#JOGAJUNTO

Rio 2016

Deixa para quem sabe!

10-08-2016 | 04:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com bola de Tony Parker faltando menos de 30 segundos de partida, França vira, vence a Sérvia e chega ao seu segundo triunfo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro!

 

Mesmo com um desempenho abaixo do esperado, Tony Parker anotou a bola da partida e deu a vitória para a França (Fiba.com)

Mesmo com um desempenho abaixo do esperado, Tony Parker anotou a bola da partida e deu a vitória para a França (Fiba.com)

Todas as críticas se foram com este desempenho chave quando sua equipe mais precisava e o armador francês provou mais uma vez como é diferenciado. Com chute de média distância convertido por Tony Parker faltando menos de 30 segundos no placar, França conseguiu a virada no último minuto, ganhou da Sérvia, por 76 a 75, e chegou ao seu segundo triunfo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Ele sabe: Chutou pouco, ficou muito em quadra e no fim entregou a vitória para as mãos dos bleus. Tony Parker atuou por 21 minutos, fez seis pontos, deu duas assistências e só oegou um rebote, todavia, os últimos dois pontos foram cruciais para passar o placar que estava em vantagem sérvia (75 a 74) para o lado azul. Decisivo demais!

Põe na conta: Com esta vitória sensacional, a França, que foi surpreendida pela forte equipe da Austrália na primeira partida, já tem dois triunfos na competição e está com cinco pontos no Grupo A. Enquanto isso a Sérvia, com duas derrotas e uma vitória, possui quatro pontos.

Olha o caos: No começo da partida, a França aplicou uma sequência rápida de 15 pontos contra apenas quatro da equipe balcã, com seis pontos de Batum, em dois chutes de 3 pontos, e seis pontos de Nando De Colo. O técnico Sasha Djordjevic, da Sérvia, arrumou seu elenco, escalou Raduljica e Teodosic para jogar, e a Sérvia aplicou uma séquência de 11 pontos contra dois da equipe gaulês (22 x 15). Se segurando, ao fim do primeiro

xAzt7_zYFUKfTCVNsO2y-g

No começo do último quarto, a Sérvia havia virado a partida pra cima da França (Créditos: FIBA)quarto, a França vencia, por 26 a 17, e Boris Diaw já acumulava cinco pontos, seis assistências e quatro rebotes.

Deu ruim: Em apenas 08:30 minutos, já no início do segundo quarto, o pivô Nikola Jokic já juntava 4 faltas na partida e passou a ser problema para o time eslavo.

De olho no bote: Mesmo com melhor atuação da França, ótimo desempenho de Diaw e De Colo, a Sérvia baixou a vantagem, que chegou a ser de 14 pontos, e no fim do segundo período chegou ficar em apenas quatro pontos dos Bleus (40 x 36).

Dito e feito: Após manter a vantagem em 3 pontos por quase o terceiro período inteiro, a Sérvia acelerou o passo, forçou algumas perdas de bola e conseguiu passar a frente no placar, coisa que não fez desde o começo da partida. O terceiro quarto terminou em 24 a 17, para a equipe balcã, e o jogo ficou em 60 a 57 para a mesma.

Momento da partida: Os últimos cinco minutos foram de muita raça para ambas as equipes. A França não desistiu em nenhum momento e, novamente, a vantagem tornou-se mínima, no minuto final. Faltando 30 segundos de partida, França tenta anotar os dois pontos da virada para ultrapassar o placar, que era 75 x 74. Gobert erra, mas a bola cai na mão de Tony Parker e aí não tem erro: o armador do San Antonio Spurs chamou seu adversário para dançar e, de média distância, quase na linha dos 3 pontos, caindo para trás, meteu a bola do jogo e  sacramentou a segunda vitória da França nestas Olimpíadas.

Quase #TripleDoubleAlert: Boris Diaw foi monstruoso desde o primeiro quarto e acabou a partida com 11 pontos, nove rebotes e nove assistências. O atleta foi a alma do time francês durante toda a partida e em todos os lados da quadra.

Números comprovam: Algo que foi crucial no final da partida, que deu margem para França diminuir a vantagem e buscar a última bola, foram os roubos que aconteceram no terceiro período. Ao todo, o time gaulês juntou 11 bolas roubadas contra apenas oito do time eslavo.

Boris Diaw terminou a partida com 11 pontos, 9 rebotes e 9 assistências, quase foi o primeiro jogador a chegar no triplo-duplo nesta Olimpíada (Créditos: FIba)

Boris Diaw terminou a partida com 11 pontos, 9 rebotes e 9 assistências, quase foi o primeiro jogador a chegar no triplo-duplo nesta Olimpíada (Créditos: FIBA)

Segurou a bronca: Nando De Colo atuou por 30 minutos nesta partida e anotou 22 pontos. O atleta não ficou um quarto sem anotar um tento e foi crucial para que a França ficasse a frente do placar sempre que a Sérvia tentava vencer a partida.

Foram bem também: Batum começou a partida insanamente, meteu três bolas de 3 pontos seguidas e no fim juntou 11 pontos na conta. O ala/pivô Joffrey Lauvergne saiu do banco e anotou 12 pontos na partida para ajudar sua equipe a vencer a Sérvia.

Trio que deu trabalho: Teodosic, Bogdanovic e Raduljica foram essenciais para a Sérvia e apesar dos números “baixos” para os atletas atuaram bem. O armador anotou 10 pontos e chegou a nove assistências. Bogdanovic meteu três bolas de 3 pontos em quatro tentativas, mas acumulou apenas 10 pontos. Raduljica, consistente, terminou a partida com 16 tentos.

E agora? A França descansa amanhã e na sexta-feira enfrenta a Venezuela, às 22h30 (horário de Brasília). Enquanto isso a Sérvia enfrentará os Estados Unidos da América, no mesmo dia, às 19h30 (horário de Brasília).