#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 9

11-12-2013 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

Pivô Cipolini, do Uberlândia, ultrapassa Teichmann e se torna o líder de enterradas da história do NBB; veja tudo sobre as partidas da nona rodada

Universo/Goiânia x Palmeiras/Meltex – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Quinta-feira – dia 12/12, às 19h30

O Palmeiras, dos pivôs Tiagão e Átila, é o quarto time que mais pega rebotes no NBB6 (João Pires/LNB)

O Palmeiras, dos pivôs Tiagão e Átila, é o quarto time que mais pega rebotes no NBB6 (João Pires/LNB)

Bem na área pintada
Com 33,75 rebotes por jogo, o Palmeiras é dono da quarta melhor média de sobras do NBB6, atrás apenas de Mogi, São José e Flamengo.

Bem fora
O Goiânia é o quinto time que mais acerta bolas de 3 pontos na sexta edição do NBB, com média de 8,86 por partida.

Goiânia na expectativa
A equipe goiana acumula três vitórias no NBB, uma delas foi conquistada como mandante, porém, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF). Os comandados de Márcio Andrade vão em busca de seu primeiro triunfo em terras goianas, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.

Engrenado
O clima do Palmeiras é dos melhores. A agremiação alviverde vem de duas vitórias consecutivas, diante de Franca e Uberlândia, ambas em casa. Agora, os comandados de Betão, que está invicto no comando do clube de Palestra Itália, almejam chegar ao terceiro resultado positivo seguido.

 

Macaé Basquete x São José/Unimed – Ginásio “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Quinta-feira – dia 12/12, às 19h30

Reboteiro
O ala/pivô Jefferson William, do São José, é o reboteiro do NBB6, com média de 10,5 sobras por jogo.

Não fica muito atrás
Do lado macaense também tem xerife: o ala/pivô argentino Espinoza, que acumula média de 9,29 rebotes por jogo, a quarta melhor da temporada 2013/2014 do NBB.

El ladrón
O armador dominicano do São José, Manny Quezada, é o jogador que mais rouba bolas no NBB6, com média de 2,25 carteiras batidas por confronto.

Retomada
O Macaé vinha de duas vitórias consecutivas, mas na última rodada, foi superado pelo Minas Tênis Clube, fora de casas, e teve sua sequência positiva interrompida.

Para voltar aos trilhos
Já o São José não sabe o que é vencer há três jogos. A equipe comandada por Edvar Simões foi derrotada pelo Espírito Santo, fora de casa, e por Limeira e Bauru, atuando em seu ginásio.

 

Unitri/Magazine Luiza x Paulistano/Unimed – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 12/12, às 20h00

Cipolini é o jogador que mais deu enterradas na história do NBB, com 182 cravadas (João Pires/LNB)

Cipolini é o jogador que mais deu enterradas na história do NBB, com 182 cravadas (João Pires/LNB)

“O rei das dunks”
O pivô Lucas Cipolini, do Uberlândia, é o rei das enterradas da história do NBB. Com as duas enterradas que deu na última partida, o atleta atingiu a marca de 182 cravadas e ultrapassou o ala/pivô Teichmann, do Limeira, que acumula 180 na conta.

Lá dentro é com ele
Cipolini é o líder em bolas de 2 pontos da atual temporada do NBB, com média de 8,14 por jogo.

Empatados
Uberlândia e Paulistano têm a mesma campanha no NBB6 (quatro vitórias e três derrotas – 57,1% de aproveitamento) e dividem a quarta posição.

Larga vantagem
No histórico do confronto entre Uberlândia e Paulistano ocorreram seis jogos, com cinco vitórias dos mineiros e apenas uma dos paulistas.

Mas não em Minas
A única vitória do Paulistano sobre o Uberlândia no NBB foi conquistada em solo paulista. A equipe do Triângulo Mineiro jamais foi superada pelos alvirrubro da capital do Estado de São Paulo jogando em seus domínios.

Prata no peito
Após ser superado pelo Bauru, que fechou a série final em 3 a 0 e ficou com o título, o Paulistano encerrou o Campeonato Paulista 2013 com a medalha de prata.

Embalado no NBB
Mesmo dividindo as atenções com o Estadual, o Paulistano não deixou de fazer boas partidas no NBB. A equipe dirigida pelo técnico Gustavo De Conti vem de duas vitórias consecutivas, ambas conquistadas em seu ginásio, contra Mogi das Cruzes e Basquete Cearense.

