#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Decisão parao Super 8

11-12-2018 | 05:12
Por Liga Nacional de Basquete

Em situações diferentes, Vasco e Pinheiros se enfrentam com pensamento na Copa Super 8; veja a situação das equipes

O início da Copa Super 8 está muito próximo. Com apenas mais uma semana de jogos para encerrar o primeiro turno do NBB CAIXA 2018/2019, sete equipes já se classificaram, restando apenas a última vaga para o torneio.

A partir de agora todo jogo é uma decisão, caso do duelo entre Vasco da Gama e EC Pinheiros, que acontecerá nesta terça-feira (11/12), no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.

+Saiba mais detalhes sobre o confronto Vasco e Pinheiros

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Amanhã tem #GiganteDoBasquete em São Januário e você está convocado! 💢🏀 #Vascodagama

Uma publicação compartilhada por Vasco da Gama (@vascodagama) em

 A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, da próxima temporada.

Na oitava colocação, com quatro vitorias e sete derrotas (36,4% de aproveitamento), o Vasco da Gama fará suas últimas duas partidas do turno em casa, contra Pinheiros, nesta terça-feira, e Mogi das Cruzes/Helbor, na sexta-feira.

O time comandado pelo técnico Alberto Bial precisará de uma campanha superior à do Joinville, atual nono colocado, por ter perdido o confronto direto. Logo, duas vitórias garatem o Gigante da Colina no Super 8, enquanto que um triunfo deixa a equipe praticamente lá.

Em grande fase, armador Felipe Ruivo foi eleito MVP da final da LDB 2018 e ganha cada vez mais espaço no time principal (Ricardo Bufolin/ECP)

Já o Pinheiros vive uma fase bem diferente. Na terceira colocação, com oito vitórias em onze oportunidades (72,7% de aproveitamento), o clube da capital paulista já está garantido no torneio que vale uma vaga para a Liga das Américas de 2020.

O time comandado pelo treinador César Guidetti ainda tem grandes chances de terminar o turno na segunda colocação e garantir mando de quadra no Super 8 até as semifinais, pelo menos.

Uma vitória no duelo com o Vasco já coloca a equipe na vice-liderança, por igualar a campanha do Flamengo (nove triunfos e três derrotas) e levar vantagem no confronto direto – vencido pelo Pinheiros, por 74 a 61.

Seis equipes disputam a última vaga

Os sete primeiros colocados do NBB CAIXA 2018/2019 já estão confirmados na Copa Super 8 – Sesi Franca Basquete, Flamengo, EC Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore, Life/Fitness Minas e Botafogo.

A oitava e última vaga está sendo disputada por seis equipes, do oitavo ao 13º lugar (Vasco da Gama, São José Basketball, Corinthians, Joinville/AABJ, Basquete Cearense e Sendi/Bauru Basket) – apenas o Universo/Caixa/Brasília não tem chances de classificação.

Retorno do ídolo Dedé deu um gás a mais para a Águia do Vale buscar uma vaga no G-8 (Arthur Marega Filho/São José Basketaball)

O São José não depende apenas de si para conseguir a classificação. O time joseense precisa vencer o Brasília, nesta quinta-feira, e contar com dois tropeços do Vasco para se garantir no torneio do fim de dezembro.

A situação do Corinthians é um pouco mais complicada. Para conseguir a vaga, a equipe do Parque São Jorge precisa vencer seu último jogo com o Bauru, além de contar com dois tropeços do Vasco e um do São José para ficar na oitava colocação.

O Joinville estava bem encaminhado, até as derrotas para São José, no último sábado, e Paulistano, nesta segunda-feira, que deixaram a equipe na décima primeira colocação do NBB CAIXA. Agora, o time comandado pelo técnico Daniel Lazier terá que torcer por pelo menos uma derrota do Vasco, e tropeços de São José e Corinthians, além de vencer o último jogo, contra o líder Sesi Franca.

A combinação de resultados para garantir a classificação de Basquete Cearense ou Bauru é ainda mais complexa. O Basquete Cearense precisará vencer sua partida, contar com pelo menos um tropeço vascaíno e derrotas de São José, Corinthians e Joinville.

Carcará e Dragão, mesmo com inícios bem abaixo do esperado, ainda tem pequenas chances (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

O Dragão terá como último adversário o Corinthians, fora de casa, neste sábado. Por ter perdido os confrontos diretos contra todas as outras equipes que disputam a última vaga para o Super 8, o Bauru precisará, além de vencer o Timão, torcer por derrotas de todas as outras equipes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.