, triunfos sobre Basquete Cearense, Brasília, Uberlândia, Minas e Palmeiras, todas como visitante.

Visitante forte
O Mogi venceu oito dos nove jogos que atuou como visitante na temporada 204/2015 do NBB. A única derrota mogiana foi contra o Limeira, ainda na 5ª rodada do NBB 7.

Só mais uma
O duelo contra o Pinheiros será a última partida de uma série de seis partidas longe de casa para o Mogi. Após o confronto contra a equipe pinheirense, o Mogi inicia uma série de quatro jogos seguidos ao lado de sua torcida.

Voltou a vencer
O Pinheiros vinha de duas derrotas seguidas (Limeira e Rio Claro), porém voltou a sorrir após vencer o São José por 72 a 70 na última rodada do NBB 7.

Arrebentando
Em sua primeira temporada no NBB, Gerson é o terceiro reboteiro do campeonato, com média de 7,6 sobras por partidas, e o quarto melhor em tocos, com média de 1,0 bloqueio por jogo.

Passa pra cá
O ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros, é dono da segunda melhor média de roubos de bola da sétima edição do NBB, com 2,4 por partida.

Parecidos
O Mogi das Cruzes é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 82,3 pontos por partida. Já o Pinheiros não fica muito longe, com média de 80,4 pontos por jogo, a equipe pinheirense possui o sexto melhor ataque do campeonato.

Entre os melhores
A equipe mogiana é o segundo time que mais recupera rebotes na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 38,3 sobras por partida.

Muito bem
O Mogi das Cruzes é a equipe que menos cede rebotes à seus adversários no NBB 7, apenas 30,2 rebotes cedidos por partida.

Sem o comandante
Por conta da confusão na partida contra o Paulistano, o treinador Paco Garcia não comandará o Mogi das Cruzes por duas partidas do NBB 7, e o comandante mogiano cumprirá a primeira da suspensão nesta quinta-feira.

O Mogi não contará com a presença do treinador Paco Garcia no banco contra o Pinheiros (João Pires/LNB)

Cumprindo suspensão, o Mogi das Cruzes não terá a presença do treinador Paco Garcia no banco de reservas na partida contra o Pinheiros (João Pires/LNB)

Já estiveram lá
O confronto entre Pinheiros e Mogi das Cruzes colocará frente a frente diversos jogadores que já estiveram do outro lado.

Pelo Pinheiros, os armadores Jefferson Campos, Ted Simões e Jason Smith, e o ala/pivô Marcus Toledo, defenderam o Mogi das Cruzes no NBB 6.

Já pela equipe mogiana, além de Shamell, o ala Filipin defendeu o Pinheiros no NBB 1, o ala/pivô Thomas Gerke atuou na equipe pinheirense no NBB 2 e NBB 3 e o armador Elinho foi formado nas categorias de base do Pinheiros.

Minas Tênis Clube x UniCEUB/BRB/Brasília – Arena Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 29 de janeiro, às 20 horas

Ampla vantagem
Minas e Brasília já se enfrentaram em 22 partidas válidas pelo NBB, e o time candango tem ampla vantagem no confronto, com 16 triunfos contra apenas seis do time mineiro.

Grande feito
O Brasília venceu os últimos quatro jogos que fez contra o Minas em Belo Horizonte. A última vitória da equipe mineira atuando em casa contra o Brasília aconteceu nos playoffs do NBB 2, no dia 13 de maio de 2010.

8 em 10
Além disso, no total, Minas e Brasília já se enfrentaram em dez partidas no NBB com o mando da equipe mineira, e a equipe candanga possui campanha de oito vitórias contra apenas duas do Minas.

Cinco seguidas
O Brasília saiu de quadra com derrota nos últimos cinco jogos que fez no NBB 7, resultados negativos contra Paulistano, Mogi das Cruzes, Bauru, Franca e Uberlândia.

Giovannoni é o terceiro cestinha da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

Giovannoni é o terceiro cestinha da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

Em terceiro
Com média de 17,4 pontos por partida, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, é o terceiro cestinha do NBB 7.

Deu Minas
Com grande atuação do ala norte-americano Robby Collum, com 23 pontos e sete rebotes, o Minas bateu o Brasília no primeiro turno por 77 a 75.

Aproveitamento ruim
O Brasília venceu apenas dois de seus sete jogos como visitante na temporada 2014/2015 do NBB.

Melhor da carreira
Ainda quando defendia as cores do Uberlândia, o pivô Cipolini, do Brasília, teve contra o Minas a melhor partida de sua trajetória no NBB, ao sair de quadra com 36 pontos.

Extremos
O Minas é dono da melhor defesa do NBB 7, sofrendo apenas 72,0 pontos por partida. Já no ataque, a equipe mineira possui a terceira pior média de pontos, apenas 76,7 por partida.

O melhor
O pivô Shilton, do Minas, é o reboteiro da sétima edição do NBB, com média de 8,8 rebotes por partida.

