#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Data marcada

04-01-2018 | 12:08
Por Liga Nacional de Basquete

Leandrinho fará sua estreia pelo Franca neste sábado, no duelo diante do Vitória, no Pedrocão; partida terá transmissão ao vivo da Band

Leandrinho será o primeiro campeão da NBA a atuar no NBB CAIXA (NBA/Getty Images)

Está chegando a hora de Leandrinho Barbosa vestir a camisa do Sesi/Franca Basquete pela primeira vez. Grande contratação do NBB CAIXA nesta temporada, o ala/armador fará sua estreia pela equipe paulista neste sábado, diante do Universo/Vitória, em partida que terá transmissão ao vivo da Band.

Anunciado pelo Franca no dia 11 de novembro, Leandrinho concluiu o tratamento de uma lesão na lombar e está liberado para jogar. Treinando há praticamente um mês com seus novos companheiros, o jogador campeão da NBA com o Golden State Warriors fará um retorno gradativo.

“O Leandrinho vem treinando há praticamente 25 dias. Hoje ele não está 100% fisicamente, mas está próximo dos 70%. Na parte tática uns 60%, 70% do conhecimento. Ele vai ser usado, ganhar tempo de quadra gradativamente. Vai depender do jogo a jogo, preservando a parte física”, explicou o comandante francano Helinho.

A última partida oficial de Leandrinho aconteceu no dia 24 de março do ano passado. De lá para cá, o jogador concentrou suas atenções em sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular.

“Ele está totalmente liberado. Nosso cuidado em relação ao tempo de jogo é pelo risco de uma nova lesão. Ele está ganhando tanto na parte física, quanto na parte tática”, disse o técnico Helinho.

Aos 34 anos, Leandrinho fará sua terceira passagem pelo NBB CAIXA. Durante o locaute da NBA, na temporada 2011/2012, o jogador disputou seis partidas pelo Flamengo. Depois, na temporada 2013/2014, realizou oito jogos com a camisa do EC Pinheiros antes de assinar com os Warriors, equipe em que foi campeão da liga norte-americana em 2014/2015.

Atleta da Seleção Brasileira desde 2002, Leandrinho se consolidou como um dos principais jogadores do país. Na NBA, o ala/armador fez parte de grandes elencos e também conquistou o prêmio de Melhor Sexto Homem, na temporada 2006/2007, jogando pelo Phoenix Suns. Ao todo, na principal liga de basquete do planeta, o brasileiro disputou 850 jogos e teve média de 10,6 pontos por partida. Além de Warriors e Suns, também atuou por Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics.