#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da última rodada

28-03-2016 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

"Caçula" Caxias do Sul desafia Pinheiros nesta terça-feira e depende apenas de si para ir aos playoffs do NBB CAIXA; confira curiosidades da última rodada

Paschoalotto/Bauru x Franca Basquete – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – terça-feira – dia 29 de março – às 20 horas (horário de Brasília)

Conhece bem
O ala/armador Alex Garcia, do Bauru, atuou pelo Brasília por seis temporadas no NBB CAIXA e na edição 2010/2011, sua ex-equipe enfrentou o Franca na final do campeonato. No penúltimo jogo do campeonato, quando Franca conseguiu a segunda vitória, por 93 a 92, e levou a disputa para o jogo 5, o atleta candango converteu 16 lances livres, de 19 tentados, e escreveu seu nome nos recordes do NBB CAIXA: foi o oitavo maior número de acertos na história do campeonato.

Hettsheimeir, do Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Hettsheimeir, do Bauru, tem seu recorde de rebotes e assistências contra o Franca (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Contra Franca
O recorde em rebotes de Hettsheimer, do Bauru, no NBB CAIXA, é justamente contra o Franca. Isto aconteceu na no primeiro jogo dos playoffs 2014/2015, quando seu time venceu, por 82 a 55, e o pivô anotou 16 pontos e conseguiu 14 sobras naquela partida.

Passes decisivos
Além disso, no jogo do returno da temporada passada, o Bauru venceu Franca, por 82 a 70 e  Hettsheimer anotou seu recorde em assistências (4), anotou sete pontos e pegou sete rebotes.

Deu Dragão
Na primeira partida entre as equipes no NBB CAIXA 2015/2016, com atuação espetacular de Jefferson, e jogo perfeito de Paulinho, o Bauru conseguiu triunfar diante do Franca, em pleno Pedrocão, por 90 a 68.

Tem história
Em oito anos de NBB CAIXA, Franca e Bauru se enfrentaram 25 vezes. O time da Capital do Basquete tem dez vitórias, contra 15 do time bauruense.

Já garantido
Após bater o Paulistano, por 78 a 63, e tirar a equipe da capital do estado de São Paulo da vice-liderança, o Bauru já se garantiu no G-4 da competição, com 20 vitórias em 27 jogos.

Mais uma para decidir
Se vencer esta próxima partida no NBB CAIXA contra o Bauru, o Franca consegue se classificar com a vantagem de mandar o jogo 5 nas oitavas de final dos playoffs 2015/2016.

Sem sobras
Quando representava o Minas, o ala Cauê Borgers, do Franca, conseguiu seu maior número de sobras em um jogo do NBB CAIXA contra o Franca. Isto aconteceu na vitória bauruense, por 76 a 75, e Cauê conseguiu sete rebotes naquela partida.

ECP NBB X Franca

Bruno tem seu recorde de rebotes exatamente contra o Bauru (Ricardo Bufolin/ECP)

Pegou tudo
Ainda quando jogava pelo Minas, o ala Bruno Irigoyen, hoje do Franca, conseguiu seu máximo de rebotes justamente contra o Bauru. Isto aconteceu na temporada passada, no segundo jogo entre as equipes, quando o visitante mineiro perdeu, por 89 a 71, e Bruno anotou 11 pontos e agarrou sete rebotes.

A pressão é grande
Dentro do Panela de Pressão, a equipe do Bauru parece ser imbatível nessa edição do NBB CAIXA e, em 13 jogos, a equipe só deixou escapar o resultado positivo uma vez apenas, diante do EC Pinheiros, por 79 a 71, na terceira rodada. Desde então, o Time do Dragão fez dez partidas e venceu nove. Suas vítimas foram: Banrisul/Caxias do Sul; Mogi das Cruzes/Helbor; São José Basketball; Universo Vitória; Solar Cearense; Decisão Engenharia/Minas; Brasília; Rio Claro; Liga Sorocabana; e Paulistano.

