#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 20 – Parte 2

02-02-2016 | 09:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com direito a recorde pessoal no primeiro turno, Bruno Irigoyen é arma do Franca para duelo contra o Caxias nesta quarta-feira; confira as curiosidades da 20ª rodada

Decisão Engenharia/Minas x Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – quarta-feira –  dia 03 de fevereiro, às 19h30

Segura o Jason
O primeiro jogo com mais de 20 pontos na temporada de Jason Smith, ala/armador do Vitória, aconteceu justamente contra o Minas. Na partida do primeiro turno, o atleta norte-americano anotou 23 pontos, deu quatro assistências e ainda roubou duas bolas na partida.

50%
Em casa, a equipe mineira venceu quatro confrontos em oito jogos jogados.

Calvo esta em uma sequência de seis jogos com 10 ou mais pontos no NBB (João Pires/LNB)

Calvo esta em uma sequência de seis jogos com 10 ou mais pontos no NBB (João Pires/LNB)

Sequência
O ala Calvo, do Vitória, está há seis jogos anotando 10 ou mais pontos no NBB. Esta é a sua maior sequência na história do campeonato.

Empatou
 Na partida contra a Liga Sorocabana, o ala espanhol Calvo anotou 12 pontos convertendo lances livres, seu recorde no NBB.

Ainda não deu
Nos seis jogos que fez fora de casa até agora no NBB, o Vitória não conseguiu nenhum triunfo.

A primeira é inesquecível
A equipe baiana é estreante no NBB e sua primeira vitória no maior campeonato de basquete do país aconteceu no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), diante do Minas. Este fato se consumou na quinta rodada da competição, quando o rubro-negro venceu, por 76 a 66.

Contra o estreante
Nos cinco últimos jogos, o Minas perdeu quatro confrontos que teve e sua única vitória foi contra o Caxias, outro estreante no maior campeonato de basquete do país nessa temporada.

Coincidência
O Vitória teve seu último triunfo também diante do Caxias e desde então são cinco derrotas consecutivas.

Nos Playoffs
A equipe do Vitória esta na última colocação dos playoffs e precisa vencer para ficar à frente da Liga Sorocabana e ficar na posição de acesso para as oitavas de final do maior campeonato de basquete do país.

Banrisul/Caxias do Sul x Franca Basquete – Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS) – quarta-feira – dia 03 de fevereiro, às 20h05

Suada!
A vitória do Franca diante o Caxias aconteceu na quinta rodada do campeonato, por 86 a 82, com direito a prorrogação.

Bruno anotou seu recorde em pontos do NBB justamente contra o Caxias (João Pires/LNB)

Bruno anotou seu recorde em pontos do NBB justamente contra o Caxias (João Pires/LNB)

Desempenho soberbo
Na vitória do Franca na prorrogação, o jovem ala Bruno Irigoyen, do Franca, anotou 31 pontos, em 75% de aproveitamento nos arremessos e anotou seis rebotes. Este foi seu recorde de tentos numa partida pelo maior campeonato de basquete nacional.

E mais
Além disso, Bruno acertou 14 lances livres nesta partida, seu máximo em uma partida no NBB.

Que temporada
Ainda falando nele, Bruno está tendo suas melhores médias de pontos por partida na carreira: são 190 tentos em 17 jogos, gerando 11,2 pontos por jogo.

De volta a sua terra
Finalizando o assunto Bruno, o ala do Franca atuará pela primeira vez ao seu Estado natal em um jogo NBB. O atleta nasceu em Porto Alegre, ou seja, 128 quilômetros de distância de Caxias do Sul.

Logo abaixo
O Caxias do Sul é a última equipe da tabela de classificação do campeonato, com campanha de quatro triunfos em 18 jogos.

Menos um
O armador Nezinho foi cortado de última hora e não viajou ao sul do país para enfrentar o Caxias do Sul. O atleta foi diagnosticado com uma lesão na panturrilha e poderá atuar somente na sexta-feira contra o EC Pinheiros.

Marcão conseguiu seu maior número de rebotes contra o (João Pires/LNB)

Marcão conseguiu seu maior número de rebotes na última partida (João Pires/LNB)

Dominante
Na última partida do Caxias, o pivô Marcão anotou seu maior número de rebotes em um jogo na história do NBB (13) justamente diante do São José Basketball.

Jogo que rendeu
Na última partida entre as equipes, o pivô Marcão converteu 12 lances livres em 14 tentados, seu recorde no maior campeonato de basquete do país.

Combo Betinho
Mais oito cestas de 2 pontos e um lance livre acertado, o ala/armador Betinho, do Caxias, alcançará a marca de 600 tiros curtos convertidos e 700 tiros livres feitos no NBB.

