#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 6 – Parte 1

19-11-2014 | 11:49
Por Liga Nacional de Basquete

Uberlândia e Flamengo reeditarão a Final da temporada 2012/2013 do NBB; confira todas as informações sobre os jogos desta quinta-feira

Minas Tênis Clube x Macaé Basquete – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira, 20 de novembro, às 20 horas

Empatado
Minas e Macaé só se enfrentaram por duas vezes em partidas válidas pelo NBB, e o confronto segue empatado, com uma vitória para cada time.

Rebote é com ele!
O pivô Shilton, do Minas, possui, junto com Caio Torres, do São José, a melhor média em rebotes do NBB 7, 10,0 sobras por partida.

Começo complicado
Após quatro partidas, o Macaé segue sem vitória na temporada 2014/2015 do NBB.

Grande desempenho
Apesar do início complicado de temporada, o Macaé contou com grande desempenho do armador norte-americano Jaamal, dono da sexta melhor média de pontos do NBB 7, 20,0 tentos por partida.

No embalo
O Minas chega a quinta rodada do NBB após conquistar grande vitória sobre o Flamengo, até então invicto na atual temporada do NBB.

Coelho, do Minas, e Herrmann, do Flamengo

Minas, do armador Coelho, chega para o duelo frente ao Macaé depois de conquistar grande vitória sobre o Flamengo (Orlando Bento/Minas T. C.)

Falhando
Marcando apenas 67,0 pontos por partida, o Minas possuiu o segundo pior desempenho ofensivo do NBB 7, só atrás do Palmeiras (média de 64,6 pontos por jogo).

Unitri/Pilhas Energizer x Flamengo  – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 20 de novembro, às 20 horas

Rubro-negro na frente
Uberlândia e Flamengo já se enfrentaram 14 vezes em partidas válidas pelo NBB. A equipe carioca tem a liderança do confronto com nove vitórias, contra cinco triunfos da equipe mineira.

Valeu título
Flamengo e Uberlândia fizeram a Final do NBB 5, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Melhor para os cariocas, que levaram a melhor por 77 a 70 e levantaram o troféu de campeão pela segunda vez em sua história.

Tropeço
Após iniciar a temporada 2014/2015 do NBB com três vitórias seguidas, o Flamengo foi derrotado pelo Minas na última rodada, e encerrou sua série invicta no campeonato.

A primeira veio
Após início de campeonato complicado, duas derrotas em duas partidas, o Uberlândia conseguiu sua primeira vitória no NBB 7, ao vencer o Macaé.

Não passa nada
MVP da Final do NBB 6, o pivô norte-americano Jerome Meyinsse é líder do NBB 7 em tocos, bloqueando em média 2,2 chutes por partida.

Grande desempenho
Com 19 rebotes recuperados em duas partidas, média de 9,5 sobras por jogo, o ala/pivô Rodrigo Silva, do Uberlândia, é o quarto melhor jogador na categoria rebote.

Flamengo e Uberlândia decidiram a quinta edição do NBB (João Pires/LNB)

Flamengo, do ala Marquinhos, e Uberlândia, do ala Audrei, decidiram a quinta edição do NBB (João Pires/LNB)

Vai muito bem
O ala Marcelinho Machado, do Flamengo, é o segundo maior pontuador da história do confronto entre a equipe carioca e o time mineiro. Com 191 pontos em 11 partidas, Machado possui média de 17,3 tentos contra o Uberlândia.

Ataques opostos
O Flamengo tem o melhor ataque do NBB 7, com média de 88,5 pontos por jogo. Já o Uberlândia possui o terceiro pior, ao computar apenas 71,0 pontos por partida.

Defesas semelhantes
A defesa do clube rubro-negro é a segunda pior da temporada, tomando em média 80,0 pontos por partida. O sistema defensivo da equipe mineira não fica longe, levando 83,3 pontos por partida, é a quinta pior do NBB 7.

Trio de respeito
Um dos grandes fatores do ótimo desempenho ofensivo do Flamengo no NBB 7 é pelo trio Marquinhos, Herrmann e Marcelinho Machado. Com médias de 17,0, 16,2 e 15,0 pontos, respectivamente, os três jogadores do Flamengo aparecem entre os 16 melhores cestinhas da temporada.

Paschoalotto/Bauru x Liga Sorocabana – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Quinta-feira, 20 de novembro, às 20 horas

Alex ficou próximo do triplo-duplo na sua estreia no NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Alex ficou próximo do triplo-duplo na sua estreia no NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Estreia de gala
Após cumprir suspensão nos dois primeiros jogos, Alex Garcia estreou no NBB 7 na última temporada e fez bonito. Foram 28 pontos (quatro bolas para 3), nove rebotes, sete assistências e um valor de 37 de valorização.

7 em 9
Bauru e Liga Sorocabana já se enfrentaram em nove partidas válidas pelo NBB e a equipe bauruense tem sete vitórias, contra apenas duas dos sorocabanos.