Difícil visitante
Apesar das dificuldades, o Franca conseguiu oito vitórias nos 13 jogos que fez fora de casa na atual edição do maior campeonato de basquete do país. Os anfitriões que sofreram no elenco francano foram: Minas; Brasília; Liga Sorocabana; Paulistano; Macaé; Pinheiros; São José; e Vitória.

Caminhos cruzados
Nestes 24 jogos, dez partidas aconteceram nos playoffs 2012/2013 e 2014/2015 do NBB CAIXA. No primeiro encontro entre as equipes, após perder a primeira partida e buscar a virada, o Bauru levou a melhor diante do Franca apenas no jogo 5 da série de quartas de final. Na última edição, os times se encontraram novamente nas quartas de final do campeonato 2014/2015 e o time do Dragão venceu de novo, no mesmo jogo 5, no Panela de Pressão.

Banrisul/Caxias do Sul x EC Pinheiros – Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS) – terça-feira – dia 29 de março – às 20 horas (horário de Brasília)

Barreira do desespero
No duelo entre os caçulas do NBB CAIXA realizado na última rodada, o Caxias foi superado pelo Vitória, por 76 a 72, e ficou na última posição que dá acesso às oitavas de final do NBB CAIXA. Agora, o time da Região Sul depende somente de uma vitória sobre o Pinheiros para ir aos playoffs logo em seu primeiro ano na elite do basquete nacional.

Stabile anotou seu maior número de pontos na história do NBB CAIXA na última partida (Orlando Bento/MTC)

Stabile anotou seu maior número de pontos na história do NBB CAIXA na última partida (Orlando Bento/MTC)

Vai, Stabile!
Na última partida, quando o Caxias perdeu para o Vitória, o ala Stabile, do Caxias, anotou seu maior número de pontos (19) em sua história no NBB CAIXA.

8/13
Em treze confrontos que fez fora de casa, o Pinheiros conseguiu vencer oito partidas. Estas vitórias difíceis aconteceram diante do: São José; Bauru; Franca; Flamengo; Vitória; Minas; Liga Sorocabana; e Rio Claro.

Passou bem
O ala/armador Betinho, do Caxias, tem seu maior número de assistências num jogo exatamente contra o Pinheiros. Isto aconteceu na temporada 2010/2011, quando atuava pelo Paulistano, e mesmo com 21 pontos e nove passes decisivos dados durante a partida, perdeu, por 88 a 80.

Não tão dominante
Em 13 partidas dentro de casa, o Caxias triunfou três vezes no “Vascão”: diante da Liga Sorocabana; Rio Claro; e depois na 20ª rodada, contra o Franca Basquete.

Para ficar bem colocado
Nesta reta final, o Pinheiros aplicou uma sequência de três vitórias seguidas e chegará para essa partida embalado pelo triunfo por 15 pontos contra o Vitória (75 a 60). Isto colocou a equipe na sétima colocação do NBB CAIXA 2015/2016 com 14 resultados positivos em 27 jogos.

500
Mais cinco rebotes na defesa e o ala/armador Betinho, do Caxias, chegará à 500 sobras defensivas no NBB CAIXA.

Conhece o adversário
O armador Gustavinho, do Caxias, jogou pelo Pinheiros nas temporadas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011 do NBB CAIXA.

400
Mais três assistências e o armador Gustavinho, do Caxias, chegará aos 400 passes decisivos em seus 136 jogos pelo maior campeonato de basquete do país.

Decisão Engenharia/Minas x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – terça-feira – dia 29 de março – às 20 horas (horário de Brasília)

Soberania candanga
Em 24 partidas já realizadas entre as duas equipes na história do NBB CAIXA, o Brasília venceu 18 e o Minas ganhou seis. As equipes ainda se enfrentaram pelas semifinais das duas primeiras edições da competição, ambas com vitória dos candangos – a primeira por 3 a 1 e a segunda por 3 a 2.

