#JOGAJUNTO

Curiosidades da Rodada 30

02-04-2015 | 06:08
Por Liga Nacional de Basquete

Caso vença o São José, Bauru chegará a 25 triunfos seguidos e será dono da maior sequência invicta da história do NBB; saiba tudo sobre os jogos desta sexta

Minas Tênis Clube x Pinheiros/SKY – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas

Adversário definido
Quinto colocado na fase de classificação, o Minas terá o Macaé (12º) como adversário na fase oitavas de final dos playoffs  NBB 7.

Posição garantida
Com vitória sobre o Uberlândia, na rodada passada, o Pinheiros garantiu mando de quadra e a sétima colocação da fase de classificação do NBB 7.

Pinheiros na frente
Minas e Pinheiros já se enfrentaram em 13 partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Estado de São Paulo possui vantagem de oito triunfos contra cinco dos mineiros.

???????????????????????????????????

Jefferson Campos foi o cara do Pinheiros na vitória sobre o Minas no 1º turno (Ricardo Bufolin/ECP)

Na batida dele
Contando com a melhor atuação do armador Jefferson Campos na temporada (23 pontos), o Pinheiros venceu o Minas no primeiro turno, pelo placar de 89 a 78.

Boa marca
Ao entrar em quadra para o duelo contra o Pinheiros, o ala Alex Oliveira, do Minas, completará a marca de 200 jogos em sua carreira no NBB.

Três seguidas
O Minas foi derrotado nas últimas três partidas que realizou na sétima edição do NBB, resultados negativos contra Limeira, Rio Claro e Palmeiras.

73-68
Os últimos dois jogos do Minas no NBB 7 terminou com o resultado de 73 a 68, ambos contra a equipe mineira.

Dois no Top5
O Pinheiros possui dois jogadores entre os cinco melhores reboteiros do NBB 7. O ala/pivô Felipe Ribeiro é o quarto melhor, com média de 6,7 sobras por jogo. Já o também ala/pivô Marcus Toledo recupera 6,5 rebotes, o quinto melhor no fundamento.

Melhor da carreira
Ainda no NBB 1, quando defendia as cores do Araraquara, o pivô André Bambu teve contra o Minas o melhor jogo de sua carreira, ao terminar com 26 pontos anotados.

Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sexta-feira, dia 03 de abril, às 20 horas

Só da Bauru
A equipe bauruense venceu 11 dos 13 confrontos diretos que realizou contra o São José na história do NBB.

Deu Bauru
Com o trio Murilo, Hettsheimeir e Alex somando para 53 pontos, o Bauru venceu o São José pelo placar de 90 a 71, no primeiro turno do NBB 7.

Alex, do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

O Bauru, do ala Alex Garcia, venceu o São José no primeiro turno do NBB por 19 pontos de diferença (Henrique Costa/Bauru Basket)

Cinco seguidas
O Bauru terminou com o resultado positivo nos últimos cinco encontros contra o São José no NBB. O último triunfo da equipe joseense aconteceu no NBB 4, no dia 04 de fevereiro de 2012.

Recorde igualado
O Bauru venceu as últimas 24 partidas que realizou na temporada 2014/2015 do NBB e igualou o recorde histórico de vitórias consecutivas no NBB, que pertencia ao Flamengo no NBB 1 – 24 triunfos seguidos.

História novamente?
Em caso de vitória sobre o São José, o Bauru chegará a 25 triunfos consecutivos na sétima edição do NBB e entrará para o livro dos recordes da competição como a maior sequência sem uma derrota na história do NBB.

Na verdade 32
Com as oito vitórias nos oito jogos que disputou na Liga das Américas, a real série invicta do Bauru na temporada é de 32 partidas.

Alex Garcia, do Bauru

Alex se tornou o terceiro jogador  a alcançar a marca de 4.000 pontos anotados na história do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Noite especial
Na rodada passada, na vitória sobre o Mogi das Cruzes, o ala Alex Garcia anotou 31 pontos – sua melhor marca no NBB 7, acertou sete arremessos de 3 pontos – empatou sua melhor marca da carreira – e se tornou o terceiro jogador na história do NBB a bater a marca de 4.000 pontos.

