#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 25 – Parte 2

26-02-2015 | 10:41
Por Liga Nacional de Basquete

Vivendo grande fase no NBB 7, Guilherme Giovannoni é o jogador mais eficiente do campeonato e também o terceiro cestinha; veja tudo sobre os jogos desta sexta

Rio Claro Basquete x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 27 de fevereiro, às 20 horas

Deu Rio Claro
Mesmo fora de casa, o Rio Claro venceu o Brasília por 85 a 73 no primeiro turno da temporada 2014/2015 do NBB, o único duelo entre as duas equipes na história do NBB.

Destruiu
O grande destaque da vitória rioclarense no duelo do primeiro turno foi o ala/pivô Mosso, dono de um duplo-duplo de 31 pontos – quarta melhor atuação da temporada – e 11 rebotes.

Com 31 pontos no duelo do primeiro turno, Mosso foi o destaque do Rio Claro e bateu seu recorde pessoal de pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

Com 31 pontos no duelo do primeiro turno, Mosso foi o destaque do Rio Claro e bateu seu recorde pessoal de pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

Voltou a sorrir
O Rio Claro vinha de cinco derrotas seguidas no NBB 7, porém venceu o Basquete Cearense na última rodada e pôde sorrir novamente no campeonato.

Recordistas
Ainda na vitória do Rio Claro sobre o Basquete Cearense, o ala hispânico brasileiro Alvaro Calvo anotou 25 pontos, a melhor marca de sua trajetória no NBB. Já o armador Tatu, dono de 21 pontos, igualou sua melhor atuação ofensiva no NBB.

Já esteve lá
Um dos destaques do Rio Claro na atual edição do NBB, o armador Eric Tatu defendeu as cores do Brasília na temporada 2012/2013 do NBB.

Especial
O pivô Estevam é outro atleta do Rio Claro que defendeu a camisa do Brasília na carreira, entre 2008 e 2010, período em que conquistou o título do NBB 2 e da Liga das Américas 2008/2009.

Aos 34 anos, Giovannoni vive grande fase e é destaque tanto no Brasília quanto em todo o NBB 7 (João Pires/LNB)

Aos 34 anos, Giovannoni vive grande fase e é destaque tanto no Brasília quanto em todo o NBB 7 (João Pires/LNB)

Grande temporada
O experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni vive grande fase no NBB 7. O atleta do Brasília é o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 19,0 pontos de valorização, o terceiro cestinha, com 18,2 pontos por jogo, e o quarto melhor em arremessos para 2 pontos, com 4,8 por partida.

LaMonster
Contratado pelo Brasília com o NBB 7 já em andamento, o ala norte-americano Kyle LaMonte disputou nove partidas no campeonato, acumula um total de 174 pontos e média de 19,3 por partida, a segunda melhor marca da competição.

Duas seguidas
O Brasília saiu de quadra com derrota nas duas últimas vezes que atuou no NBB 7, resultados negativos contra Mogi das Cruzes e Limeira.

Ainda baixo
Após a vitória na última rodada, o Rio Claro agora é dono da campanha de três vitórias em 12 partidas como mandante no NBB 7.

Merecido
Em sua primeira temporada no Brasília, o pivô Cipolini é dono de bons números no campeonato e foi selecionado para o Jogo das Estrelas 2015 do NBB.

Desfalques
Com entorses nos tornozelos direito e esquerdo, respectivamente, o pivô norte-americano Vernon Goodrigde e o ala Isaac ficarão fora de ação por duas semanas e desfalcarão Brasília no duelo desta sexta-feira.


Winner/Limeira x Basquete Cearense – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 27 de fevereiro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)

Deu Limeira
Com seis atletas anotando dez pontos ou mais, o Limeira bateu o Basquete Cearense por 85 a 67 no primeiro turno do NBB 7.

Larga vantagem
O Limeira venceu quatro dos cinco confrontos diretos contra o Basquete Cearense no NBB.

Largas diferenças
Os duelos entre Basquete Cearense e Limeira no NBB costumam terminar com diferenças largas no placar:

NBB 5 – Basquete Cearense 64 x 84 Limeira – 20 pontos
NBB 5 – Limeira 90 x 72 Basquete Cearense – 18 pontos
NBB 6 – Basquete Cearense 73 x 64 Limeira – 9 pontos
NBB 6 – Limeira 99 x 85 Basquete Cearense – 14 pontos
NBB 7 – Basquete Cearense 67 x 85 Limeira – 18 pontos

Sensacional
A equipe limeirense venceu dez das 11 partidas em que atuou como mandante na sétima edição do NBB.

Fator casa
Na cola do líder Bauru, o Limeira espera continuar transformando seu bom aproveitamento como mandante em vitórias, já que quatro dos seis últimos jogos da equipe no NBB 7 serão disputados em Limeira.

Com vitória em 11 dos 12 jogos em casa, o Limeira é um dos melhores mandantes do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Com vitória em dez dos 11 jogos em casa, o Limeira é um dos melhores mandantes do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Diferentes
O Limeira é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 83,2 pontos por partida. Já o Basquete Cearense possui o terceiro pior ataque do campeonato, com 75,8 pontos por jogo.

2º contra 2º
A equipe limeirense sofre em média 76,4 pontos por partida, segunda melhor defesa da sétima edição do NBB. Já o Basquete Cearense é dono da segunda pior defesa, com média de 83,5 pontos sofridos por jogo.

Melhor da carreira
Ainda como atleta do Brasília, no NBB 5, o armador Nezinho, hoje do Limeira, anotou 40 pontos em uma partida contra o Basquete Cearense, a melhor atuação ofensiva de sua carreira no NBB.

Após três partidas de fora, Jackson já voltou a atuar no NBB e foi um dos destaques do Limeira na última rodada (Luiz Pires/LNB)

Após três partidas de fora, Jackson já voltou a atuar no NBB e foi um dos destaques do Limeira na última rodada (Luiz Pires/LNB)

Ele voltou
De volta ao Limeira após perder três partidas, o MVP David Jackson anotou 17 pontos no duelo contra o Brasília na última rodada do NBB.

Bi-MVP?
Eleito melhor jogador da última edição do NBB, David Jackson está forte na briga por mais um prêmio. O atleta limeirense é o quarto cestinha do NBB 7, com média de 17,2 pontos, e o segundo jogador mais eficiente, com média de 18,7 pontos de valorização.

Chegou ao fim
O Basquete Cearense vinha de três vitórias seguidas, contra Palmeiras, Mogi e São José, porém perdeu para o Rio Claro na última rodada do NBB e viu sua série positiva chegar ao final.

Entre os melhores
As duas equipes são duas das melhores na categoria bolas de 3 pontos. O Limeira tem média de 9,3 triplos por jogo, quarto melhor time no fundamento. Já o Basquete Cearense é o quinto melhor, com 8,8 por jogo.

Porém…
Já no aproveitamento dos arremessos para 3 pontos, o Limeira se mantém entre os melhores (3º melhor), com 40,1% de aproveitamento. Já o Basquete Cearense acerta apenas 31,0% de seus tiros, pior aproveitamento do campeonato.

Apenas uma
O jovem ala Matheus Dalla, campeão do Torneio de 3 pontos do NBB 5, precisa converter apenas um arremesso de 3 pontos para alcançar a marca de 200 triplos em sua carreira no NBB.

Duas estrelas
Dois atletas do Limeira foram convocados para o Jogo das Estrelas 2015 do NBB. O armador Nezinho é um dos jogadores que defenderão a camisa do NBB Brasil. Já o MVP David Jackson também foi chamado, porém para defender do NBB Mundo.