#JOGAJUNTO

Liga Ouro

De volta à elite

13-05-2014 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Tradicional praça do basquete brasileiro nos anos 80 e 90, Rio Claro sela sua volta à elite do basquete brasileiro e volta a estar entre os principais clubes do país

Campeões nacionais e das Américas, Rio Claro está de volta à elite do basquete brasileiro (Luiz Pires/LNB)

Campeões nacionais e das Américas, Rio Claro está de volta à elite do basquete brasileiro (Luiz Pires/LNB)

O tradicional Rio Claro está de volta à elite do basquete brasileiro. Com o título da Liga Ouro 2014 conquistado na noite desta terça-feira, diante de seu torcedor, no Ginásio “Felipão”, a equipe do interior paulista assegurou uma vaga na sétima edição do NBB e garantiu à cidade seu retorno aos principais holofotes da modalidade no país.

Cinco vezes campeão Estadual (1987, 1991, 1993, 1994 e 1995), duas vezes campeão nacional (1992 e 1995), campeão da Copa América de 1995, campeão Sul-Americano também em 95 e vice em 96, o Rio Claro foi uma das maiores potências na década de 90 não só pelos títulos, mas também por projetar grandes atletas para o cenário nacional, como Benite, hoje no Flamengo, além nascidos em Rio Claro, Valtinho, do Unitri/Magazine Luiza, e Eric Tatu, MVP da Final da Liga Ouro com a camisa do rio-clarense.

Prata da casa, Tatu comemora o título com o filho (Douglas Carraretto/LNB)

Prata da casa, Tatu comemora o título com o filho (Douglas Carraretto/LNB)

“Acho que de todos os títulos da minha carreira, sem dúvida nenhuma esse é o mais especial. Eu vim para cá com o objetivo de conseguir levantar o basquete da cidade de Rio Claro, e nós conseguimos. Estou muito feliz. Um título na minha casa com ginásio lotado,  toda a minha família, amigos, colegas de faculdade, escola, de 1ª série, e a cidade toda está de parabéns por fazer essa grande festa”, disse o dono da festa, Tatu.

Além dos nascidos em Rio Claro, outras grandes figuras do basquete nacional passaram pelo time rio-clarense, como Demétrius, hoje técnico do Winner/Kabum/Limeira, Paulinho Villas Boas, Danilo Castro, Márcio Dornelles, Vanderlei Mazucchini, hoje coordenador da CBB, e o técnico Guerrinha, atual campeão paulista pelo Paschoalotto/Bauru, curiosamente auxiliado por Marcelo Tamião, comandante do Rio Claro Basquete na conquista da Liga Ouro 2014.

“Muito do que eu coloco em prática hoje eu aprendi com o Guerrinha naquela época. Aprendi muito com ele, é um excelente profissional, que me mostrou muitas coisas dentro do basquete e fez muito belo basquete da cidade de Rio Claro. Hoje, como treinador, eu tento seguir uma linha de trabalho, mas sei que ainda tenho muito a aprender e acrescentar ao basquete de Rio Claro”, declarou Marcelo Tamião.

Capitão do Rio Claro na conquista da Liga Ouro, o ala/pivô Vinícius é nascido na cidade e criado nas categorias de base rio-clarenses. O camisa 4 da equipe campeã da Divisão de Acesso ao NBB presenciou os grandes craques e títulos dos “anos dourados” do basquete de Rio Claro, mas desta vez, ele estava em quadra, levantando um troféu de campeão.

“Esse ginásio é o meu quintal de casa. Vivo nesse ginásio há mais de 12 anos. É muito gratificante sair da arquibancada e vir para a quadra e ainda ser respeitado pelo trabalho que faço. A gente bateu muito na trave para chegar ao NBB, mas esse ano montamos um time para chegar lá. Tivemos um ano de dúvidas, mas foi aí que a gente se uniu e conseguimos esse feito. Ginásio cheio, a cidade respirando basquete, acho que essa é imagem forte da cidade de Rio Claro. Espero que o NBB 2014/2015 seja muito bom para nós e para toda a cidade”, disse Vinícius.

Vinicius, capitão do Rio Claro, e Cassio Roque, presidente da LNB

Natural de Rio Claro, Vinícius levantou o troféu de campeão da Liga Ouro 2014 (Douglas Carraretto/LNB)