Inaugural
O técnico do Brasília, Bruno Savignani, teve seu primeiro jogo no NBB CAIXA nesta temporada, na primeira partida contra o Minas e já começou bem: emplacou uma vitória, por 72 a 59.

Bruno Savignani, técnico do Brasília, comemorando sua primeira vitória no NBB CAIXA (Brito Júnior/Divulgação)

Bruno Savignani, técnico do Brasília, comemorando sua primeira vitória no NBB CAIXA (Brito Júnior/UniCEUB)

600
Falta um rebote na defesa para o armador Fúlvio, do Brasília, chegar à 600 sobras defensivas em sua história no NBB CAIXA 2015/2016.

Oito e contando
Nas oito últimas partidas que disputou no NBB CAIXA o ala/pivô Léo Demétrio, do Minas, anotou pelo menos dez pontos e ainda anotou seu maior número de pontos na história do campeonato (22) diante do Paulistano. A fase é boa para o garoto!

Não deu
Após duas vitórias seguidas, o Minas voltou a sofrer uma derrota na última partida diante do Flamengo, por 76 a 65, e permanece na décima colocação do NBB CAIXA 2015/2016, com 11 triunfos.

Guilherme Giovannoni será o quarto jogador na história do NBB CAIXA a chegar nos 1700 rebotes (Antônio Penedo/Mogi-Helbor)

Guilherme Giovannoni será o quarto jogador na história do NBB CAIXA a chegar nos 1700 rebotes (Antônio Penedo/Mogi-Helbor)

1700
Mais quatro rebotes e o ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, chegará ao seu rebote de número 1700º na história do maior campeonato de basquete do país.

Difícil…
Em 13 jogos feitos dentro da Arena Minas Tênis Clube, o anfitrião venceu apenas cinco partidas na competição. Os times que sofreram foram: São José; Macaé; Caxias; Mogi; e na última partida a equipe triunfou diante do Rio Claro, por 77 a 72.

Tão perto…
Após vencer três triunfos seguidos nesta reta final, o Brasília estava quase com a vaga garantida no G-4 do NBB CAIXA 2015/2016, todavia, na última partida sofreu uma t

riste derrota diante do Rio Claro, por 68 a 66, e se afastou da vaga. Para se garantir entre os quatros primeiros colocados, a equipe precisa vencer e torcer para um deslize cearense nesta próxima partida.

Combo Coelho
Faltam apenas três rebotes ofensivos e quatro sobras na defesa para o armador Coelho, do Minas, chegar à 300 rebotes totais em sua história no NBB CAIXA.

Bases fortes
Minas e Brasília são donos de ótimos trabalhos nas categorias de base. Na LDB, competição nacional Sub-22, ambos foram ao Final Four, e os mineiros foram vice-campeões, enquanto que os brasilienses ficaram em quarto. As duas equipes, inclusive, se enfrentaram na semifinal, vencida pelo clube de BH, por 80 a 66.

Vem com tudo
Nas 13 partidas que fez fora de casa na atual edição do maior campeonato de basquete do país, o Brasília conseguiu triunfar 10 vezes. Suas vítimas foram: Caxias; Pinheiros; Basquete Cearense; Liga Sorocabana; Paulistano; Franca; São José; Macaé; e por fim o Flamengo.

Sexta seguida?
Os últimos cinco jogos feitos em Belo Horizonte o anfitrião mineiro não conseguiram conter os candangos e saíram com o resultado negativo. Será que o Brasília chegará à sexta seguida?

São José Basketball x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Lineu de Moura, em São José (SP) – terça-feira – dia 29 de março, às 20 horas (de Brasília)

Jimmy, do São José

Jimmy, do Mogi, já vestiu a camisa do São José pelo NBB CAIXA (Célio Messias/LNB)

Reencontro
O ala Jimmy, do Mogi, defendeu a equipe do São José por três edições do NBB CAIXA. Nas temporadas de 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, o atleta fez um total de 45 jogos com o uniforme joseense.