Robert Day é o segundo cestinha do NBB6 (João Pires/LNB)

Robert Day é o segundo cestinha do NBB6 (João Pires/LNB)

Segundo
O ala norte-americano da equipe uberlandense Robert Day é o segundo cestinha do NBB6, com média de 21,43 pontos por jogo. O atleta ainda é o segundo jogador que mais converte bolas de 3 pontos na competição, com média de 3,86 por partida.

Mas primeiro
Day é o dono da maior média de eficiência da atual temporada do NBB. O camisa 31 registra em média 22,43 pontos de valoração por confronto.

Dia de Day?
Além de estar embalado pelas altas médias no campeonato, Robert Day tem outro motivo para se motivar para o duelo desta quinta-feira: o camisa 31 costuma ir muito bem em partidas contra o Paulistano. Em cinco jogos disputados contra o clube da capital paulista na história do NBB, o ala nascido nos Estados Unidos foi o cestinha de quatro deles e soma média total de 20,2 pontos por confronto.

Sem engasgar
O Uberlândia quer embalar de vez no NBB. Os comandados de Hélio Rubens começaram o campeonato com duas vitórias seguidas, contra Basquete Cearense e Mogi, depois perderam dois jogos de maneira consecutiva, para Franca e Goiânia, logo depois passou pelo Pinheiros, mas não engrenou novamente ao ser derrotado pelo Palmeiras, e por fim, na última rodada, derrubou o atual campeão sul-americano Brasília, em casa.

Último encontro
No segundo turno da fase de classificação da temporada passada, o Uberlândia passou pelo Paulistano, jogando em casa, por 86 a 75, com grande atuação de Robert Day, cestinha do duelo, com 24 pontos.

 

Mogi das Cruzes/Helbor x Espírito Santo Basquetebol – Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 12/12, às 20h00

Capixabas invictos
O Espírito Santo Basquetebol, quando ainda nomeado de Vila Velha, venceu as duas partidas que disputou contra o Mogi no NBB, pelo placar de 92 a 85 em casa, e por 85 a 76 quando atuou longe de seus domínios.

1.000
O pivô Daniel Alemão precisa de apenas cinco pontos para atingir a marca de 1.000 pontos na história do NBB.

Dominando
Alemão é o segundo jogador que mais pegou rebotes na atual temporada do NBB, com 73 sobras, que originaram a média de 9,75 por jogo, a terceira melhor do campeonato.

150
O ala capixaba Eddy fará, nesta quinta-feira, sua partida de número 150 na história do NBB.

Recuperação
O Espírito Santo estava invicto no NBB, mas emplacou uma sequência negativa de três derrotas consecutivas, todas por mais de 16 pontos de diferença, para Limeira, Macaé e Flamengo.

Desfalque
O Mogi das Cruzes entrará em quadra sem o armador Gustavinho, que por conta da uma lesão no joelho, só voltará a atuar pela equipe mogiana no início de 2014.

 

SKY/Basquete Cearense x Minas Tênis Clube – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 12/12, às 21h00 (de Brasília)

Felipe Ribeiro pode ser o oitavo jogador a completar 1.000 rebotes na história do NBB (João Pires/LNB)

Felipe Ribeiro pode ser o oitavo jogador a completar 1.000 rebotes na história do NBB (João Pires/LNB)

Perto do 1.000!
O ala/pivô e capitão do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro, está a seis rebotes de alcançar a marca de 1.000 no NBB. Se isto se concretizar, ele será o oitavo jogador a atingir três dígitos no ranking de rebotes da história e se juntará a Jefferson William (SJO), Teichmann (LIM) Guilherme Giovannoni (BRA), Drudi (CEA), Shilton (FLA), Murilo Becker (BAU) e o líder absoluto Olivinha (FLA).

1 a 1
Nos duelos que Basquete Cearense e Minas fizeram no NBB5, temporada de estreia da equipe nordestina, cada equipe venceu um duelo jogando em casa. Ainda nenhum visitante levou a melhor na história do confronto.

Opostos
Enquanto o Minas está pegando o embalo no NBB e vem de duas vitórias consecutivas, Basquete Cearense não sente o gosto da vitória há três partidas, sequência que deixou os nordestinos na lanterna da sexta edição do maior campeonato do país.

