#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Desbancoua dinastia

21-06-2017 | 12:44
Por Liga Nacional de Basquete

Pela terceira vez na disputa do prêmio de Melhor Defensor, Jimmy é coroado e desbanca dinastia de Alex Garcia, até então único vencedor

Jimmy quebrou a dinastia do “Brabo” e conquistou o troféu de Melhor Defensor (Newton Nogueira/Divulgação)

Foram oito conquistas consecutivas para Alex Garcia, mas enfim alguém desbancou a dinastia do “Brabo”, até então único vencedor do prêmio. Com uma temporada para lá de especial individualmente, Jimmy, do Mogi das Cruzes/Helbor, foi coroado com o Melhor Defensor do NBB CAIXA 16/17 nesta terça-feira (20/06), após ser indicado também nas duas edições anteriores, e se tornou o segundo jogador a erguer este troféu.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Com mais reconhecimento a cada ano, o NBB CAIXA 16/17 de Jimmy foi o seu melhor sem sombra de dúvidas. Nas duas temporadas anteriores com o Mogi, o ala ficou marcado por ser o sexto homem do time, sempre entrando com muito enfoque na defesa. Nesta edição, o camisa 18 se tornou titular absoluto do grupo comandado por Jorge Guerra, com média de 30,8 de atuação por partida, a maior de sua carreira na competição.

“O troféu está em boas mãos. O Jimmy é realmente o cara da defesa do Mogi e fez um grande trabalho durante toda a temporada. Ele já havia concorrido em anos anteriores e agora foi coroado como grande vencedor. Claro que eu queria ganhar mais uma vez, mas já tem oito desses na minha casa (risos)”, disse o até então único vencedor Alex Garcia.

Sempre um passo à frente de seu adversário, o ala de grande envergadura e atleticismo é aquele conhecido como “stopper” na gíria do basquete. Capaz de marcar qualquer jogador do perímetro e jogadores leves de garrafão, Jimmy sabe como poucos usar o corpo e as mãos para atrapalhar o controle da bola de seus adversários. Apenas a 26° colocação entre os ladrões de bola da temporada, com média de 1,24, mascara seu real peso nas dificuldades do time rival a cada posse de bola.

Além da sua força imensurável dentro da defesa do Mogi, Jimmy também se destacou ofensivamente no NBB CAIXA 16/17. Mais agressivo em relação à cesta, o ala teve média de 10,4 pontos por partida, com 39,0% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos. Outro ponto forte do camisa 18 mogiano foi em manter o time na zona ofensiva. Ao todo, Jimmy teve uma média 1,5 rebotes ofensivos por jogo, ficando à frente de jogadores significativos de garrafão, como Hettsheimeir, Tyrone, Cipolini, Guilherme Giovannoni, entre outros.

Coletivamente, sem dúvidas Jimmy deixou o NBB CAIXA 16/17 decepcionado após conquistar dois títulos expressivos na temporada (Campeonato Paulista e Liga Sul-Americana) e terminar a fase de classificação em segundo lugar, para depois ser eliminado nas quartas de final, logo na primeira série dos playoffs. Porém, individualmente a nona edição da competição foi especial para o ala e a coroação como o Melhor Defensor dela é mais que justa.