#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De primeira linha

23-10-2013 | 02:19
Por Liga Nacional de Basquete

Evento em Brasília marca 1ª entrega dos novos aparelhamentos da parceria do Ministério do Esporte com a LNB; equipes do NBB receberão piso, tabelas e placar

Para esta temporada, as equipes que fazem parte do quadro do NBB terão uma novidade importante. Não se trata de nenhum novo jogador ou membro da comissão técnica e sim de uma nova e moderna estrutura para seus ginásios.

Em uma parceria do Ministério do Esporte com a Liga Nacional de Basquete (LNB), todas as equipes participantes da sexta edição da maior competição de basquete do país receberão um piso flutuante desmontável, um par de tabelas no padrão FIBA (Federação Internacional de Basquete) e um placar eletrônico feito exclusivamente para jogos de basquete.

Tricampeão do NBB entre os anos de 2010 e 2012, o Uniceub/BRB/Brasília foi a primeira equipe a receber o novo kit de materiais de última geração. Para marcar a entrega foi realizado um evento no local que abriga as partidas do esquadrão candango, o Ginásio da Asceb, na capital federal.

Estiveram presentes na cerimônia: Sr. Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Sr. Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB, Sr. Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Rodrigo Costa, diretor de marketing do Uniceub, e Allann Andrade, presidente da Federação de Basquete do Distrito Federal. Além das autoridades, todos os atletas das equipes adulta e Sub-22 do Brasília também acompanharam de perto o evento.

“Essa entrega é uma homenagem do Governo Federal e do Ministério co Esporte a todos que se dedicam ao basquete brasileiro. O basquete é a modalidade que mais estamos envolvidos. Além deste convênio para a entrega destes novos aparelhamentos, temos a parceria para a realização da LDB, quem é a competição de base mais bem estruturada de todo o Brasil, e ainda participamos das preparações das Seleções masculinas e femininas, tanto adultas como de base”, disse Leyser.

[galeria id=”43351″]

“Não vamos ter outro momento como esse e temos que aproveitar para deixar um ótimo legado para depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016”, completou o Secretário, um dos principais responsáveis pela realização do convênio entre Ministério e LNB.

Iniciativa inédita no país, a parceria do Ministério do Esporte com a LNB investirá R$ 5,4 milhões na compra de aparelhos de padrão internacional e de última geração para as principais equipes da modalidade da bola laranja no Brasil. Além dos 17 clubes participantes da sexta edição do NBB, outras duas equipes, que serão designadas após a criação da Segunda Divisão do campeonato nacional, também receberão o material.

“Essa infraestrutura é tudo que o basquete precisa. É um fato histórico para a modalidade e esse kit de materiais é muito necessário para o aprimoramento do esporte no Brasil. Queremos estar à altura dos grandes países no basquete e estamos no caminho certo. Temos que aproveitar este momento histórico, dar as mãos e trabalhar pela unidade do nosso esporte. Quero mostrar para o Ministério que esse trabalho deles não é em vão”, afirmou Kouros.

Até o mês de abril do próximo ano, todas as equipes já estarão com os novos materiais em mãos. Então, os times poderão usufruir de melhores condições para treinos e jogos e também para o desenvolvimento de seus times de base. Além disso, os materiais permitirão que todos os clubes disputem o NBB em igualdade de estrutura.

“Esse projeto é de extrema importância para nós atletas. No começo das conversas com a LNB esse era um dos tópicos a serem resolvidos e fico muito feliz que tudo deu certo. Tínhamos muita dificuldade de treinar em um tipo de piso, com um tipo de tabela e ir jogar em outras praças onde tudo era diferente. Agora vai ser tudo padronizado e isso ajuda não só os jogadores como também proporcionar um maior espetáculo para o público. Está todo mundo de parabéns por essa iniciativa”, exaltou o ala/pivô do Brasília e presidente da AAPB (Associação dos Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil), Guilherme Giovannoni.

Com as novas estruturas, todos os ginásios dos times participantes do NBB terão o mesmo aparelhamento. Na visão do experiente ala/armador Alex Garcia, que já atuou na NBA e também na Europa, essa inovação é um grande passo para o basquete brasileiro se igualar às principais potências da modalidade no mundo.

“Essa padronização facilita para todos os jogadores. É um avanço enorme para todos aqui no Brasil. A gente fica feliz por tudo isso que está acontecendo no basquete brasileiro. Quando cheguei nos Estados Unidos, vi todo esse tipo de estrutura e eu fiquei bastante impressionado e entusiasmado. Tanto que queria ficar a maior quantidade de tempo na quadra. Agora ter algo assim aqui no Brasil é fantástico”, explicou Alex, que vestiu as camisas do San Antonio Spurs e do New Orleans Hornets na liga norte-americana de basquete.