Domínio Joseense
As equipes se enfrentaram sete vezes na história do NBB CAIXA. São cinco triunfos do São José contra duas vitórias mogianas. Destaque para o primeiro confronto entre eles, onde o time do Vale do Paraíba bateu os rivais, por 105 a 67, maior diferença entre os dois na competição.

Troco dado!
Na primeira partida após a decisão do Campeonato Paulista de 2015, o Mogi bateu os joseenses, em jogo válido pelo primeiro turno do NBB CAIXA. Com 18 pontos de Larry e 16 de Shamell, os mogianos venceram no Hugão, por 82 a 70, apesar da bela atuação de Scott Rodgers, que saiu de quadra com 21 tentos anotados.

Primeiro da temporada!
O norte-americano do São José registrou o primeiro triplo-duplo desta edição do NBB CAIXA, em sua última partida na competição. Scott Rodgers anotou 25 pontos, pegou dez rebotes e distribuiu 11 assistências, mas não evitou a derrota de seu time, por 71 a 70, diante do Macaé.

Passado recente
Os dois times decidiram o Campeonato Paulista de Basquete de 2015. O São José saiu vencendor, por 2 a 1, mesmo com vitória em Mogi das Cruzes, na terceira e decisiva partida.

Paulão chegará em seus 1500 no NBB CAIXA logo nesta próxima partida (Ricardo Bufolin/ECP)

Paulão chegará em seus 1500 no NBB CAIXA logo nesta próxima partida (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

1500!
O pivô Paulão Prestes, do Mogi, que está em sua quarta temporada no NBB CAIXA, precisa de mais dois pontos para chegar a 1500 dentro da competição.

Não está fácil!
Mesmo com vitória em seu último jogo, o Mogi precisará fazer a sua parte e torcer contra seus adversários diretos, para carimbar uma vaga no G-4 e avançar automaticamente para as semifinais do NBB CAIXA. Além de vencer, a equipe terá que contar com derrotas do Basquete Cearense, que enfrenta o Vitória, em casa, e do Brasília, que duela contra o Minas, em Belo Horizonte (MG).

Tudo ou nada!
O São José também busca melhorar de situação e fará de tudo para avançar aos playoffs do NBB CAIXA. A situação dos joseenses também não é fácil. A equipe comandada por Cristiano Ahmed precisa vencer seu duelo e torcer para derrota de dois de seus três adversário diretos (Vitória, Caxias ou Liga Sorocabana).

Muito perto!
Outro atleta mogiano que está perto de atingir uma marca pessoal é Tyrone. O ala/pivô precisa de mais duas assistências para chegar a 200ª no NBB CAIXA.

Liga Sorocabana x Paulistano/Corpore – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – terça-feira – dia 29 de março – às 20 horas (de Brasília)

Vantagem da capital
Os dois times já disputaram nove partidas na história do NBB CAIXA, com vantagem para o Paulistano, que venceu sete contra duas dos sorocabanos.

Só depende de si!
Com uma vitória a mais do que seus concorrentes, o Paulistano precisa apenas de um triunfo simples na rodada final para garantir o terceiro lugar e avançar automaticamente às quartas de final do NBB CAIXA.

Mirando os playoffs!
A Liga Sorocabana entra para última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA na disputa por uma nos playoffs. A equipe não depende só de si. Os sorocabanos terão que contar com derrota do Caxias ou do Vitória e fazer sua parte, se quiserem ter chances de seguir na competição.

Valtinho será o terceiro atleta com 1400 assistências na história do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Valtinho será o terceiro atleta com 1400 assistências na história do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Fantástico!
O armador Valtinho, do Paulistano, está muito próximo de atingir uma marca espetacular em sua carreira. O experiente atleta precisa de mais quatro assistências para chegar a 1400 dentro do NBB CAIXA. Apenas Fúlvio, do Brasília, já atingiu o número em toda história da competição e curiosamente isto ocorreu nesta temporada.

