#JOGAJUNTO

Rio 2016

Deu baile!

17-08-2016 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Extremamente dominante, Espanha não toma conhecimento da rival França e garante vaga nas semifinais dos Jogos Olímpicos pela 3ª vez consecutiva

Pau Gasol e Sergio Rodriguez, da Espanha

Em atuação absoluta, Espanha vence França novamente nas quartas de final e está em sua terceira semifinal consecutiva (Divulgação/FIBA)

A seleção espanhola parece ter definitivamente encontrado seu melhor basquete no Rio de Janeiro. Após estrear com duas derrotas na competição, os atuais medalha de prata da modalidade bateram Nigéria, Lituânia, Argentina com boa margem de pontos e agora estenderam o ótimo momento com um acachapante triunfo sobre sua maior rival. Nesta quarta (17/08), contando com Nikola Mirotic inspirado, os espanhóis venceram os franceses, por 92 a 67, e garantiram vaga à sua terceira semifinal consecutiva dos Jogos Olímpicos.

Absoluto: Maior destaque da partida, o ala/pivô do Chicago Bulls, Nikola Mirotic, teve sua principal atuação nestes Jogos Olímpicos diante dos franceses. Com direito a 16 pontos no primeiro tempo, o jogador foi matando as chances dos rivais europeus a cada bola arremessada. Ao todo, foram 23 pontos para o atleta, além de cinco rebotes, duas assistências e os 26 de valorização, melhor em quadra.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Que dia! Saindo do banco de reservas para substituir Pau Gasol, Willy Hernangomez fez um dos principais jogos da sua vida nesta tarde. O jovem atleta, que assinou contrato com o New York Knicks para a próxima temporada da NBA, anotou 18 pontos e pegou seis rebotes, nos pouco mais de 17 minutos que esteve em quadra.

Rivalidade recente: Duas das principais forças do basquetebol europeu, Espanha e França se enfrentaram oito vezes nos últimos sete anos pelos principais campeonatos da modalidade. Foram quatro confrontos nas últimas quatro edições do Campeonato Europeu, com três vitórias espanholas, sendo uma delas na decisão da competição, em 2011. Nos últimos dois Campeonatos Mundiais são três confrontos, com dois triunfos para os espanhóis e um para os franceses. Já nas Olimpíadas, além da vitória de hoje, a Espanha bateu a França em 2012, nas quartas de final, por 66 a 59.

E agora? Com a vitória, os espanhóis terão agora os Estados Unidos pela frente na fase semifinal, nesta sexta-feira (19/08), às 15h30 (de Brasília). Nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, os dois países protagonizaram a grande decisão e em ambas oportunidades a vitória foi norte-americana.

Nikola Mirotic, da Espanha

Com cinco bolas de 3 pontos convertidas, Nikola Mirotic foi o grande destaque da partida, com 23 pontos, cinco rebotes e duas assistências (Divulgação/FIBA)

Números comprovam: O domínio absoluto dos espanhóis pode ser visto também em números. Enquanto tiveram 52,2% de aproveitamento, os comandados do técnico Sergio Scariolo forçaram os franceses à 38,7% de aproveitamento no quesito.

Fizeram sua parte: Mesmo em uma derrota histórica, a seleção francesa apresentou bons valores individuais na partida. Tony Parker liderou o time em pontos, com 14, além das quatro assistências que distribuiu. Nando De Colo também se apresentou bem, com 13 tentos, dois rebotes e mais duas assistências. Joffrey Lauvergne também atingiu os dois dígitos de pontuação, com 12 pontos, além de sete sobras e mais duas assistências.

Fica pra próxima: Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1948 (Londres) e 2000 (Sydney), a França adiou o sonho de voltar ao pódio olímpico por mais quatro anos. Sexta colocada em 2012, a seleção europeia foi novamente derrotada na fase quartas de final, no Rio de Janeiro.