#JOGAJUNTO

Mais basquete

Derrota doída

05-02-2016 | 09:59
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida marcada pelos 33 pontos de Deryk Ramos, Brasília é derrotado pelo Capitanes de Arecibo no primeiro jogo da equipe na Liga das Américas 2016

Na Venezuela, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília lutou e por uma questão de detalhe não saiu com a vitória. Mesmo com Deryk Ramos anotando 33 pontos, o time da capital federal perdeu para o Capitanes de Arecibo, por 94 a 93, na noite desta sexta-feira (05/02). Esta partida foi a abertura do Grupo D da Liga das Américas 2016.

O Brasília anotou 15 bolas de 3 pontos nesta partida (FIBA Américas/Divulgação)

O Brasília anotou 15 bolas de 3 pontos nesta partida (FIBA Américas/Divulgação)

Que dupla: Guillermo Díaz e David Huertas, do Capitanes de Arecibo foram os caras que comandaram a vitória da equipe de Porto Rico. O ala/armador Díaz anotou 20 pontos, quatro pontos nas últimas duas posses do seu time, e o Huertas foi crucial no terceiro período quando acertou várias bolas de 3 pontos naquela disputa insana e deixou a quadra com 29 tentos.

Novamente ele, “D. Ramos”: O desempenho espetacular de Deryk Ramos nas horas que a equipe do Brasília precisa não é surpresa para ninguém e quando sua equipe sorria um déficit de nove pontos, o armador contribuiu com uma assistência para Fúlvio e depois acertou duas bolas de 3 pontos seguidas para colocar a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani perto no placar (58 a 57 para os Capitanes). Ao fim do terceiro quarto, o  atleta já havia chegado a casa dos 20 pontos e anotado sete tiros de 3 pontos em nove tentados. Ao fim da partida, o jogador deixou a quadra expressivos com 33 pontos.

Momento portorriquenho: Dos sete minutos do terceiro quarto até os dois minutos finais do período, as equipes passaram a só chutar de fora do perímetro e os Capitanes de Arecibo continuaram atuando com muita velocidade. Confortáveis, impondo seu jogo, a equipe abriu a vantagem para nove pontos novamente (76 a 67). Huertas anotou quatro bolas de 3 pontos em cinco tentadas.

Retorno dos lobos: No começo do último quarto, o Brasília voltou a jogar seu basquete de alto nível e controlando a partida, fazendo as jogadas e, com bastante infiltrações do armador Jefferson Campos, a equipe candanga anotou 13 pontos enquanto os porto-riquenhos só fizeram dois tentos. Desta maneira, o time brasileiro passou a frente no placar, por 79 a 78.

+ Confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Capitanes de Arecibo (PUR)

Crítico: Nos últimos quatro minutos da partida, o placar era 82 a 81 para o Capitanes. Jefferson Campos infiltrou e achou Deryk, que acertou um tiro de 2 pontos para passar a frente no placar.

Deryk Ramos foi o cara do Brasília e anotou 33 pontos durante a partida (FIBA Américas/Divulgação)

Deryk Ramos foi o cara do Brasília e anotou 33 pontos durante a partida (FIBA Américas/Divulgação)

Que final! Faltando 1:20 para o final da partida, o Brasília segurou a bola para gastar os 24 segundos. Deryk infiltrou de maneira espetacular e anotou os dois pontos colocando sua equipe a frente, porém, rapidamente após essa jogada, Huertas, do Capitanes, anotou outra bandeja de maneira simples. Com o placar 90 a 89, Deryk voltou a ter a posse da bola e, com outra infiltração, passou por dois jogadores e anotou mais dois pontos colocando sua equipe a frente (91 a 90).

Faltando 14 segundos para o fim do jogo, o Capitanes voltou a anotar outra bola com um fadeaway do armador Díaz e passou a frente (92 a 91). Deryk Ramos voltou a anotar outra bola de dois pontos (93 a 92), mas na falha da transição defensiva, Guillermo Díaz anotou a cesta da vitória dos portorriquenhos.

Fizeram falta: Para a disputa do Grupo D, o Brasília não conta com sua dupla de garrafão titular. Guilherme Giovannoni, com uma lesão nas costas, e Ronald. com caxumba, nem viajaram a Venezuela e são desfalques para o técnico Bruno Savignani.

Números comprovam: O Capitanes de Arecibo acertou oito oito bolas de 3 pontos em 15 tentadas (53% de aproveitamento). Já os candangos chutaram 35 tiros de trás do perímetro e anotaram 15 (43% de aproveitamento).

Raçudo: No meio do tempo decisivo da partida, o ala/pivô Pilar, do Brasília, acreditou em uma bola que espirrou em seu próprio campo de defesa, atravessou a quadra correndo, pulou em busca da bola e, no chão, ao agarrar a bola, deu assistência para Deryk Ramos anotar mais dois pontos e colocar o Brasília perto dos porto-riquenhos (84 a 83).

E agora? Os candagos se preparam e buscam se reabilitar no grupo neste próximo sábado, dia 06/02, quando enfrentará os Capitalinos de La Habana (CUB), na Venezuela, com transmissão ao vivo do SporTV, às 19h45. Enquanto isso o Capitanes de Arecibo enfrentarão o Guaros de Lara, no mesmo dia, na Venezuela também, só que às 22h15.

Confira a programação completa do Grupo D da Liga das Américas 2016:

Sede: Barquisimeto (VEN)

– 29/01 (Sexta-feira)
Brasília 93 x 94 Capitanes Arecibo (PUR)
22h15 – Guaros de Lara (VEN) x Capitalinos (CUB)

– 30/01 (Sábado)
19h45 – Capitalinos (CUB) x Brasília – ao vivo no SporTV
22h15 – Capitanes Arecibo (PUR) x Guaros de Lara (VEN)

– 31/01 (Domingo)
19h45 – Capitalinos (CUB) x Capitanes Arecibo (PUR)
22h15 – Guaros de Lara (VEN) x Brasília – ao vivo no SporTV