Dele também
O pivô Rafael Hettsheimeir também foi destaque do Bauru na última rodada do NBB 7, ao anotar 28 pontos – a melhor atuação ofensiva de sua trajetória no NBB.

Já estiveram lá
O armador Ricardo Fischer, do Bauru, iniciou sua trajetória no NBB com a camisa joseense, onde ficou por duas temporadas (NBB 3 e NBB 4). Já o pivô Murilo Becker atuou por três temporadas em São José (NBB 3, NBB 4 e NBB 5) e conquistou os troféus de vice-campeão, Cestinha e MVP da quarta edição do campeonato nacional.

Melhor da carreira
Ainda quando defendia as cores do Minas, na segunda edição do NBB, o pivô Drudi, do São José, teve em uma partida contra o Bauru a melhor atuação de sua carreira no fundamento rebotes, ao deixar a quadra com 15 sobras.

Pressão na Panela!
A equipe bauruense venceu os últimos 13 duelos realizados ao lado da fanática torcida bauruense. A última derrota em casa ocorreu ainda na primeira rodada do NBB 7, na partida contra o Brasília.

Liderança garantida
Também com o triunfo sobre o Mogi o Bauru garantiu o primeiro lugar da fase de classificação do NBB 7.

Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas

Franca na frente
Franca e Mogi das Cruzes já se enfrentaram em cinco duelos diretos no NBB, e a equipe francana possui vantagem mínima de três triunfos contra dois dos mogianos.

Acirrado
Com grande desempenho de Léo Meindl e Mata, com respectivos 24 e 17 pontos, o Franca bateu o Mogi pelo placar de 82 a 80, no duelo válido pelo primeiro turno do NBB 7.

Paulão enfrentará mais uma vez sua ex-equipe no NBB (Cleomar Macedo/Divulgação)

Paulão enfrentará mais uma vez sua ex-equipe no NBB (Cleomar Macedo/Divulgação)

Especial
O pivô Paulão Prestes, do Mogi das Cruzes, enfrentará mais uma vez sua ex-equipe Franca. Com a camisa francana no NBB 6, Paulão terminou como o quarto cestinha do campeonato, segundo reboteiro, e conquistou os prêmios de Melhor Pivô e de Jogador que Mais Evoluiu.

Melhor da carreira
Ainda com a camisa do Pinheiros, o ala Shamell, do Mogi das Cruzes, teve contra o Franca a melhor partida de sua carreira no NBB, ao sair de quadra com 37 pontos anotados.

Ginásio conhecido
Há dois anos, no NBB 5, Franca e Mogi se enfrentaram na 34ª rodada também na Arena Olímpica. Contando com quatro jogadores com mais de dez pontos, o Franca venceu o Mogi naquela ocasião, por 79 a 71.

Opostos
O Mogi é dono do terceiro melhor ataque do NBB 7, com média de 85,1 pontos por jogo. Já o Franca anota em média 76,5 pontos por partida, quarto pior ataque do campeonato.

Quarto também
Sofrendo apenas 77,1 pontos por partida, o Franca possui a quarta melhor defesa de toda a sétima edição do NBB.

Pôde sorrir
Após três derrotas seguidas no NBB 7, o Franca bateu o São José na rodada passada e voltou ao caminho das vitórias no campeonato.

Liga Sorocabana x Basquete Cearense – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas

Não pode perder
Se terminar o duelo contra o Basquete Cearense com derrota, a Liga Sorocabana estará automaticamente rebaixada do NBB.  Em caso de vitória

Retrospecto bom
A Liga Sorocabana venceu os últimos dois jogos que realizou ao lado de sua torcida no NBB 7, triunfos sobre Paulistano e Brasília.

A Liga Sorocabana conta com a torcida para vencer e torcer contra Rio Claro para continuar no NBB (Carolina Bertolli/Focalize)

A Liga Sorocabana conta com a torcida para vencer e torcer contra Rio Claro para continuar no NBB (Carolina Bertolli/Focalize)

Tem chances também
Existem duas opções que rebaixam o Basq uete Cearense do NBB:

– Em caso de derrota de Uberlândia e vitória de Rio Claro e Liga Sorocabana (por mais de 29 pontos), o Basquete Cearense é rebaixado.

