#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Curiosidades do Jogo das Estrelas

21-02-2014 | 05:13
Por Liga Nacional de Basquete

Jogo das Estrelas colocará frente a frente os dois maiores cestinhas da história do NBB, Marcelinho e Shamell; confira tudo sobre a edição 2014 da partida festiva

Chega de espera e apreensão. Vai começar o Jogo das Estrelas 2014. Neste sábado (22/02), as atenções do basquete brasileiro estarão voltadas para no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), onde acontece a partida que conta com os melhores jogadores em atividade no NBB. O confronto tem início marcado para às 10h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil através da Rede Globo.

Representando o povo brasileiro, está o time NBB Brasil, que medirá forças com o grupo de jogadores estrangeiros, o NBB Mundo, na partida que promete ser um espetáculo em solo nordestino.

O NBB Brasil, dirigido pelo técnico José Neto, do Flamengo, vai à quadra com o armador Nezinho (UniCEUB/BRB/Brasília), os alas Alex Garcia (UniCEUB/BRB/Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo), além dos pivôs Murilo Becker (Paschoalotto/Bauru) e Guilheme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília).

Os suplentes da equipe brasileira são os armadores Valtinho (Unitri/Magazine Luiza) e o Ricardo Fischer, de 20 anos, (Paschoalotto/Bauru), os alas Jefferson William (São José/Unimed) e Léo Meindl (Vivo/Franca), de 20 anos, jogador mais jovem desta edição do Jogo das Estrelas, além dos pivôs Olivinha (Flamengo), Cipolini (Unitri/Magazine Luiza), e Paulão Prestes (Vivo/Franca).

Do outro, o time que é considerado o melhor NBB Mundo de todos os tempos. Comandados pelo técnico Gustavo De Conti, do Paulistano/Unimed, os estrangeiros iniciarão o duelo com o armador argentino Nicolás Laprovittola (Flamengo), os alas norte-americanos Shamell (Pinheiros/SKY) e Robert Day (Unitri/Magazine Luiza), e com os pivôs Jerome Meyinsse (Flamengo) e DeVon Hardin (SKY/Basquete Cearense).

À disposição do técnico Gustavinho, o compilado dos gringos ainda terá os armadores norte-americanos Joe Smith (Pinheiros/SKY) e Kenny Dawkins (Paulistano/Unimed), os também nascidos nos Estados Unidos alas Holloway (Paulistano/Unimed) e David Jackson (Winner/Kabum/Limeira), junto de seus compatriotas pivôs Marcus Goree (UniCEUB/BRB/Brasília) e Tyrone Curnell (Palmeiras/Meltex), seguidos pelo argentino Pablo Espinoza (Macaé Basquete).

Confira as curiosidades e informações sobre NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2014:

NBB Brasil:

Brasil na frente
Desde que o sistema NBB Brasil x NBB Mundo foi criado, três confrontos foram realizados, com duas vitórias para a equipe verde-amarela (2012 e 2o13) e uma para o time dos estrangeiros (2011).

Maior cestinha da história do NBB, Marcelinho está de volta ao Jogo das Estrelas (Luiza Pires/LNB)

Maior cestinha da história do NBB, Marcelinho está de volta ao Jogo das Estrelas (Luiza Pires/LNB)

Desempatou
Antes da realização do último Jogo das Estrelas, em Brasília (DF), o confronto entre brasileiros e estrangeiros estava empatado, com uma vitória para cada lado. Porém, o NBB Brasil levou a melhor em solo candango e desempatou a parada. E aí? Será que o NBB Mundo deixa tudo igual novamente? Ou os brazucas ampliam a vantagem?

Ele voltou
Após ficar fora de combate durante a temporada passada inteira devido a uma grave contusão no joelho, o ala Marcelinho Machado está de volta ao Jogo das Estrelas. O capitão do Flamengo detém a maior média dentre os atletas do NBB Brasil no Jogo das Estrelas: 20,75 pontos por partida.

Gatilho brasileiro
Além de maior pontuador, Marcelinho Machado é o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos no elenco do NBB Brasil, com 19 no total, que resulta na segunda maior média da história do Jogo das Estrelas (4,7).

Os únicos
Olivinha, Alex Garcia, pelo lado do NBB Brasil, e o norte-americano Shamell, do NBB Mundo, são os únicos jogadores que nunca ficaram de fora de um Jogo das Estrelas.

Alex foi o MVP da última edição do Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

Alex foi o MVP da última edição do Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

Cestinha
Falando em Alex, o ‘brabo’ é o jogador que mais fez pontos em Jogos das Estrelas no elenco do NBB Brasil, com 88 no total, média de 17,6 por partida festiva, a segunda maior dentre os brasileiros.

O último MVP
Ainda em Alex, o camisa 10 do Brasília foi o MVP da última edição do Jogo das Estrelas, ao anotar 26 pontos na vitória do NBB Brasil sobre o NBB Mundo, por 146 a 44, na inédita prorrogação, em Brasília (DF).

