#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 5 – parte 1

16-11-2015 | 06:35
Por Liga Nacional de Basquete

Agora no Rio Claro, ala Dedé reencontrará o São José, equipe que defendeu por quatro temporadas do NBB; confira todas as informações e curiosidades da rodada

São José Basketball x Rio Claro Basquete – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – terça-feira – dia 17 de novembro, às 20 horas

Encontro recente
Na história do confronto, apenas dois jogos entre as equipes foram disputados com uma vitória para cada.

Mandantes se confirmam
Nos dois jogos em que se enfrentaram, o mandante sempre venceu. Em Rio Claro, o time da casa estava em sua primeira temporada no NBB e venceu o São José, por 79 a 66. Já na casa do time são-joseense, o anfitrião conseguiu um resultado positivo num confronto acirrado que terminou na prorrogação, por 76 a 75.

Agora no Rio Claro, Dedé reencontrará a equipe em que atuou por quatro temporadas (João Pires/LNB)

Agora no Rio Claro, Dedé reencontrará a equipe em que atuou por quatro temporadas (João Pires/LNB)

Retorno #1
O ala Dedé, do Rio Claro, jogou pelo São José por quatro temporadas no NBB e reencontra sua ex-equipe nesta terça-feira. Ao todo, foram 149 jogos, 12,4 pontos de média para o jogador, que estava no elenco joseense que chegou à final do NBB 2011/2012, em que perdeu para o Brasília, por 78 a 62.

Retorno #2
O ala Vinícius Pastor, do Rio Claro, enfrentará o time em que jogou por dois anos no NBB, pelas temporadas 2008/2009 e 2009/2010.

Passou e marcou
O ala Gui Deodato, do Rio Claro, enfrentará o time que conseguiu seu maior feito em assistências no NBB. O fato aconteceu na vitória do Bauru, sua ex-equipe, diante do São José, por 88 a 78, em que o atleta distribuiu sete passes decisivos.

Sem confirmação
O São José ainda não conseguiu uma vitória dentro de casa no NBB. Nas duas partidas que fez no Ginásio Lineu de Moura foi derrotada pelo Pinheiros, por 95 a 74, e em seguida para o Caxias, por 76 a 71.

Distanciada
O Rio Claro está a três jogos sem vencer no NBB. Sua última vitória aconteceu em casa, contra a Liga Sorocabana, por 82 a 67, na rodada inicial. Desde então foi derrotado pelo Paulistano, em casa, por 74 a 67, por Macaé, em território fluminense, por 84 a 80, e, na Gávea, perderam por 102 a 70 diante do Flamengo.

*Ultrapassando os 800
Com mais oito rebotes, o ala/pivô Renato Carbonari, do São José, chegará à 800 rebotes na carreira no NBB.

Moooonstro
O ala/pivô Teichmann pode ultrapassar duas marcas características em dois fundamentos principais para sua posição. Mais duas enterradas e ele alcança a marca de 200 no NBB e com mais cinco tocos, chega também aos 200 no NBB.

Solar Cearense x UNICeuB/Cartão BRB/Brasília – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – terça-feira – dia 17 de novembro, às 20h30

O confronto
Na história do confronto entre Brasília e Basquete Cearense no NBB, a vantagem é candanga, com quatro vitórias, contra duas do time nordestino.

Últimos encontros
Os quatro últimos duelos entre as equipes foram vencidos pelo mandante e todos eles com mais de dez pontos de diferença.

200
Aos 24 anos, o armador Jefferson Campos, do Brasília, chegará às 200 partidas em sua história no NBB.

Apenas quatro
Ainda sobre Arthur Belchor, só faltam quatro chutes corretos de três pontos do ala para atingir a marca de 400 bolas de três acertadas e se tornar o 12º atleta a alcançar tal feito no maior campeonato de basquete do país.

 

Arthur pode atingir duas marcas históricas na mesma noite (FIBA Américas/Divulgação)

Arthur pode atingir duas marcas históricas na mesma noite (FIBA Américas/Divulgação)

Ou só meia dúzia
Com mais seis rebotes defensivos, o ala Arthur Belchor, do Brasília chegará à marca de 600 no fundamento em sua trajetória no NBB.

Quase lá
Uma enterrada, que é sua principal característica, ou um simples arremesso de dentro do garrafão é o que o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília, precisa para chegar à marca de 900 tiros de dois pontos acertados no NBB.

Tiro curto
Mais um lance livre correto e o ala/pivô Guilherme Giovannoni chegará aos 700 tiros corretos no NBB.

Alvo
Para o ala/armador Audrei este jogo tem um gostinho especial, pois o atleta tem seu recorde máximo de pontos num só jogo no NBB diante do Brasília. Isto aconteceu, ainda quando o jogador representava o Uberlândia, na vitória contra o Brasília, por 90 a 87, em que anotou 27 pontos.

Universo/Vitória x Decisão Engenharia/Minas Tênis Clube – Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Fortaleza (CE) – terça-feira – dia 17 de novembro, às 21 horas

O último
O Vitória é o único time que ainda não venceu na atual temporada do NBB.

Preocupação mineira
O clube mineiro está há dois jogos sem ganhar. Sua última vitória aconteceu na segunda rodada do NBB diante do Caxias do Sul e foi, por 75 a 48.

Olho nele
Cestinha do Minas na temporada, o jovem ala/armador Danilo Siqueira, que tem 14,3 pontos de média, está sendo parte crucial da equipe nesta temporada no NBB.

Jovem ala/armador Danilo Siqueira é o cestinha do Minas até o momento (Gabriel Lain/Divulgação)

Jovem ala/armador Danilo Siqueira é o cestinha do Minas até o momento (Gabriel Lain/Divulgação)

Nova peça
Uma nova arma do Minas que vem se confirmando é o ala Sosa. Com 11,8 pontos de média, o portorriquenho é o segundo principal cestinha do clube mineiro no NBB.

Último Jejum
A última sequência de derrotas aconteceu na temporada passada entre 18/03 e 03/04. Ao todo, foram quatro jogos, dois fora de casa e dois em Belo Horizonte, com quatro derrotas seguidas para: Limeira, por 66 a 62, no Ginásio Vô Lucato; perdeu em Rio Claro, por 73 a 68. Em casa, ficou no resultado negativo duas vezes, uma contra o Palmeiras, por 73 a 68, e depois para o Pinheiros, por 110 a 87.

Destaque rubro-negro
O pivozão Renan Leichtweis, do Vitória, começou muito bem a temporada e, com 13,8 pontos por jogo, 7,8 rebotes e 17 de eficiência por partida, forma com Jason Smith (14,3 pontos de média) a dupla de destaques do elenco baiano neste início de competição.