#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta

23-03-2018 | 06:49
Por Liga Nacional de Basquete

Após seis meses ausente se recuperando de lesão no tornozelo, Alexey está recuperado e reforça Franca contra Vasco, neste sábado

Destaque Jovem da última temporada, Alexey é um dos maiores nomes do basquetebol brasileiro para os próximos anos. Neste sábado (24/03), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Pedrocão, o armador voltará a atuar depois de quase seis meses ausente das quadras. Recuperado de uma cirurgia no tornozelo, o camisa 4 francano será uma das atrações do duelo contra o Vasco da Gama, com transmissão ao vivo da Band.

“O Alexey foi submetido a uma cirurgia, para reconstrução do ligamento deltóide do tornozelo esquerdo, tudo coordenado pelo departamento médico do Franca. São três meses de pós operatório e ele se recuperou muito bem. Nesta semana ele voltou a realizar atividades em quadra, teve um desempenho satisfatório e, com isso, foi relacionado para a partir deste sábado pelo técnico Helinho (Garcia). Ele ainda segue em um processo de recuperação, principalmente da força e da impulsão, e nós esperamos que nos playoffs ele possa estar completamente recuperado”, declarou Rogério Barbosa, fisioterapeuta do Franca.

Caracterizado pelo grande potencial físico e enorme disposição dentro das quatro linhas, Alexey é aquele jogador que todo técnico gostaria de ter em seu time. Nascido e criado em Franca (SP), o armador chegou ao basquete profissional na temporada 14/15, em que fez sua estreia no NBB CAIXA.

Após duas temporadas atuando pelo time de cima e sendo um dos destaques da LDB, Alexey aceitou disputar a Liga Ouro 2016 pelo Campo Mourão Basquete. Peça fundamental do elenco, o armador foi muito importante na grande campanha realizada pela equipe paranaense, que fechou a fase de classificação com a melhor campanha e terminou com vice-campeonato.

Com o ótimo desempenho na Liga Ouro, Alexey retornou ao Franca no início da temporada 2016/2017. Após grande participação no Campeonato Paulista, o armador ganhou confiança e foi um dos principais nomes da equipe no NBB CAIXA 16/17. Com médias de 10,6 pontos, 3,2 rebotes, 5,6 assistências e 1,4 roubos de bola por partida, o camisa 4 francano foi eleito o Destaque Jovem da competição.

Destaque Jovem do último NBB CAIXA, armador voltará às quadras após seis meses se recuperando de lesão no tornozelo (Newton Nogueira/Divulgação)

No Campeonato Paulista 2017, Alexey era um dos grandes nomes da belíssima campanha do Franca na fase de classificação. Porém, na reta final da competição, o armador sofreu uma torção no tornozelo esquerdo, não tão grave. De volta às quadras, o camisa 4 francano voltou a torcer o mesmo tornozelo e acabou rompendo o ligamento deltóide. Com isso, Alexey passou por cirurgia e teve longa recuperação.

“Estou muito feliz em poder voltar às quadras. A ansiedade é imensa para o jogo deste sábado, por eu poder voltar a atuar e sentir a energia da torcida. Foi um momento muito complicado em minha carreira, não poder ajudar meu time e jogar basquete, que é coisa que eu mais amo fazer. Estou me sentindo bem fisicamente, sem dores, e agora é só expectativa para entrar em quadra”, afirmou Alexey.

Já confirmado na terceira colocação, o Franca encerrará sua participação na fase de classificação na terça-feira (27), diante do Botafogo, dentro de casa. A principal atenção da equipe paulista ficará para ver quem serão seus possíveis adversários nas quartas de final. Neste momento, o confronto que definirá o rival francano seria entre Universo/Vitória (6º) e o próprio Vasco (11º).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.