Vai encarar?
Este ano o NBB Brasil terá como titulares em suas alas os dois maiores cestinhas dentro os atletas do elenco brasileiro na história do Jogo das Estrelas. Alex Garcia e Marcelinho Machado. E aí, NBB Mundo? Vai encarar?

 Ele voltou!
Após ficar de fora de um Jogo das Estrelas do NBB pela primeira vez na história por conta de uma lesão que o tirou de boa parte da temporada passada, Murilo Becker está de volta. MVP da quarta edição da partida festiva, realizada em Franca (SP), o pivô do Bauru retorna ao evento em grande estilo, como titular, ainda sendo o pivô mais votado, com 26,6% dos votos na posição.

Agora vai
O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi selecionado para o Jogo das Estrelas 2013, realizado em Brasília (DF), na temporada passada. Porém, não pode entrar em quadra pois estava lesionado. Desta forma, o ala/pivô do Brasília foi substituído pelo ala/pivô Jefferson William, que também estará em Fortaleza defendendo o NBB Brasil.

Líder em assistências do NBB6, o 'maestro' Valtinho está de volta ao Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Líder em assistências do NBB6, o ‘maestro’ Valtinho está de volta ao Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Maestro neles
Ele voltou. Aos 38 anos, o ‘maestro’ Valtinho está de volta ao Jogo das Estrelas. O experiente armador do Uberlândia participou dos três primeiros eventos das estrelas, sendo que nos dois primeiros, foi o capitão de sua equipe.

Só dunk
Se preparem, pois vem enterrada por aí. O pivô brasileiro Cipolini é o jogador que mais deu cravadas na história do NBB, com 202 no total, média de 1,5 por jogo. Na atual temporada, o camisa 15 do Uberlândia tem 35 e só perde para o pivô norte-americano DeVon Hardin, do Basquete Cearense, que o desafiará com a camisa do NBB Mundo tendo média de 1,63 socadas por duelo e 39 no total.

Na falta de um, vem dois
A última edição do Jogo das Estrelas foi a única na história que não contou com a participação de nenhum atleta do Franca. Agora, em 2014, dois atletas representarão a Capital do Basquete: os estreantes Léo Meindl, de 20 anos – jogador mais novo do Jogo das Estrelas 2014 – e o pivô Paulão Prestes, jogador mais eficiente do NBB6.

Também debutante
Junto dos francanos Léo Meindl e Paulão, o jovem armador Ricardo Fischer, de 22 anos, do Bauru, completa a lista de estreantes do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2014.

O duelo
Dois maiores cestinhas da história do NBB, Marcelinho Machado, do Flamengo, com 3.963 e 3.704 pontos, respectivamente,  e o norte-americano Shamell, do Pinheiros, estarão frente a frente novamente no Jogo das Estrelas e apimentam ainda mais a disputa entre NBB Brasil e NBB Mundo.

Marcelinho Machado e Shamell: dois maiores cestinhas da história do NBB voltarão a estar frente a frente  no Jogo das Estrelas (Divulgação/LNB)

Marcelinho Machado e Shamell: dois maiores cestinhas da história do NBB voltarão a estar frente a frente no Jogo das Estrelas (Divulgação/LNB)

NBB Mundo:

Ganhar para empatar

Após ser derrotada para o NBB Brasil na última edição do Jogo das Estrelas, em Brasília (DF),  a equipe do NBB Mundo está em desvantagem no confronto histórico contra o esquadrão brasileiro, por 2 a 1, e quer empatar essa parada de novo.

Maior pontuador da história do Jogo das Estrelas, Shamell o cestinha do último, com 37 pontos (João Pires/LNB)

Maior pontuador da história do Jogo das Estrelas, Shamell o cestinha do último, com 37 pontos (João Pires/LNB)

O único
Dentre os atletas do time estrangeiro, Shamell é o único que marcou presença em todos as edições do Jogo das Estrelas na história do NBB.

Chega com moral
O camisa 24 do Pinheiros entra para o Jogo das Estrelas como o cestinha da atual temporada do NBB, com média de 20,4 pontos por partida no campeonato nacional, além de vir de uma grande vitória sobre o Limeira, fora de casa, em que anotou 32 pontos.

Muita cesta
Shamell ainda é o jogador que mais fez pontos na história dos Jogo das Estrelas, com 106 no total – o único a passar de 100 pontos – e uma média de 21,2 pontos por partida festiva, menor somente que a de Robert Day, que em três participações, somou média de 26,3 por jogo.

Só deu ele
Ainda falando de Shamell, o ala do Pinheiros foi o cestinha das duas última edições do Jogo das Estrelas, com 21 e 37 pontos, respectivamente, curiosamente nas duas vitórias obtidas pelo NBB Brasil. Na partida que o NBB Mundo venceu, na temporada 2010/2011, Shamell fez quatro pontos apenas, mas viu Robert Day roubar a cena e fazer 50 pontos.