Quase lá!
Lupa, pivô da Liga Soracabana, está em sua terceira temporada no NBB CAIXA e precisa de menos de oito minutos dentro de quadra para chegar a 1000 em sua carreira na competição.

Foi preciso!
Logo na primeira edição do NBB CAIXA, o armador Alexandre Pinheiro, da Liga Sorocabana, registrou seu recorde pessoal de lances livres convertidos pela competição. Na época, o atleta atuava pelo Espírito Santo e acertou 12 tiros livres, na vitória de seu time, por 85 a 75.

500!
Em sua sexta temporada no NBB CAIXA, o ala/pivô Gruber, do Paulistano, está a cinco arremessos de 2 pontos convertidos de chegar a 500 pela competição.

Falta uma!
Toyloy, pivô do Paulistano, está a uma assistência de chegar a 100 no NBB CAIXA, após 144 partidas disputadas.

Agressividade defensiva
Um dos motivos para a Liga Sorocabana estar brigando por uma vaga nos playoffs, é a grande capacidade que a equipe tem em forçar erros dos adversários. O time comandado por Rinaldo Rodrigues recupera 11,93 bolas em média por partida.

Força no garrafão
O Paulistano tem um dos melhores garrafões de todo NBB CAIXA. Prova disso é a média de rebotes da equipe (37,78 por jogo), segunda melhor da temporada, atrás apenas do rival Pinheiros, que tem 39,78 por partida.

Passou por cima!
As equipes já se enfrentaram nesta edição do NBB CAIXA e o Paulistano venceu categoricamente. Com 18 pontos de Guilherme e 17 de Caio Torres, o time da capital paulista bateu os sorocabanos, por 84 a 51.

Conhece bem
Kenny Dawkins jogou por duas temporadas do NBB CAIXA pela Liga Sorocabana (2011/2012 e 2012/2013). O armador norte-americano disputou 61 partidas, anotou 1044 (em média 17,11 pontos em cada jogo disputado) e recuperou 129 bolas (2,11 bolas recuperadas por partida).

Solar Cearense x Universo/Vitória – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – terça-feira – 29 de março – às 20 horas (de Brasília)

Deu Ceará!
No primeiro duelo entre equipes nordestinas em toda história do NBB CAIXA, o Basquete Cearense se deu melhor e venceu, por 71 a 60, com grande atuação de Tiagão, que anotou 20 pontos e pegou 11 rebotes (melhores marcas do jogador na temporada).

ECP NBB X Vitoria

Na derrota do primeiro turno para o Basquete Cearense, Jason Smith anotou o recorde de roubos de bola em um jogo nesta temporada (Ricardo Bufolin/ECP)

Foi demais!
Apesar da derrota, Jason Smith, ala/armador do Vitória, alcançou um número fantástico de roubos. O norte-americano recuperou oito bolas na partida, melhor marca desta edição e seu recorde pessoal no NBB CAIXA.

Muito perto!
Atual quarto colocado por critérios de desempate, caso de vença nesta terça, o Basquete Cearense só não se classifica caso o Paulistano seja derrotado, e Mogi e Brasília vençam seus compromissos.

Também estão por conta própria!
Outra equipe que só pensa no resultado positivo, é o Vitória. Caso o time baiano vença, o rubro-negro se garantirá dentro do G-12 e estará classificado para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016.

Pegou fogo
O ala/pivô Calvo, do Vitória, registrou seu recorde de bolas de 3 pontos convertidas diante do Basquete Cearense. Na temporada 2012/2013, defendendo o uniforme do São José Basketball, o atleta guardou cinco arremessos de fora do perímetro, na derrota de sua equipe, por 73 a 63.

Mandou bem
O pivô do Vitória, Renan, anotou seu recorde de rebotes em uma partida do NBB CAIXA diante do Basquete Cearense. Na temporada 2013/2014, vestindo a camisa do Limeira, o atleta pegou 12 sobras, na derrota de seu time, por 73 a 64.