Dobradinha
O Bauru saiu de quadra com a vitória nos dois duelos contra a Liga Sorocabana realizados na última temporada do NBB.

Mr. Perfect
No último encontro entre as duas equipes, o armador Larry Taylor terminou a partida perfeito em seus arremessos, arremessando seis bolas e convertendo todas.

Rivais há três temporadas
No NBB4, Bauru e Liga Sorocabana protagonizaram uma série quartas de final, que acabou sendo vencida pela equipe bauruense ao vencer as três primeiras partidas do confronto.

Mais uma vez especial

Sempre atuar contra o Bauru é especial para o ala/pivô Jeff Agba. Hoje atleta da Liga Sorocabana, Agba defendeu as cores do Bauru por quatro temporadas do NBB.

Pela reabilitação
Após bom início de temporada, a Liga Sorocabana enfrente uma sequência negativa de duas derrotas seguidas no NBB 7.

Segundo melhor
Atuando como mandante, o Bauru possui o segundo melhor ataque da temporada 2014/2015 do NBB, marcando em média 87,6 pontos.

Ao contrário
A Liga Sorocabana tem o pior ataque do NBB quando atua como visitante. Na única partida em que jogou longe de Sorocaba, o time comandado pelo técnico Rinaldo Rodrigues marcou apenas 55 pontos.

Franca Basquete x Paulistano/Unimed – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Quinta-feira, 20 de novembro, às 20 horas

Ataques parecidos
Em suas primeiros cinco partidas no NBB 7, Franca e Paulistano mostraram uma boa produção ofensiva bem semelhante. O clube da capital possui o 3º melhor ataque (85,0 pontos por jogo), enquanto que os rivais aparecem logo atrás, na 4ª posição (82,2 pontos por jogo).

Já na defesa…
Enquanto isso, na defesa as equipes estão bem distantes. Os francanos são a quarta equipes menos vazada (70,8 pontos por jogo) e os atuais vice-campeões possuem a pior defesa do NBB 7 até o momento (86,0 pontos por jogo)

Reencontro
Protagonistas de uma das séries de quartas de final mais equilibrada do último NBB, vencida pelo clube da capital paulista apenas no quinto jogo, Franca e Paulistano voltarão a se enfrentar pela competição nacional.

Domínio francano
Ao todo, as equipes já se enfrentaram 20 vezes na história do NBB e Franca leva a melhor no confronto com 13 vitórias contra sete do Paulistano

No pelotão de cima
Com quatro vitórias em suas cinco primeiras partidas, Franca está na parte de cima da tabela de classificação.

Fator casa
Três das quatro vitórias conquistadas pelo Franca foram no Ginásio do Pedrocão. Atuando em casa, a equipe do técnico Lula Ferreira ainda não sabe o que é perder e venceu Basquete Cearense, Brasília e Liga Sorocabana

Mata é o grande nome do ótimo início de temporada do Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

Mata é o grande nome do ótimo início de temporada do Franca (Newton Nogueira/Divulgação)

Bom começo
Grande contratação francana para o NBB 7, o ala argentino Marcos Mata iniciou sua trajetória na competição nacional em grande estilo e é o cestinha da equipe até o momento, com média de 16,6 pontos por jogo.

Ainda é o reboteiro…
Além do posto de maior pontuador, Mata também é o dono da maior média de rebotes do esquadrão do interior paulista: 7,8 sobras por jogo – sétima maior de todo o campeonato

Mão quente também
Mata ainda é o jogador com mais bolas de três certeiras do NBB 7 – 16 no total e média de 3,2 por jogo.

Logo atrás
O armador Dawkins, do Paulistano, é o segundo atleta na lista dos tiros de longa distância convertidos, com 15 (3,0 por partida).

Joias francanas em alta
Grandes revelações do basquete francano nos últimos anos, Léo Meindl e Lucas Mariano iniciaram muito bem o NBB 7 e somam respectivas médias de 14,6 e 14,2 pontos por partida.

Faltam 10
Em sua quinta temporada no NBB, o armador argentino Figueroa, do Franca, está a dez assistências de se tornar o sétimo jogador na história a ultrapassar a marca de 700 no fundamento

Começo irregular
Atual vice-campeão, o Paulistano não engrenou ainda na temporada e soma apenas duas vitórias em cinco partidas disputadas

Sempre ele
Com média de 20 pontos por jogo, o ala norte-americano Holloway é o maior pontuador do Paulistano e o sétimo melhor de todo o NBB 7. Além disso, o camisa 22 é o jogador com mais arremessos certos de dois pontos (31) da competição.

Logo atrás
Compatriota de Holloway, o armador Dawkins também começou bem a temporada e registra em média 16,4 pontos por jogo até o momento.

“Dunk DeVon”
Contratado para esta temporada pelo Paulistano, o pivô DeVon Hardin já começou a justificar o apelido de “Dunk DeVon” que recebeu na época em que atuava pelo Basquete Cearense. Nas cinco partidas que o clube paulista disputou, o jogador já proporcionou 13 cravadas (2,6 por partida).