– Em caso de vitória do Uberlândia, Rio Claro e Liga Sorocabana (por mais de 14 pontos), a equipe nordestina seria rebaixada da elite do basquete brasileiro.

Vai repetir?
Na última edição do NBB a equipe de Sorocabana também entrou nas duas últimas rodadas do campeonato precisando vencer ambos os jogos e torcer por tropeço do Goiânia para continuar na elite do basquete brasileiro. Mesmo com este cenário difícil, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues conseguiu tudo que precisava e continuou no NBB.

Cearense com vantagem
Liga Sorocabana e Basquete Cearense já se enfrentaram em cinco duelos diretos no NBB, e é a equipe da Região Nordeste do Brasil que tem vantagem no confronto, com quatro triunfos.

Deu Cearense
Com o trio Andrezão, Araujo e Fernando Fischer combinando para 46 pontos, o Basquete Cearense derrotou o a Liga Sorocabana no primeiro turno do NBB 7, pelo placar de 90 a 78.

Grande recuperação
A Liga Sorocabana chegou ver o Brasília abrir 17 pontos de diferença, foi conseguiu se recuperar, venceu a partida e ainda tem chances de continuar no NBB.

Ladrão de bolas
O armador norte-americano Worrell Clahar, da Liga Sorocabana, é dono da melhor média de roubos de bola no NBB 7, com 2,5 por jogo.

Flamengo x Winner/Limeira – Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas

Vantagem carioca
O Flamengo venceu oito dos 11 confrontos diretos que fez contra o Limeira na história do NBB.

Deu Limeira
Em um dos melhores jogos da fase de classificação do NBB 7, o Limeira contou com destaque de Nezinho (23 pontos) e David Jackson (18 pontos) para bater o Flamengo pelo placar de 78 a 73, no primeiro turno da temporada.

David Jackson, do Limeira, e Meyinsse, do Flamengo

O Limeira, do ala David Jackson, venceu o confronto direto contra o  Flamengo no primeiro turno do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Começou por lá
O ala/armador David Jackson, do Limeira, vencedor do prêmio de MVP da última edição do NBB, iniciou sua trajetória no campeonato nacional defendendo as cores do Flamengo, na temporada 2011/2012.

Reencontros
Além de Jackson, mais outros dois atletas do Limeira já atuaram com a camisa do Flamengo. Guilherme Teichmann defendeu as cores do Flamengo por três temporadas do NBB (NBB 1, NBB 2 e NBB 3), já Chris Hayes atuou no clube carioca somente no NBB 5.

Até o técnico!
Hoje técnico do Limeira, Dedé Barbosa, ainda como jogador, atuou com a camisa do Flamengo na temporada 2009/2010.

Meyinsse, do Flamengo, e Baxter, do São José

Meyinsse foi o grande destaque das últimas duas partidas do Flamengo no NBB (Gilvan Souza/Fla Imagem)

11 seguidas
O Flamengo saiu de quadra com vitória nos últimos 11 jogos que realizou no NBB. Além disso, a equipe rubro-negra está a oito partidas sem perder como mandante.

Blackjack
O pivô norte-americano Jerome Meyinsse anotou consecutivos 21 pontos e foi o principal destaque do Flamengo nas duas últimas rodadas do NBB 7.

Também já esteve do outro lado
Já o ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, atuou com a camisa do Limeira na temporada 2011/2012 do NBB e foi lá que ele conquistou a melhor média de sua trajetória no NBB (15,1 pontos por jogo).

Mais do que complicado
O Limeira venceu 11 dos 14 jogos que atuou como visitante na temporada 2014/2015 do NBB.

2º x 4º
O Flamengo detém o segundo melhor ataque do NBB 7, média de 89,8 pontos por partida. O Limeira, por sua vez, anota 83,1 pontos por jogo, quarta melhor marca da competição.