Rendeu!
Além do pivô Marcão, o armador Gustavinho, do Caxias, pegou seis rebotes na partida contra o Franca, recorde em sua história no NBB.

5/7
Em sete jogos fora de casa, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira venceu cinco partidas.

Não tão bem
No Vascão, o Caxias venceu dois dos sete jogos que teve dentro de seu Ginásio.

Em busca da vantagem
Junto com o Pinheiros, o Franca está com nove vitórias em 18 jogos e com 50% de aproveitamento, esta na linha tênue de disputar as oitavas de final com a vantagem de ser anfitrião caso haja um jogo 5.

EC Pinheiros x Paschoalotto/Bauru – Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – quarta-feira – dia 03 de fevereiro, às 20h30 (horário de Brasília)

Longo histórico
Bauru e Pinheiros participaram de todas as edições da história do NBB e se enfrentaram 15 vezes, com nove vitórias dos bauruenses e seis dos pinheirenses.

Quebrou a sequência
Na quinta rodada desta temporada, Bauru e Pinheiros se enfrentaram, no Ginásio Panela de Pressão, e os visitantes saíram vitoriosos, por 79 a 71. O triunfo pinheirense quebrou a série invicta de quatro jogos dos bauruenses.

A fase é boa
O vice-líder da competição, Bauru, vive bom momento na temporada. A equipe do interior paulista venceu seus últimos três jogos no campeonato.

Robert Day é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB 15/16 (João Pires/LNB)

Robert Day, do Bauru, tem seu recorde pessoal de pontos diante do Pinheiros (João Pires/LNB)

Memorável
O ala Robert Day, do Bauru, tem seu recorde de pontos no NBB em uma derrota perante o Pinheiros. Quando ainda vestia as cores do Uberlândia, na temporada 2012/2013, o atleta marcou 39 pontos, pegou cinco rebotes e conseguiu quatro assistências na derrota para o clube da capital paulista, por 103 a 97, no Jogo 3 da série quartas de final daquela edição.

Pesadelos com Holloway
Desmond Holloway, ala do Pinheiros, teve seu máximo de pontos e tiros de 3 pontos convertidos em um jogo do NBB exatamente contra o Bauru. Isso aconteceu na temporada 2012/2013, quando o jogador ainda vestia a camisa da Liga Sorocabana, e anotou 37 pontos (com seis bolas de 3 pontos), seis rebotes e 43 de eficiência na vitória de sua ex-equipe, por 94 a 85.

Fez chover
O ala/pivô Jefferson Williams, do Bauru, tem seu recorde de bolas de 3 pontos em um só jogo no NBB exatamente contra o Pinheiros. O fato aconteceu na temporada 2013/2014, quando ainda representava o São José, e ajudou sua ex-equipe a vencer, por 95 a 77, com 27 pontos (com sete acertos de 3 pontos), 14 rebotes, totalizando 35 de eficiência.

Preciso
Léo Meindl, ala do Bauru, registrou um recorde pessoal no NBB diante do Pinheiros. Na temporada 2013/2014, quando vestia o uniforme do Franca Basquete, o atleta converteu 15 lances livres, na vitória de seu time, por 94 a 74.

Após quase 8 meses fora, Paulinho está de volta ao Pinheiros para o NBB7 (João Pires/LNB)

Paulinho, do Bauru, atuou por 85 partidas com o uniforme do Pinheiros (João Pires/LNB)

Velho conhecido
Após 85 jogos (em quatro temporadas) representando o Pinheiros, o ala/armador Paulinho Boracini, do Bauru, reencontrará seu ex-time pela primeira vez. Com a camisa pinheirense, o jogador conseguiu feitos históricos, como o título da Liga das Américas e o vice-campeonato Mundial de Clubes, ambos em 2013.

Reencontro #1
Andrezão, pivô do Pinheiros, reencontrará o Bauru, equipe que representou durante três temporadas no NBB: 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014. No total, foram 102 jogos vestindo o manto bauruense.

Reencontro #2
O ala Scaglia, do Pinheiros, voltará à Bauru após duas temporadas depois de ter representado o Dragão na edição 2013/2014 do NBB.

200!
O pivô Hettsheimeir, do Bauru, está próximo de atingir duas marcas pelo NBB. O atleta precisa de mais duas bolas de 2 pontos certeiras e dois lances livres convertidos para atingir 200 em ambos quesitos.

Chuva de arremessos
O Bauru é um dos destaques desta temporada nos arremessos de 3 pontos. A equipe do interior paulista lidera esta edição em chutes tentados (27,33) e convertidos (10,67).

Força distribuída
O Pinheiros lidera está temporada do NBB em diversos aspectos diferentes. O time da capital paulista é o primeiro nas médias por partida de rebotes (39,67), bolas de 2 pontos convertidas (22,94) e tocos (4,00).