#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De nível internacional

16-07-2014 | 05:40
Por Liga Nacional de Basquete

Franca anuncia contratação do renomado ala argentino Marcos Mata, que estava no basquete espanhol; jogador disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012

Mata é nome frequente nas convocações recentes da seleção argentina (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Mata é nome frequente nas convocações recentes da seleção argentina (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Vivo/Franca acertou uma contratação de nível internacional para a próxima temporada do basquete brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe do interior paulista anunciou a chegada do renomado ala argentino Marcos Mata, que estava atuando pelo Cajasol Sevilla, da Espanha.

Dono de um currículo invejável e com diversas convocações para a seleção de seu país natal, Mata viverá sua primeira experiência em solo brasileiro. Aos 27 anos, o ala, de 2,01m de altura, é o quinto reforço confirmado pelo esquadrão francano para as disputas do Campeonato Paulista 2014 e do NBB 2014/2015 – antes chegaram os pivôs Léo Waszkiewicz e André Luiz e os armadores Carlos Cobos e Helinho.

“Essa contratação representa um marco na história do Franca Basquete. Trouxemos um jogador excelente, que tem potencial para jogar em qualquer lugar do mundo e que escolheu se juntar ao nosso elenco e trazer ainda mais força e tradição para nosso time”, afirmou o presidente do clube, Paulo Nocera.

Mata estreou na seleção argentina em 2008 e desde então disputou todas as competições internacionais pelo país (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Mata é um dos principais nomes da Argentina para a disputa do Sul-Americano  (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Convocado para a seleção argentina para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que terá início na próxima semana, Mata também tem grandes chances de representar o país na Copa do Mundo da Espanha. Assim como o Brasil, a Argentina convocou apenas dez jogadores para a competição e as duas vagas restantes serão preenchidas por atletas que se destacarem no torneio continental.

Um dos grandes nomes do basquete argentino na atualidade, Mata fez parte da seleção argentina nas três últimas grandes competições internacionais. Primeiro, ainda com status de promessa, substituiu Nocioni, então lesionado, e atuou no Mundial de 2010, na Turquia.

Depois, em 2012, já consolidado como atleta de ponta no país, foi convocado por Júlio Lamas e disputou os Jogos Olímpicos de Londres. Por fim, no último ano, foi um dos destaques do esquadrão albiceleste na Copa América 2013. Além disso, Mata ainda tem em seu currículo três Campeonatos Sul-Americanos disputados (2008, 2010 e 2012).

Para chegar à seleção, Mata escreveu seu nome na história da Liga Nacional Argentina. Revelado pelo Peñarol de Mar del Plata, o jogador jamais vestiu a camisa de outra equipe em seu país natal e foi um dos destaques do tricampeonato nacional conquistado pelo time então dirigido pelo técnico Sérgio Hernandez entre os anos de 2010 e 2012. Ao lado do armador Campazzo e do experiente ala/pivô Léo Gutierrez, o ala teve participação ativa e efetiva nos títulos.

Depois de se consolidar na Liga Argentina e também na seleção, Mata viveu sua primeira experiência em solo europeu durante a última temporada. Titular em 26 das 37 partidas disputadas pelo Sevilla na Liga Endesa, o argentino anotou registrou atuou em média por 24,7 minutos e registrou os seguintes números 7,8 pontos e 3,5 rebotes por partida.

Pelo Peñarol, Mata atuou diversas vezes contra times brasileiros em torneios continentais (Demian Schleider/FIBA Américas)

Pelo Peñarol, Mata atuou diversas vezes contra times brasileiros em torneios continentais (Demian Schleider/FIBA Américas)