#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dérbi em boa hora

20-03-2015 | 11:18
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de vitória sobre Macaé, Brasília faz clássico dos campeões do NBB contra o embalado Flamengo, em partida isolada neste sábado, no Ginásio Nilson Nelson

Na manhã deste sábado (21/03), UniCEUB/BRB/Brasília e Flamengo estarão no Ginásio Nilson Nelson, na capital federal, às 11 horas (de Brasília), medindo forças no clássico dos campeões da história do NBB, que é válido pela 27ª rodada da sétima edição do campeonato nacional e foi remarcado por conta da participação flamenguista na Liga das Américas.

Com três títulos cada, candangos e rubro-negros são os únicos que já subiram o lugar mais alto do pódio do NBB e já protagonizaram duas decisões da competição. No geral, as duas equipes já se enfrentaram 23 vezes na história do NBB, e os cariocas possuem ligeira vantagem, com 12 vitórias, sendo três delas nos últimos três clássicos, contra 11 do time brasiliense.

+Clique aqui e confira o histórico completo do clássico entre Brasília e Flamengo no NBB

“É um jogo que vale muito, não só por ser um clássico do basquete brasileiro, que envolve as duas únicas equipes campeãs do NBB. Vale muito para os jogadores, para a torcida. Será um clássico muito bem disputado, uma partida muito difícil para a gente. Mas temos condições de fazermos um bom jogo e sairmos vitoriosos, dando esse presente para a torcida”, comentou o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília.

Marquinhos, do Flamengo, e Cipolini, do Brasília

Chegando na reta final da fase de classificação, Flamengo e Brasília fazem clássico precisando vencer (Divulgação/Fla Imagem)

Mas apesar de equilibradíssimos no histórico geral do NBB, Flamengo e Brasília, hoje, estão em situações completamente distintas no campeonato. Atual bicampeão, o clube do Rio de Janeiro está lá em cima, dentro do G-4, na quarta posição do NBB 7, o esquadrão da Região Centro-Oeste ocupa o pelotão intermediário da classificação e está na nona posição.

Com campanha de 18 vitórias em 25 partidas (72,0% de aproveitamento), a equipe do técnico José Neto, que recentemente conquistou o terceiro lugar da Liga das Américas 2015, vem de uma sequência de dez resultados positivos consecutivos no NBB e quer, além de manter sua posição no grupo dos quatro primeiros, ultrapassar o terceiro colocado Mogi das Cruzes/Helbor.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“A expectativa é de um jogo muito duro, pois o Brasília é uma equipe tradicional e que cresce bastante quando joga em casa, ainda mais lutando para subir na classificação nesta reta final da primeira fase. Além disso, possui um elenco de qualidade, que mescla atletas experientes, com alguns mais jovens. Por isso, temos que jogar focados durante os 40 minutos, ter atenção defensiva e atacar dentro do que trabalhamos, explorando os pontos fortes dos nossos atletas”, comentou o ala/armador Benite, do Flamengo.

Para isso acontecer, basta o clube da Gávea vencer o clássico dos campeões contra o Brasília, pois aí ficará com campanha igual a do Mogi das Cruzes e, por ter vantagem no confronto direto com os mogianos, assumirá o terceiro posto da classificação, com campanha de 19 êxitos em 26 oportunidades (73,1% de aproveitamento).

Este possível empate, se acontecer, no entanto, não durará por muito tempo, pois será desfeito já na semana que vem, quando Flamengo e Mogi se enfrentam, na quarta-feira (25/03), no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através via web, no site da LNB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

Guilherme Giovannoni, do Brasília, e Fernando Mineiro, do Macaé

Brasília, de Guilherme Giovannoni, vem de suada vitória sobre o Macaé e quer embalar no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Já o Brasília, que com a vitória sobre Macaé na última rodada garantiu classificação aos playoffs, possui campanha de 12 resultados positivos em 27 partidas (44,4% de aproveitamento), mesmo rendimento do nono colocado Palmeiras/Meltex, que leva a pior no desempate por ter desvantagem contra os candangos pelos resultados nos confrontos diretos entre os dois.

A meta do time tricampeão do NBB no momento é assumir a oitava posição, que hoje pertence ao Pinheiros/SKY. Mas para isso se concretizar, a equipe do técnico José Vidal precisará vencer o clássico contra o Flamengo e também seu compromisso seguinte contra a Liga Sorocabana, e ainda torcer para o Pinheiros perder para o Paschoalotto/Bauru.

“Ainda nos restam três partidas. Queria chamar a torcida para comparecer ao Nilson Nelson, para torcer e empurrar a gente contra uma grande equipe como o Flamengo. Os torcedores podem fazer uma grande diferença a nosso favor”, concluiu Cipolini, que tem média de 15,3 pontos por jogo na atual temporada do NBB.

Quando se enfrentaram no primeiro turno, Flamengo e Brasília fizeram um jogo de tirar o fôlego, mas que no fim, foi vencido pelos cariocas no Rio de Janeiro, com bandeja do ala/armador Benite no estouro do cronômetro, por 76 a 74. Marcelinho Machado, da equipe rubro-negra, e Fred, do time candango, foram os cestinhas do jogo, com 19 pontos cada.