#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 5 – Parte 2

18-11-2014 | 11:08
Por Liga Nacional de Basquete

Ala Arthur, do Brasília, pode se tornar o 10º jogador a atingir a marca dos 3.000 pontos na história do NBB; veja tudo sobre os jogos desta quarta-feira

Rio Claro Basquete x São José/Unimed – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Quarta-feira – dia 19 de novembro, às 20 horas

O 'maestro' Valtinho fará seu 200º jogo no NBB (João Pires Neto/LNB)

O ‘maestro’ Valtinho fará seu 200º jogo no NBB (João Pires Neto/LNB)

200
O armador Valtinho, do São José, fará, nesta quarta-feira, sua partida de número 200 em sua trajetória no NBB.

Em busca da primeira
Caçula do NBB 7, o Rio Claro ainda está procurando sua primeira vitória no NBB. Até agora são quatro partidas disputadas e quatro resultados negativos. Enquanto isso, o São José venceu todos os quatro jogos que disputou no campeonato.

Quase idênticos
Rio Claro e São José possuem ataques muito parecidos no NBB 7. A equipe joseense tem o quinto pior ataque da competição, média de 74,0 pontos por partida. Já Rio Claro tem o sexto pior, média de 74,7 pontos.

Paredão
São José tem a melhor defesa do NBB 7, com média de apenas 60,2 pontos sofridos por partida.

Ótimo início
O pivô Caio Torres, do São José, tem a segunda melhor média de rebotes da sétima edição do NBB: 10,0 sobras por partida, e também o quinto lugar em média de tocos, com 1,2 por jogo.

 

Winner/Limeira x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Quarta-feira – dia 19 de novembro, às 20 horas

Logo em sua estreia pelo Limeira no NBB, Nezinho completará 200 jogos na competição (João Pires/LNB)

Logo em sua estreia pelo Limeira no NBB, Nezinho completará 200 jogos na competição (João Pires/LNB)

200 e estreia
Após cumprir suspensão, o armador Nezinho, do Limeira, fará sua estreia na atual temporada do NBB. Além disso, a partida será especial para o armador, que completará 200 partidas em sua trajetória no NBB.

Sempre especial
O ala/pivô Daniel Alemão, do Mogi das Cruzes, enfrentará mais uma vez o Limeira, equipe em que atuou por três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4).

Pegado
Limeira e Mogi das Cruzes já se enfrentaram em nove partidas pelo NBB e a equipe limeirense está na vantagem do confronto direto com cinco vitórias, contra quatro do Mogi.

Rivais
As duas equipes duelaram na fase quartas de final da última temporada do NBB e, com vitória heroica no Jogo 5, o Mogi das Cruzes conseguiu garantir sua vaga para a fase semifinal do NBB 6.

Invictos
Limeira não sabe o que é perder na temporada 2014/2015 do NBB. Até agora, o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa disputou três partidas,  com três triunfos.

Repeteco?
Na temporada passada, o Limeira iniciou sua campanha no NBB com oito vitórias seguidas, nesta nova edição já são três vitórias em sequência. Será que a equipe limeirense consegue repetir o feito?

O Dono da Bola
Com ótimo nas duas últimas partidas, o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, foi eleito pelo blog Território LNB o jogador com o melhor desempenho da Semana 2 da temporada 2014/2015 do NBB.

David Jackson, do Limeira

David Jackson, do Limeira, foi eleito o Dono da Bola da Semana 2 do NBB 7 (Ale da Costa/Portrait)

Melhor atuação
O melhor desempenho ofensivo da trajetória do armador Gustavinho, do Mogi das Cruzes, no NBB foi contra o Limeira, no Jogo 5 da série quartas de final, quando o armador anotou 20 pontos.

Idênticos
Após três partidas disputadas, David Jackson, do Limeira, e Shamell, do Mogi das Cruzes, possuem exatamente a mesma média de pontos no NBB 7, 21,6 pontos por partida.

Sem segunda chance
Mogi das Cruzes é a equipe do NBB com a melhor média em rebotes defensivos (30,3 sobras defensivas de média) e rebotes totais (41,6 rebotes de média).

Estabilizado
Depois de não conseguir a vitória contra o Minas, o Mogi das Cruzes conseguiu se recuperar e vencer o Pinheiros na última rodada do NBB 7.

