#JOGAJUNTO

Mais basquete / Rio 2016

Desfalque enorme

27-07-2016 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

Não recuperado da fratura sofrida no pé direito, em Fevereiro, pivô Marc Gasol, da Espanha, é cortado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Pau Gasol e Marc Gasol, da Espanha

Duas vezes medalha de prata nos Jogos Olímpicos, pivô Marc Gasol (à direita) não virá para o Rio de Janeiro (Christian Petersen/Getty Images Europe)

Um dos principais nomes da Seleção Espanhola não estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em Agosto. O pivô Marc Gasol, que atua no Memphis Grizzlies (NBA), não conseguiu se recuperar da fratura sofrida no pé direito, no dia 08 de fevereiro, em um confronto diante do Portland Trail Blazers. Com isso, o jogador anunciou nesta quinta-feira (21/07), junto a Federação Espanhola de Basquete (FEB), seu corte e ficará ausente daquela que seria sua terceira Olimpíada com a Espanha.

“Meses de intenso trabalho individual de recuperação, que tiveram continuidade nas últimas três semanas de concentração antes dos Jogos Olímpicos, fazendo todos os esforços possíveis para que os prazos de recuperação permitissem estar com a seleção no Rio, Marc Gasol não conseguiu a alta médica para transformar seu objetivo em realidade e não poderá participar dos Jogos Olímpicos”, afirmou a FEB, em comunicado oficial.

O pivô, de 31 anos, foi titular absoluto dos espanhóis nos últimos dois Jogos Olímpicos (2008 em Pequim e 2012 em Londres) nos quais sua Seleção conquistou duas medalhas de prata. Marc já disputou oito temporadas da NBA, todas com o Memphis. Além do pivô, o ala/pivô Serge Ibaka, do Orlando Magic (NBA), recusou o convite da convocação e também não defenderá a Espanha na competição.

O jovem Willy Hernangómez, recém-acertado com o New York Knicks (NBA), é o nome mais provável para substituir Marc na lista dos 12 convocados aos Jogos Olímpicos. O atleta, de apenas 22 anos, esteve presente na conquista título da Copa Intercontinental de 2015 com o Real Madrid diante do Bauru Basket, disputado aqui no Brasil, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Confira os outros 11 jogadores convocados pelo técnico Sergio Scariolo, da Espanha, para as Olimpíadas:

José Calderón – Armador – Los Angeles Lakers (EUA) – 34 anos
Ricky Rubio – Armador – Minnesota Timberwolves (EUA) – 25 anos
Sergio Rodríguez – Armador – Philadelphia 76ers (EUA) – 30 anos
Juan Carlos Navarro – Ala/armador – Barcelona (ESP) – 36 anos
Sergio Llull – Ala/armador – Real Madrid (ESP) – 28 anos
Rudy Fernández – Ala – Real Madrid (ESP) – 31 anos
Fernando San Emeterio – Ala – Valencia Basket (ESP) – 32 anos
Nikola Mirotic – Ala/pivô – Chicago Bulls (EUA) – 25 anos
Felipe Reyes – Ala/pivô – Real Madrid (ESP) – 36 anos
Victor Claver – Ala/pivô – Barcelona (ESP) – 27 anos
Pau Gasol – Pivô – San Antonio Spurs (EUA) – 36 anos