#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De primeiro mundo!

27-09-2016 | 11:32
Por Liga Nacional de Basquete

Palco do Torneio Super Four e recém-inaugurada, Arena do Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), impressiona pela estrutura e arranca elogios dos atletas

Estrutura de primeira: Arena da CFO tem características semelhantes aos principais ginásios do planeta (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Estrutura de primeira: Arena da CFO tem características semelhantes aos principais ginásios do planeta (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Palco do Torneio Super Four Rio-Nordeste, a Arena do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza (CE), é certamente um dos mais modernos ginásios do Brasil. Recém-inaugurada, a arena recebeu pela primeira vez uma competição de alto rendimento com as disputas do torneio preparatório para o NBB CAIXA 2016/2017.

Com início no último domingo (25/09) e término nesta terça-feira (27/09), o Super Four colocou frente a frente quatro equipes que disputarão a próxima temporada do NBB CAIXA. São elas: Flamengo, Vasco da Gama, Universo/Vitória e o anfitrião Solar Cearense. E o palco foi um dos mais modernos ginásios do país.

+ Vasco vence a segunda e garante título do Super Four com uma rodada de antecedência; saiba mais

Com capacidade para mais de 17 mil pessoas sentadas e uma modernidade que impressiona, a Arena do CFO tem certas semelhanças com a Arena Olímpica do Rio (antiga HSBC ARENA), que já foi palco da decisão do NBB CAIXA em algumas oportunidades.

“É realmente incrível este ginásio e ele está no mesmo nível dos principais ginásios do mundo, com certeza. Estou aqui no Brasil há cinco anos e algo como isso eu só tinha visto quando disputei a Final da temporada 2013/2014 com o Paulistano lá na HSBC Arena, lá no Rio de Janeiro”, disse o armador norte-americano Kenny Dawkins, do Universo/Vitória.

Após receber as disputas do Torneio Super Four, a Arena do CFO será palco também de partidas do Solar Cearense ao longo da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA. A equipe do técnico Alberto Bial usará o moderno ginásio em alguns jogos durante a nona edição do maior campeonato de basquete do país, mas também mandará alguns confrontos no Ginásio Paulo Sarasate, sua antiga casa.

“Estamos muito felizes de termos aqui na nossa casa um ginásio dessa magnitude. Isso acaba valorizando ainda mais o Basquete e o esporte de maneira geral por aqui. Desde que cheguei em Fortaleza, passamos por diversos outros ginásios e hoje em dia poder contar com algo como essa arena é motivo de muito orgulho. É sem dúvidas o ginásio mais bonito em que já estive”, exaltou Davi Rossetto, capitão do Solar Cearense.

Telão central, climatizada e 17 mil cadeiras: Arena da CFO é 'nível NBA' (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Arena do CFO deve receber algumas partidas do Solar Cearense na temporada 2016/2017 do NBB CAIXA (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Complexo esportivo recém-construído na capital cearense, o CFO faz parte do legado deixado pelo Ministério do Esporte pela passagem dos Jogos Olímpicos pelo Brasil em 2016 e dentre suas modernas instalações possui esta arena multiuso climatizada, com um telão central “nível NBA” e capacidade para mais de 17 mil pessoas sentadas

“Esse ginásio é de primeiro mundo. As instalações são muito bonitas e modernas. Estivemos recentemente lá na NBA e esta arena aqui não deve nada ao que vimos por lá. É um prazer jogar em uma arena tão bonita como essa e eu espero poder voltar mais vezes para jogar aqui”, disse o ala/pivô Olivinha, do Flamengo.

Antes da realização do Torneio Super Four, a Arena do CFO tinha recebido apenas um show da banda alemã de rock Scorpion, além de etapas locais dos Jogos Escolares, com partidas de futsal e handebol. Agora, o local foi “batizado” por um torneio de basquete profissional.

“O ginásio é muito lindo. É um choque na hora que você entra e vê toda essa estrutura. Fortaleza está de parabéns por ter uma arena como essa. Fico muito feliz de ver que o basquete está se desenvolvendo aqui no Nordeste, principalmente por conta do ótimo trabalho feito pelo Solar Cearense”, declarou o pivô Murilo Becker, do Vasco.

Além da moderna arena, o CFO ainda possui pista de atletismo de padrão internacional, uma piscina olímpica e mais de 200 apartamentos para hospedagens de atletas. Isso sem falar em toda a estrutura de “bastidores”, como salas de fisioterapia, lavanderia, entre outros.

Arena do CFO

Telão central, climatizada e 17 mil cadeiras: Arena do CFO é ‘nível NBA’ (Stephan Eilert/Solar Cearense)