 

Palmeiras/Meltex x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – dia 19 de novembro, às 19 horas

Arthur precisa de 9 pontos para completar 3.000 no NBB (João Pires/LNB)

Arthur precisa de 9 pontos para completar 3.000 no NBB (João Pires/LNB)

Bem perto
O ala Arthur, do Brasília, precisa de nove pontos para atingir os 3.000 pontos na história do NBB e se tornar o décimo atleta a chegar a este número, já alcançado por Nezinho (LIM), Larry (BAU), Guilherme Giovannoni (BRA), Marquinhos (FLA), Olivinha (FLA), Murilo (BAU), Alex Garcia (BAU), Shamell (MOG) e Marcelinho Machado (FLA).

3 a 1
Em toda história do NBB, Palmeiras e Brasília já realizaram quatro partidas entre si, com três triunfos dos candangos e apenas um dos paulistas.

Fator casa?
Os dois últimos jogos entre as duas equipes, ambos no NBB 6, foram vencidos pelo time que atuou como visitante. No primeiro turno, triunfo do Palmeiras, atuando no Distrito Federal, por 77 a 71. Já na segunda metade do campeonato, foi a vez do Brasília levar a melhor, no  Ginásio Palestra Itália, por 84 a 82.

Pura eficiência
O ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, é o jogador mais eficiente da atual temporada do NBB, com média de 27,5 de valorização por partida.

Olho nele
Por falar em Guilherme Giovannoni, o capitão do Brasília costuma fazer bons jogos diante do Palmeiras no NBB. Nas quatro partidas que fez contra o clube de Palestra Itália, o atleta anotou 14, 29, 20 e 24 pontos, números que resultam na média de 21,75 tentos por jogo.

Reencontros
O duelo marcará o reencontro do ala Gustavo Scaglia, do Brasília, com o Palmeiras, clube no qual atuou por aproximadamente sete anos de sua trajetória como jogador, com direito a disputa do NBB 5. Quem também passou pela base alviverde é armador Bruno Felipe, que deu seus primeiros passos no basquete no clube de Parque Antártica e hoje atua pelo time tricampeão do NBB.

Ali também
Pelo lado do Palmeiras, o reencontro fica por conta do ala Diego Pinheiro, que defendeu o Brasília na primeira edição do NBB e obteve média de 11,4 pontos por jogo.

Três dígitos?
Caso o Palmeiras vença o Brasília, o técnico Régis Marrelli alcançará a expressiva marca de 100 vitórias na história do NBB, sendo 98 delas à frente do São José, feito alcançado somente por Hélio Rubens, Guerrinha (Bauru), Lula Ferreira (Franca), Cláudio Mortari e Alberto Bial (Basquete Cearense).

Sob o comando de Régis Marrelli, Palmeiras se garantiu na elite do Campeonato Paulista (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Régis Marrelli está a uma vitória de completar 100 em sua trajetória no NBB (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

 

Pinheiros/SKY x Basquete Cearense – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – dia 19 de novembro, às 19 horas (de Brasília)

Alberto Bial Seleção Militar

Alberto Bial completou 100 vitórias na história do NBB (Divulgação)

Nota 100!
Com o triunfo sobre o Minas na última rodada do NBB, o treinador Alberto Bial, do Basquete Cearense, conquistou sua 100ª vitória ao longo de sua trajetória no NBB.

Tabu
O Basquete Cearense nunca venceu o Pinheiros na história do NBB. Em quatro jogos, foram quatro triunfos do time pinheirense, que por sua vez, é o único clube, ao lado do Flamengo, que jamais foi derrotado pelo esquadrão nordestino no campeonato nacional.

Casa forte
Nos dois duelos realizados em solo paulista entre as duas equipes, o Pinheiros levou a melhor por largas diferenças: no NBB 5, vitória por 87 a 69, e no NBB 6, por 93 a 73.

Iguais
Apesar de opostos no confronto histórico no NBB, Pinheiros e Basquete Cearense possuem campanhas iguais no NBB – uma vitória e duas derrotas (33,3% de aproveitamento).

Seria um reencontro
Recuperando-se de um mau jeito no pescoço, o ala/pivô Felipe Ribeiro é o único desfalque do técnico Marcel de Souza para enfrentar o Basquete Cearense, clube no qual atuou nas duas últimas temporadas e até hoje carrega o status ídolo.

Reforço
Já o técnico Alberto Bial terá à sua disposição, pela primeira vez, o pivô Tiagão, que por conta de uma suspensão do STJD, ficou de fora dos três primeiros jogos do Basquete Cearense no NBB 7.

Conhece bem
Revelado na base do Pinheiros, o jovem armador Davi Rossetto, que também disputou a terceira e quarta edições do NBB pelo clube paulista, é um dos destaques do Basquete Cearense no NBB 7 e detém as médias de 17,7 pontos e 3,3 assistências por confronto.