#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Desafio Interligas: o “Jogo da Vida”

07-02-2019 | 11:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com grandes promessas do basquete em quadra, Desafio Interligas pode ser considerado o "jogo da vida" de alguns atletas

Novidade no Jogo das Estrelas 2019, o Desafio Interligas – Novas Estrelas, entre os destaques Sub-23 das ligas nacionais de Brasil e Argentina, promete ser uma experiência interessante tanto para os atletas quanto para os espectadores.

O público poderá presenciar uma partida com grandes promessas do basquete brasileiro e sul-americano, que em alguns casos já são realidade e se destacam em suas equipes nas competições profissionais, como Yago Mateus, Didi, Felipe Ruivo e Georginho de Paula.

Do outro lado, os jogadores terão a oportunidade de mostrar suas habilidades para o Ginásio Pedrocão lotado e para todo o Brasil, já que será transmitido ao vivo na ESPN e Fox Sports.

Essa chance se torna ainda mais especial para alguns atletas menos badalados, que estão em transição das categorias de base para as equipes principais e aparecem pouco nas partidas.

 Para Gui Abreu, ala do Sesi Franca Basquete, a partida tem um gostinho ainda melhor. Em casa, o jogador revelado nas categorias de base do clube francano terá toda a torcida a seu favor, além de conhecer, e muito, todos os cantos do ginásio.

“Cada ano que passa a Liga vem organizando e dando mais visibilidade ao Jogo das Estrelas. Participar de um evento como esse, uns dos principais eventos esportivos nacionais, ainda mais em casa, me deixa muito feliz. A torcida francana sempre apoia muito a equipe e os jogadores, com certeza nesse jogo não será diferente. Será um ótimo final de semana de basquete”, afirmou Gui Abreu.

Gui Abreu, do Franca (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

Na atual temporada do NBB CAIXA, Gui já atuou em 15 partidas – muito mais do que nos últimos dois anos, em que somou sete participações na competição nacional – com média de quase cinco minutos em quadra por partida. Aos 19 anos, o jogador sabe que o Desafio Interligas é uma ótima oportunidade para ganhar mais visibilidade.

“É um desafio de muita importância, a visibilidade nos dá a oportunidade de mostrar qualidades àqueles que não conhecem o nosso jogo muito bem, pode nos ajudar ainda mais no processo de adaptação. É também uma experiência a mais contra bons jogadores que jogam em uma liga de qualidade”, completou o atleta francano.

No caso do armador Lucas Vezaro, o “Vezarinho”, do Joinville/AABJ, a situação é um pouco diferente. Peça chave na equipe catarinense, o jogador tem boas médias no atual NBB CAIXA: 10,4 pontos, 2,6 pontos, 6,6 de eficiência em 22,7 minutos por partida.

Vezarinho, do Joinville. e Brite, do Basquete Cearense (Lucas Alvarez/Joinville)

Mesmo com os bons números, o jogador enxerga na partida contra os destaques jovens da Liga Argentina como uma oportunidade única e se mostrou preparado para o confronto.

“Eu encaro como uma oportunidade única e estou muito bem preparado psicologicamente e fisicamente. A expectativa é grande sendo que é a primeira vez em que participo de um evento como esse, estou muito feliz e me sinto honrado em fazer parte das Novas Estrelas do NBB”, afirmou Vezarinho.

Rivalidade Brasil x Argentina

Todo evento que envolve um duelo entre brasileiros e argentinos se torna especial. Com uma forte rivalidade entre os países, principalmente nos esportes, o Desafio Interligas – Novas Estrelas será uma oportunidade para os jovens sentirem na pele um pouco do que isso representa.

É sempre bom lembrar que o Desafio Interligas não é um duelo entre as seleções de Brasil e Argentina, mas sim entre as ligas dos dois países. Mas não importa: o clima da partida será, sim, de Brasil x Argentina.

O pivô Dikembe, do Paulistano/Corpore, eleito MVP da LDB 2017, já vivenciou essa experiência em quadra. No último Sul-Americano Sub-21, realizado em Salta (ARG), em agosto de 2018, o jogador estava presente na vitória que deu o título da competição ao selecionado brasileiro.

Com o objetivo de se firmar no cenário nacional, a expectativa da partida, que já era grande, ficou ainda maior.

“É uma rivalidade pra lá de especial entre Brasil e Argentina. Os dois países sempre querem mostrar quem é o melhor. Nosso time brasileiro vai com tudo, pois somos jovens promessas querendo nos firmar no cenário nacional e um jogo com tanta visibilidade só nos deixa com mais vontade”, afirmou o pivô Dikembe.

Pivôs do CAP na LDB 2017, Dikembe e Victão representarão o Novas Estrelas NBB  (João Pires/LNB)

Estreante no NBB CAIXA, o ala/pivô Douglas Santos, do Corinthians, também comentou sobre o duelo que, segundo ele, não é uma oportunidade que aparece sempre.

“Estou muito feliz pelo convite, é um evento incrível. A rivalidade Brasil e Argentina vem de muito tempo, de vários esportes. É uma oportunidade que não vem duas vezes, é bom para ser reconhecido e aparecer um pouco também”, disse Douglas Santos, ala/pivô do Corinthians.

Além do Desafio Interligas, Douglas Santos também disputará o Torneio de Enterradas TNT (Willian Oliveira/Divulgação)

A partida entre as Novas Estrelas do NBB CAIXA e da Liga Argentina acontecerá no primeiro dia do Jogo das Estrelas 2019, sexta-feira (09/01), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com horário marcada às 19 horas.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.