#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades NBB 7 – Playoffs

25-06-2015 | 05:39
Por Liga Nacional de Basquete

Tetracampeonato do Flamengo, atleta com mais Finais, equipe vencendo série pela 1ª vez em cinco anos: confira o que de melhor aconteceu nos Playoffs do NBB 7

Finalizando a série dos melhores acontecimentos da grande temporada 2014/2015 do NBB, divididos em três partes, chegou a hora de relembrar o que de melhor aconteceu durante os playoffs, fase que reuniu as 12 melhores equipes do Brasil.

+ Clique aqui e confira o que de melhor aconteceu no primeiro turno do NBB 7

Como sempre, as séries do mata-mata do NBB foram de tirar o fôlego. Pela primeira vez na história não tivemos “varrida” na fase oitavas de final, teve time vencendo a primeira série de playoff de sua história, tivemos a considerada partida da temporada, o maior campeão da história do NBB se consolidando e muito mais.

+ Clique aqui e confira o que de melhor aconteceu no segundo turno do NBB 7

Confira o que de melhor aconteceu durante os Playoffs da temporada 2014/2015 do NBB!

Sem varrida
Depois de muito equilíbrio na temporada regular, a fase de oitavas de final do NBB 7 foi histórica. Pela primeira vez na história da competição nenhuma das quatro séries foi finalizada com varrida, ou seja, com um time vencendo o confronto por 3 a 0.

Surpreenderam
Três times que tiveram pior campanha na fase de classificação terminaram suas séries oitavas de final com vitória. A única equipe de melhor campanha que conseguiu vencer uma série quartas de final nesta temporada foi o Franca.

– Minas (5º) 1 X 3 (12º) Macaé
– Paulistano (6º) 1 X 3 (11º) São José
– Pinheiros (7º) 1 X 3 (10º) Brasília
– Franca (8º) 3 X 2 (9º) Palmeiras

Ginásio Lineu de Moura

O São José venceu todas as 12 partidas que realizou ao lado de sua fanática torcida em fase oitavas de final do NBB (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Caldeirão 100%
Com as duas vitórias em casa sobre o Paulistano, o São José deu sequência a sua campanha invicta em oitavas de final atuando no Ginásio Lineu de Moura, agora com  desempenho de 12 vitórias em 12 partidas ao lado de sua torcida.

Pela primeira vez
Com a vitória por 3 a 1 contra o Paulistano, além da equipe joseesne “se vingar” da derrota sofrida contra o Paulistano na fase semifinal da última edição do NBB, o time do Vale do Paraíba se tornou o primeiro 11º colocado a conseguir vencer uma série de playoff na história do NBB.

Só alegria
Ao eliminar o Minas por 3 a 1, o Macaé venceu a primeira série de playoff de sua história e também se tornou apenas a segunda equipe 12ª colocada na fase de classificação a conseguir a façanha de avançar de fase nas Finais do NBB – a primeira foi Mogi, na última temporada.

Só no Jogo 5
Na fase quartas de final, três das quatro séries foram definidas apenas no quinto e decisivo jogo. Curiosamente, todas as equipes que atuaram em casa na partida de vida ou morte terminaram o jogo com a vitória e, consequentemente, a classificação para a semifinal.

Jamaal

Destaque o surpreendente Macaé, Jamaal foi o cestinha dos Playoffs do NBB 7 (Cleomar Macedo/Helbor)

Brilhou
O armador norte-americano Jamaal foi o destaque da grande campanha do Macaé na temporada 2014/2015. O ídolo da torcida macense foi o cestinha dos playoffs do NBB 7, com a alta média de 20,9 pontos por jogo.

Fim da série
O Franca venceu o Bauru na segunda partida da série quartas de final e, além de empatar em 1 a 1 o confronto, colocou um final na maior sequência de vitórias da história do NBB: 26 triunfos seguidos.

Marca considerável
Na quarta partida da série entre Mogi e Macaé, o cestinha da temporada Shamell anotou 32 pontos e conquistou a melhor atuação ofensiva de todo o playoff da sétima edição do NBB.

Especial
Com vitória por 3 a 1 sobre o Brasília, o Limeira deu sequência a sua temporada histórica e venceu pela primeira vez uma série de playoff do NBB. Antes da série contra os candangos, a equipe limeirense tinha campanha de cinco derrotas em cinco confrontos válidos pelas Finais do NBB.

Partida do ano
O Jogo 4 da série semifinal entre Mogi das Cruzes e Bauru, que terminou com vitória da equipe bauruense, por 98 a 91, decidida apenas na segunda prorrogação foi eleita pelo Blog Território LNB como a melhor partida da temporada 2014/2015 do NBB.

Alex Garcia, do Bauru

Com cinco Finais, o ala Alex Garcia é o jogador que mais disputou decisões da história do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Duas marcas
Com 12 assistências no Jogo 2 da série contra o Mogi, o armador Ricardo Fischer, do Bauru, bateu seu recorde pessoal no fundamento e também conquistou a melhor marca de passes decisivos dos playoffs do NBB 7.

2 em 1
Outro jogador que conquistou recorde pessoal e também da edição dos playoffs do NBB 7 foi o ala/pivô norte-americano Tyrone, que recuperou um total de 15 rebotes no Jogo 2 da série contra o Bauru.

Senhor Decisão
O ala Alex Garcia, do Bauru, disputou nesta temporada a quinta Final de NBB de sua carreira, e se tornou o atleta com mais participações em disputas de títulos da história do NBB.

Pela primeira vez
Com médias de 17,0 pontos, 6,0 rebotes e 5,5 assistências durante as duas partidas da Final do NBB 7, o armador argentino Nico Laprovittola foi eleito o MVP da decisão do NBB, o primeiro jogador que não atua no garrafão a venceu o troféu.

O maior da história #1
Com a vitória por 2 a 0 sobre o Bauru na Final do NBB 7, o Flamengo venceu seu quarto título de NBB e se tornou o maior campeão da história do campeonato nacional, desempatando o duelo com o tricampeão Brasília.

O maior da história #2
O experiente ala Marcelinho Machado venceu seu quarto título do NBB e se tornou o atleta mais vitorioso da história do principal campeonato do país.

JPF_4693

O Flamengo e o ala Marcelinho Machado se tornaram os maiores vencedores da história do campeonato nacional (João Pires/LNB)