Já esteve lá
O pivô Drudi, do esquadrão da Região Nordeste, atuou pelo Minas na segunda edição do NBB.

Desfalques
O pivô Adriano Machado, lesionado, continuará desfalcando o Minas na temporada 2013/2014 do NBB. O atleta faria o reencontro com o Basquete Cearense, equipe em que atuou na edição passada do campeonato nacional.

 

Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 12/12, às 21h00

Os donos da América
A partida marcará o encontro do atual campeão da Liga das Américas, Pinheiros, contra o atual campeão da Liga Sul-Americana, o Brasília.

Rafael Mineiro pode completar 1.500 pontos e 100 tocos na história do NBB (João Pires/LNB)

Rafael Mineiro pode completar 1.500 pontos e 100 tocos na história do NBB (João Pires/LNB)

No estouro!
A última partida entre Brasília e Pinheiros foi emocionante. Jogando em São Paulo (SP), o jogo foi decidido apenas no último lance, quando Rafael Mineiro acertou um arremesso de 3 pontos no estouro do cronômetro e deu a vitória ao clube pinheirense, por 92 a 89. Na ocasião, o camisa 12 ainda encerrou o jogo com 20 pontos na conta.

12
Ao fazer seus dois primeiros contra o Brasília, o ala/pivô Rafael Mineiro, camisa 12 do Pinheiros, atingirá a marca de 1.500 pontos no NBB, curiosamente em pleno dia 12/12.

E 100
Rafael Mineiro precisa de apenas um toco pra ultrapassar a marca de 100 bloqueios e ser o oitavo jogador na história do NBB a alcançar este feito e se juntar a um seleto grupo de atletas que chegaram a três dígitos nas rejeições:

Murilo, do Bauru (174), Teichmann, do Limeira (165), Estevam, ex-Uberlândia (144), Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense (135), Morro, do Pinheiros (132), Alex Garcia, do Brasília (121), e Chico, ex-São José (109).

Duas semis, duas vezes Brasília
As equipes já decidiram vaga para a Final do NBB em duas oportunidades, e nas duas deu Brasília, ambas por 3 a 2 (2010/2011 e 2011/2012)

Candangos na frente
O confronto entre Brasília e Flamengo aconteceu 19 vezes na história do NBB, e o esquadrão do Distrito Federal levou a melhor em 12 e os pinheirenses em sete.

As duas últimas
O Pinheiros superou o Brasília nos dois encontros válidos pela temporada passada do NBB.

Duelo de arsenais
O duelo desta quinta-feira colocará frente a frente os dois melhores ataques do NBB6: o Brasília é o primeiro, com média de 83,33 por jogo, já o Pinheiros vem logo atrás e faz média 82,88 pontos por encontro.

Mãos afiadas

A alta média de pontos das duas equipes pode ser justificada também pelo grande número de bolas de 3 pontos que elas convertem. O Brasília é o time que mais acerta tiros longos na temporada 2013/2014 do NBB, com média de 10,83 por jogo, enquanto o Pinheiros encesta 10,38 por duelo.

Ele é o cestinha
O ala Leandrinho Barbosa, do Pinheiros, é o cestinha do NBB6, com média de 22,2 pontos por jogo.

Arthur precisa de uma bola de 3 pontos para completar 300 no NBB (João Pires/LNB)

Arthur precisa de uma bola de 3 pontos para completar 300 no NBB (João Pires/LNB)

Falta uma
Quando converter sua primeira bola de 3 pontos no jogo, o ala Arthur, do Brasília, terá se tornado o 11º jogador a atingir a marca dos 300 tiros longos certos na história do NBB.

Opostos
Enquanto o Pinheiros faz bela campanha e ocupa a vice-liderança do NBB, o Brasília está na 14ª colocação e vai em busca da recuperação no campeonato.

Desfalques
O Pinheiros entrará em quadra sem o armador Paulinho Boracini, com uma lesão no calcanhar direito, e o pivô norte-americano Toyloy, que se recupera de uma cirurgia no dedão do pé esquerdo. Pelo lado do Brasília, a ausência fica por conta do ala Alex Garcia, que segue se recuperando de um estiramento no músculo adutor da coxa direita.