#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De olho no topo

24-02-2017 | 05:53
Por Vicente Machado

Buscando se firmar no G-4 do NBB CAIXA 16/17, Vitória e Mogi fazem confronto direto neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Colados na tabela de classificação, Vitória e Mogi fazem batalha neste sábado, buscando se firmar no G-4 do NBB CAIXA 16/17 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Terceiro e quarto colocados, respectivamente, Universo/Vitória e Mogi das Cruzes/Helbor farão um duelo mais que especial neste sábado de carnaval (25/02). A bola subirá às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, com transmissão ao vivo da Band, para um confronto direto em que os dois times buscam se firmar no G-4 e se aproximar ainda mais dos líderes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Com 14 triunfos em 20 partidas no NBB CAIXA 16/17, o Vitória assumirá a segunda colocação caso vença o Mogi neste sábado, pois igualará a campanha do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, atual dono da posição, e o time nordestino tem vantagem no confronto direto. Um triunfo também aproximará o Leão do líder Flamengo, que com a derrota nesta quinta-feira (23/02) para o Paulistano/Corpore, passou a ter o mesmo número de resultados negativos do rubro-negro baiano (seis).

E o momento para que isto ocorra é perfeito para o Vitória. Com cinco vitórias consecutivas, o time baiano tem a maior sequência vigente no NBB CAIXA 16/17, após Gocil/Bauru Basket e Franca Basquete/Magazine Luiza perderem na última rodada. O quinto triunfo seguido veio na quarta-feira (22/02), quando o rubro-negro baiano recebeu o Campo Mourão Basquete e venceu, por 86 a 79, após um quarto final espetacular dos dois times.

A derrota do Bauru também foi decisiva para o Mogi, que voltou ao G-4 do NBB CAIXA 16/17. A equipe comandada por Guerrinha havia vencido o Solar Cearense, por 85 a 77 (com prorrogação), na quarta, mas continuava na quinta colocação. Com o resultado negativo do rival paulista, os mogianos passaram a ter campanha idêntica aos bauruenses e a vitória expressiva, por 89 a 66, no único confronto direto entre os times na temporada, jogou novamente o atual campeão paulista e sul-americano para uma das quatro primeiras posições.

“Eles têm jogadores muito parecidos com as características dos nossos, com três americanos que têm muito espaço nas decisões do time. Vamos tentar neutralizar isso para levar vantagem. Esse será o nosso trabalho amanhã para sair com uma vitória que nos coloca em uma posição muito boa”, disse Guerrinha, técnico do Mogi.

Apesar de recente, já que o Vitória entrou no NBB CAIXA na temporada passada, o confronto direto entre os dois times já carrega uma história grande. As equipes se enfrentaram na fase oitavas de final dos playoffs da edição 15/16, e o Mogi levou a melhor por 3 a 0 na série, com vitórias por 74 a 72, 81 a 67 e 81 a 58.

Há pouco mais de um mês (22/01), os dois times se enfrentaram na partida válida pela oitava rodada do NBB CAIXA, adiada devido aos compromissos mogianos na Liga Sul-Americana. Depois de um primeiro tempo espetacular do Mogi, o Vitória reagiu de forma fulminante na segunda metade da partida, mas não conseguiu alcançar o time paulista, que ficou com a vitória, por 75 a 72.