#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Desempate

13-03-2014 | 11:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas idênticas e na busca de se aproximar ainda mais do G-4, São José e Uberlândia duelam nesta quinta-feira pela 31ª rodada da temporada 2013/2014

Partida colocará frente a frente os armadores Quezada, do São José, e Valtinho, do Uberlândia (Arte/LNB)

Partida colocará frente a frente os armadores Quezada, do São José, e Valtinho, do Uberlândia (Arte/LNB)

Passadas 30 rodadas do NBB 2013/2014, São José/Unimed e Unitri/Magazine Luiza possuem campanhas idênticas. Mas nesta quinta-feira esta história mudará. Na sexta e sétima colocações do maior campeonato de basquete do país, respectivamente, os times do interior paulista e da cidade de Uberlândia duelarão para desempatarem suas campanhas, no Ginásio Lineu de Moura, às 20 horas (de Brasília).

Até o momento, as equipes somam 15 vitórias em 25 partidas realizadas (70,4% de aproveitamento) e os joseenses estão na frente por terem vencido o duelo válido pelo primeiro turno, por 104 a 92, mesmo atuando em solo mineiro. Caso saia vencedor no confronto desta quinta, o esquadrão dirigido pelo técnico Zanon deixará os atuais vice-campeões do NBB de fato para trás, se consolidará no sexto lugar e se aproximará ainda mais do G-4.

“É um jogo entre duas equipes muito fortes. Tenho certeza de que será uma partida muito equilibrada e de alto nível técnico. Não será fácil, mas nos preparamos bastante para conquistar esta importante vitória diante de um time que está brigando conosco por posições na tabela de classificação”, disse o treinador joseense Zanon.

Por sua vez, a agremiação do Triângulo Mineiro tem a oportunidade de dar sequência a seu bom momento na competição. Vindo duas vitórias consecutivas, Uberlândia está disposto a brigar até o final da fase de classificação por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados. Desta maneira, um triunfo frente ao São José é visto como fundamental pela equipe para continuar de olho em uma possível classificação diretamente para as quartas de final.

“Com certeza é um jogo que vale muito para nós. Nosso objetivo é estar no G-4 e essa partida pode nos dar uma boa condição na tabela de classificação. Estamos falando de um jogo contra um adversário direto nessa briga e queremos essa vitória”, disse o pivô Cipolini, segundo maior pontuador do Uberlândia no NBB 2013/2014, com média de 18,4 pontos por jogo.

Cipolini é uma das armas do Uberlândia para sair com a vitória no duelo direto contra São José (Ricardo Bufolin/ECP)

Cipolini é uma das armas do Uberlândia para sair com a vitória no duelo direto contra São José (Ricardo Bufolin/ECP)

Para somar seu terceiro triunfo consecutivo na competição nacional, o time do Estado de Minas Gerais precisará quebrar um tabu. Em toda a história do NBB, Uberlândia disputou três partidas contra São José no Ginásio Lineu de Moura e jamais conseguiu voltar para casa com um resultado positivo na bagagem.

“O nosso retrospecto fora de casa contra eles realmente não é favorável. Mas isso são apenas números e isso não entra em quadra. Estamos focados e vamos buscar essa vitória fora de casa para que possamos chegar a nossos objetivos na temporada”, completou Cipolini.

Do outro lado, o esquadrão do interior do Estado de São Paulo sabe que precisará de uma boa defesa para ficar com a vitória. Até o momento, o time uberlandense é dono do segundo melhor ataque de toda a competição, com média de 84,2 pontos marcados por partida.

“Uberlândia é uma equipe muito forte é não é à toa que foi vice-campeã do NBB na última temporada. Este ano eles estão fazendo um bom trabalho, com um técnico novo e temos que tomar muito cuidado com o alto poder de fogo deles. Treinamos algumas situações para tentarmos surpreendê-los de alguma maneira e não deixar a equipe deles à vontade em quadra”, concluiu o técnico paulista Zanon.

Jefferson, do São José, e DeVon Hardin, do Basquete Cearense

Depois da derrota para o Basquete Cearense, São José tentará voltar a vencer no NBB nesta quinta (LC Moreira/Divulgação)