Palmeiras/Meltex x São José/Unimed – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 29 de janeiro, às 20 horas

São José na frente
Palmeiras e São José já se enfrentaram em dez partidas no NBB, e a equipe joseense tem vantagem no confronto, com seis vitórias contra quatro triunfos do time alviverde.

Invicto
O Palmeiras nunca perdeu para o São José como mandante no NBB, são quatro partidas e quatro vitórias alviverdes.

No sufoco
No duelo entre as duas equipes no primeiro turno, o São José bateu o Palmeiras por 56 a 55, com cesta no último segundo do ala norte-americano Jimmy Baxter.

Confronto direto
Com campanhas idênticas até o momento (nove vitórias e nove derrotas), Palmeiras e São José farão um confronto direto na briga por posições na tabela de classificação. As duas equipes dividem o sétimo lugar.

Rivais
Palmeiras e São José se enfrentaram na fase oitavas de final do NBB 6. Muito equilibrado, o confronto só foi decidido na quinta e última partida, quando o São José saiu vencedor e avançou para próxima fase.

Ao lado de sua torcida, o São José bateu o Palmeiras e avançou nos playoffs da última edição do NBB (Antonio Basílio/PMSJC)

Ao lado de sua torcida, o São José bateu o Palmeiras no quinto jogo da série oitavas de final e avançou nos playoffs da última edição do NBB (Antonio Basílio/PMSJC)

De volta
O Palmeiras mandou as últimas três partidas no ginásio do Pinheiros, por conta de reformas no piso de seu ginásio. Com as obras já finalizadas, o Palmeiras voltará a atuar no Ginásio Palestre Itália na partida contra o São José.

Aproveitamento excelente
O Palmeiras venceu sete dos nove jogos que realizou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB.

Quatro em sequência
O São José perdeu as últimas quatro partidas que fez no NBB 7, derrotas para Bauru, Minas, Uberlândia e Pinheiros.

Já atuou lá
O ala/pivô Fabrício, do Palmeiras, defendeu as cores do São José nas três primeiras edições do NBB.

Ataques parecidos
O Palmeiras é dono do sexto pior ataque do NBB 7, média de 77,5 pontos por partida. Já o São José marca em média apenas 76,1 pontos por jogo, segundo pior ataque do campeonato.

Defesas idem
A diferença entre os números da defesa do Palmeiras e do São José são mínimas. O Palmeiras sofre em média 76,1 pontos por partida, já São José leva 77,1 pontos por jogo.

Desempenho ruim
O São José é o time com menos arremessos certeiros para três pontos no NBB 7, com apenas 5,7 tiros de longe por partida.

Unitri/Pilhas Energizer x Basquete Cearense  – Ginásio Homero Santos “UTC”, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 29 de janeiro, às 20 horas

Sequência negativa
O Basquete Cearense saiu de quadra com derrota nas últimas quatro partidas que fez no NBB 7, resultados negativos contra Mogi das Cruzes, Franca, Bauru e Minas.

Ainda não venceu
O Basquete Cearense ainda não venceu como visitante no NBB 7, são oito partidas longe de casa e oito derrotas.

Já são 14
A última vitória do Basquete Cearense como visitante foi na 27ª rodada da última edição do NBB, triunfo contra o Minas por 81 a 79. De lá pra cá, são 14 partidas seguidas sem vitória da equipe cearense longe de sua torcida.

Triunfo cearense
No duelo entre as duas equipes no primeiro turno do NBB 7, o Basquete Cearense levou a melhor e venceu o Uberlândia por 80 a 62, a vitória mais elástica da equipe cearense na temporada.

O jovem armador Davi Rossetto foi o destaque do triunfo cearense sobre o Uberlândia no 1º turno (João Pires/LNB)

O jovem armador Davi Rossetto foi o destaque do triunfo cearense sobre o Uberlândia no 1º turno (João Pires/LNB)

Deu show
Com 18 pontos, sete rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola, o armador Davi Rossetto foi o grande destaque da vitória do Basquete Cearense sobre o Uberlândia no primeiro turno do NBB 7.

Resistente
Falando em Davi, o jovem armador do Basquete Cearense lidera o NBB 7 em minutos em quadra, com média de 34,7 minutos por partida.

Agora é positiva
Após perder nove partidas seguidas, o Uberlândia venceu suas duas últimas partidas no NBB 7, triunfos sobre São José e Brasília.

Aproveitamento baixo
O Uberlândia venceu apenas quatro de nove partidas como mandante na temporada 2014/2015 do NBB.

Extremos
O Basquete Cearense é dono do pior ataque do NBB 7, com apenas 74,2 pontos por partida. Já defensivamente, a equipe da Região Nordeste do país sofre em média 84,9 pontos por jogo, a segunda pior defesa do campeonato.

Não muito longe
Os números defensivos do Uberlândia não são muito diferentes de sua adversário. Com média de 83,8 pontos sofridos por partida, o Uberlândia possui a terceira pior defesa do NBB 7.