Mandou bem #2
Outro que registrou seu recorde pessoal de sobras diante dos cearenses, foi o também pivô Nilson, do Vitória. Quando atuava pelo Suzano, na temporada 2012/2013 do NBB CAIXA, o atleta pegou 10 rebotes, na derrota de sua equipe, por 96 a 61.

Kojo, do Vitória

Kojo, do Vitória, anotou dois dígitos de pontuação em 20 das 24 partidas na atual edição (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Consistência
O armador Kojo, do Vitória, anotou pelo menos dois dígitos de pontuação em 20 das 24 partidas que realizou neste NBB CAIXA. O jogador alcançou a marca nos últimos cinco jogos.

Falta pouco!
Presente no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA deste ano, o armador Davi, do Basquete Cearense, vive um temporada fantástica. Para coroa ainda mais sua fase de classificação desta edição, o atleta chegará a 400 assistências na carreira pela competição se distribuir mais cinco passes decisivos.

Reencontro
O ala Edu, do Vitória, defendeu o Basquete Cearense por uma temporada do NBB CAIXA. Na edição 2012/2013, o atleta atuou 36 partidas com a equipe de Fortaleza.

Pontaria calibrada!
A equipe cearense divide a vice-liderança com o Brasília na média de bolas de 3 pontos convertidas por partida. O elenco comandado por Alberto Bial acerta 9,70 arremessos de fora do perímetro por jogo, número inferior apenas que o Bauru, que tem média de 10,78.

Macaé Basquete x CR Flamengo – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – terça-feira – dia 29 de março – às 20 horas (horário de Brasília)

Desequilíbrio
As duas equipes que representam o Estado do Rio de Janeiro no NBB CAIXA se enfrentaram cinco vezes pela competição. São três vitórias para o Flamengo e duas para o Macaé, sempre com o mandante sempre levando vantagem nos confrontos.

Deu prosseguimento
Na primeira partida entre as equipes neste NBB CAIXA, como de costume, o anfitrião, Flamengo, venceu o visitante, Macaé, por 96 a 66.

Ronald Ramon estreou nesta edição do NBB CAIXA diante do

Ronald Ramon estreou nesta edição do NBB CAIXA diante do Macaé (Divulgação)

Neste jogo
O ala/armador Ronald Ramon foi anunciado como novo reforço do Flamengo na primeira partida entre as equipes nesta temporada e começou com o pé direito.

4/13
Em 13 jogos disputados dentro do Juquinha, o Macaé venceu quatro partidas. Suas vítimas foram: Rio Claro; Pinheiros; Caxias; e Vitória, na 22ª rodada.

Desenrolou
Após perder para o Brasília na 27ª rodada do NBB CAIXA, o Flamengo embalou novamente e chega para este confronto com três vitórias seguidas na conta. Suas vítimas nessa jornada foram: São José; Mogi; e Minas.

Visitante de peso
O Flamengo venceu 11 dos 13 confrontos que fez fora de casa nesta edição do maior campeonato de basquete do país. As únicas equipes que não sofreram diante do rubro-negro carioca foram o vice-líder, Bauru, e o terceiro colocado, Paulistano.

História antiga
O pivô Mosso, do Macaé, tem sua maior marca de lances livres convertidos em uma só partida no NBB CAIXA em um duelo contra o Flamengo. Na primeira edição do campeonato, defendendo o Assis, o atleta acertou sete tiros livres, na derrota de seu time, por 106 a 88.

Não soltou!
Quando ainda idealizava uma vaga para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016, o Macaé foi prático, fez sua parte, bateu o São José, por 71 a 70, e acumulou sua primeira vitória fora de casa na competição.

600
Mais três rebotes e o pivô Mosso, do Macaé, chegará à 600 sobras em sua história no NBB CAIXA.