#JOGAJUNTO

Liga Ouro

De virada

03-03-2017 | 10:56
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo emocionante, Botafogo vira para cima do Santos (AP) no segundo tempo e vence na abertura da Liga Ouro 2017

Não faltou emoção no jogo que abriu a edição de 2017 da Liga Ouro. Jogando diante do apoio da sua torcida em Macapá, o Santos (AP) chegou a abrir vantagem de dois dígitos sobre o Botafogo no duelo desta sexta-feira. Mas o time carioca contou com boa atuação de Jamaal na segunda metade para reagir e sair de quadra com a vitória por 66 a 63.

O cara: O armador Jamaal foi o cestinha da partida com 18 pontos, sendo que 13 deles foram anotados ao longo da segunda metade, e comandou a vitória do Botafogo. Além disso, o norte-americano saiu de quadra com quatro assistências.

Não foi só ele: Outro destaque do triunfo do Botafogo foi o pivô Rodrigo Bahia, que colaborou com 16 pontos e quatro rebotes. Já o ala Wes apareceu com 12 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Pelos lados do Santos (AP), chamou a atenção o fato de quatro jogadores terem atingido os dois dígitos em pontuação: o ala Lima (15), o ala-pivô Ricardo (13), o ala Luizinho (12) e o armador Luis Felipe (10).

Fala aí: “Nós encontramos um pouco dificuldade de jogar junto no começo. Mas fez toda a diferença quando tivemos a atitude de ganhar o jogo e nos impusemos”, declarou Feliz, que colaborou para a vitória do Botafogo com sete pontos e cinco rebotes.

Começou com tudo: Depois de um certo equilíbrio nos minutos iniciais, o Santos (AP) disparou na reta final do primeiro quarto ao anotar nove dos últimos 11 pontos do período. O Botafogo até tentou reagir em seguida, mas o time da casa seguiu no controle da partida e foi para o intervalo mantendo a distância de dez pontos: 38 a 28. Essa liderança passou pelo trabalho eficiente da defesa, que forçou oito erros ofensivos do time carioca e o limitou a um aproveitamento de 33,7% dos pontos tentados na primeira metade.

Reação dos visitantes: Os dois times demoraram quase três minutos para pontuar no terceiro quarto. A série de erros só chegou ao fim depois de uma cesta do pivô Rodrigo Bahia bem próximo ao aro. O lance acabou marcando o início da reação do Botafogo, que rapidamente encostou no marcador e chegou até a passar a frente em alguns momentos.

Equilíbrio na reta final: Depois desta aproximação do Botafogo, as equipes se alternaram algumas vezes na liderança e permaneceram próximas até os instantes derradeiros. Quando restavam 24 segundos para o fim, Jamaal acertou dois lances livres e deixou o time carioca com vantagem de 63 a 61. Em seguida, Lima sofreu falta de Feliz e teve a chance de empatar o jogo, mas errou um dos arremessos.

Sequência de lances livres: Não restou outra alternativa ao Santos (AP) a não ser cometer a falta em cima de Jamaal, que converteu ambos os lances livres e deu ao Botafogo uma liderança de três pontos: 65 a 62. A dois segundos do fim, o time carioca optou por fazer uma falta e dar dois lances livres ao adversário. Luizinho acertou ambos os tiros e voltou a baixar a diferença para dois pontos. Em seguida, foi a vez de os mandantes recorrerem à falta. Wes converteu o primeiro arremesso e errou o segundo, mas já não havia mais tempo para a equipe local tentar o empate.

E agora? Os dois times voltam a se enfrentar no domingo, novamente em Macapá. A partida terá início às 11h (de Brasília).