Ferrolho
Além de possuir um dos melhores ataques do NBB 7, a equipe limeirense é dona da terceira melhor defesa da competição, com apenas 79,3 pontos sofridos por partida.

O cara!
Destaque do sub-22 e também do profissional, o jovem armador Deryk Ramos anotou cinco pontos em cinco segundos, virou a partida e foi o herói da vitória limeirense contra o Macaé na última rodada do NBB 7.

Macaé Basquete x Rio Claro Basquete – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas 

Centenário
Com grande atuação ofensiva, o Macaé terminou o duelo contra o Rio Claro no primeiro turno do NBB 7 com vitória, pelo placar de 105 a 85.

A primeira
O triunfo contra o Rio Claro marcou a primeira vitória do Macaé como visitante contra equipes do Estado de São Paulo.

Fez história 
Mesmo com a derrota para o Limeira, o Macaé garantiu vaga para o primeiro playoff de sua história no NBB.

Já definido
Com a 12ª colocação, o Macaé enfrentará o Minas (5º) na fase oitavas de final dos playoffs da sétima edição do NBB.

Young, do Macaé, e Ronald Ramon, do Limeira

O Macaé contou com tropeços de seus rivais e conseguiu a classificação para os playoffs do NBB com uma rodada de antecedência (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Matemática
Ainda com chances de ser rebaixado do NBB, o único cenário que rebaixa o Rio Claro é a Liga Sorocabana vencendo sua partida e a equipe rio-clarense sendo derrotada pelo Macaé.

Quase idênticos
O Rio Claro anota em média 78,6 pontos por partida no NBB 7, já o Macaé não fica muito longe, com média de 78,5 pontos por partida.

Top5 ruim
O Macaé possui a quinta pior defesa do NBB 7, com média de 83,7 pontos sofridos por jogo. Já o Rio Claro é dono do segundo pior sistema defensivo,  já que sofre 84,2 pontos por partida.

Quatro seguidas
O Macaé foi derrotado nas últimas quatro partidas que fez no NBB 7, resultados negativos contra Brasília, São José, Mogi das Cruzes e Limeira, os três últimos como mandante.

Unitri/Pilhas Energizer x Palmeiras/Meltex – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 03 de abril, às 20 horas

Vantagem verde
O Palmeiras venceu três dos cinco confrontos diretos contra o Uberlândia na história do NBB.

Histórico
Uberlândia e Palmeiras protagonizaram no NBB 5 a partida mais longa da história do NBB. Após quatro prorrogações, a equipe alviverde, que jogava em casa, conquistou a vitória sobre os mineiros por 112 a 104.

Deu Palmeiras
Com grande duplo-duplo do pivô norte-americano Steven Toyloy (20 pontos e 10 rebotes), o Palmeiras derrotou o Uberlândia pelo placar de 79 a 68, no primeiro turno do NBB 7.

100% em Minas
O Uberlândia saiu de quadra com vitória nos dois jogos que realizou em seu ginásio contra o Palmeiras na história do NBB.

Stanic, do Palmeiras, e Ícaro, do Uberlândia

Stanic, do Palmeiras, é dono da melhor média de passes resultantes em cestas do NBB 7 (Fabio Menotti/Agência Palmeiras)

Liderando
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da melhor média de assistências do NBB 7, com 6,3 passes resultantes em cesta por partida.

No pódio
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é o terceiro reboteiro do NBB 7, com média de 7,1 sobras por partida. O jogador também é o terceiro que mais converte arremessos de dois pontos de todo o campeonato, com 4,7 bolas certeiras por jogo.

Parecidos
Uberlândia e Palmeiras possuem ataques parecidos no NBB 7. A equipe mineira anota em média 74,9 pontos por jogo, pior ataque do campeonato. Já o Palmeiras é dono do quinto pior ataque, média de 77,4 pontos por partida.

Melhor da carreira
Ainda com a camisa do Franca, o ala Jhonatan Luz, hoje no Palmeiras, teve contra o Uberlândia a melhor partida de sua trajetória no NBB, ao sair de quadra com 25 pontos anotados.