Recorde máximo
Isso mesmo, 50 pontos. O ala norte-americano Robert Day, do Uberlândia, cravou o recorde máximo de pontos em uma partida na história do Jogo das Estrelas, ao anotar 50 tentos na vitória do NBB Mundo na temporada 2010/2011. Nesta edição, Day ainda acertou 12 bolas de 3 pontos e marcou o recorde de tiros longos no evento.

Maior cestinha
Day é o dono da maior média de pontos da história do Jogo das Estrelas, com 26,3 por partida festiva, ao totalizar 50, três e 26 pontos em suas três oportunidades no evento.

Three three three!
Robert é o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na história do Jogo das Estrelas, com 19 na soma de suas três participações (12 na primeira, uma na segunda e seis na terceira – média de 6,3 por jogo). Mesma quantidade de Marcelinho, que converteu 19 triplos no total de suas quatro oportunidades, média de 4,7 por evento festivo.

Maior cestinha, recordista de pontos em uma partida e  recordista em bolas de 3 pontos. Este é Robert Day no Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Maior cestinha, recordista de pontos em uma partida só e maior atirador de bolas de 3 pontos: este é Robert Day no Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Vai encarar?
O NBB Mundo este ano terá como titulares em suas alas os dois maiores cestinhas da história do Jogo das Estrelas. Robert Day e Shamell. E aí, NBB Brasil? Vai encarar?

Chegou chegando
Em sua temporada de estreia no NBB, na edição passada, e seu primeiro Jogo das Estrelas, em Brasília (DF), o ala norte-americano Desmond Holloway, na época jogador da Liga Sorocabana e agora no Paulistano, saiu do banco e não se intimidou, terminando a partida com 18 pontos.

Tyrone deu um show de enterradas no último Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

Tyrone deu um show de enterradas no último Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)

Chegou chegando #2
Assim como Holloway, o ala/pivô norte-americano Tyrone Curnell, do Palmeiras, fazia sua estreia no NBB, mas também não se acanhou saiu do banco e literalmente tumultou Jogo das Estrelas 2013, em Brasília (DF). O camisa 88 registrou 12 pontos, sendo dez deles em cinco belas enterradas e pontes aéreas. E agora, será que o gringo alvivede repete o espetáculo em Fortaleza?

He’s back
Em sua volta ao NBB, o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, está de volta também ao Jogo das Estrelas. Na temporada 2011/2012, o atleta defendia o Flamengo e foi convocado para a partida festiva realizada em Franca (SP), terminando o evento com 14 pontos na conta.

Também 100%
Outro que continua sendo convocado para o Jogo das Estrelas desde que chegou ao NBB é o ala/armador norte-americano do Pinheiros, Joe Smith. O camisa 10 pinheirense foi escolhido para o evento logo em sua temporada de estreia no campeonato brasileiro, porém, não obteve destaque no jogo de Brasília (DF) e marcou apenas três pontos.

Agora no banco
Titular da edição passada do Jogo das Estrelas, o armador norte-americano Kenny Dawkins, agora no Paulistano, volta a marca presença na partida festiva. Em Brasília (DF), o baixinho teve boa atuação e deixou a quadra com 13 pontos.

Todos querem Lapro
Sensação do Flamengo no NBB, o armador argentino Nicolas Laprovittola, logo em sua temporada de estreia no Brasil, foi o jogador mais votado para ser titular do Jogo das Estrelas 2014, com incríveis 57,8% dos votos na posição.

Lo Hermano
Outro argentino marcará presença na partida festiva em Fortaleza (CE). O ala/pivô Pablo Espinoza, do Macaé Basquete, também foi convocado para o Jogo das Estrelas logo em sua primeira temporada no NBB. O atleta é o quarto reboteiro do campeonato, com média de 8,38 sobras por jogo.

Fla de novo
O Flamengo terá mais um titular no time de estrangeiros do Jogo das Estrelas. O pivô norte-americano Jerome Meyinsse foi o pivô mais votado para começar o jogo no quinteto inicial, com 25,4% dos votos na posição. Representando seu arquirrival Brasília, seu compatriota Marcus Goree também é estreante no NBB e consequentemente faz sua primeira aparição no evento dos astros.

Dunk DeVon
Para completar a lista de estreantes pelo NBB Mundo está o cara que promete causar no Jogo das Estrelas 2014. Representando o time da casa, o pivô DeVon Hardin, de 2,10m, conhecido popularmente como ‘Dunk DeVon’ por sua enorme explosão e força nas cravadas, começará a partida entre os titulares e teve 22,8% dos votos na posição. É melhor reforçar o aro do Ginásio Paulo Sarasate.

Vencer o Brasília e passar por cima do tabu: essa é a meta do Basquete Cearense (Brito Júnior/Divulgação)

Primeiro jogador a representar o Basquete Cearense no Jogo das Estrelas na história, DeVon Hardin promete um show de enterradas (Brito Júnior/Divulgação)