#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Deu Dragão!

18-10-2018 | 02:00
Por Liga Nacional de Basquete

No duelo brasileiro na Sul-Americana, Bauru vence Minas e dá importante passo rumo à classificação à próxima fase; Grupo C será definido nesta quinta-feira

Bauru, de Lucas Mariano, se manteve mais vivo do que nunca pela vaga na próxima fase (Divulgação/FIBA)

O duelo brasileiro do Grupo C da Liga Sul-Americana 2018 foi vencido pelo Sendi/Bauru Basket. Na noite desta quarta-feira, em Cali (COL), o Dragão levou a melhor sobre o Minas Tênis Clube, em duelo disputadíssimo, por 75 a 70, e deu um importante passo rumo à classificação à próxima fase.

A equipe do técnico Demétrius Ferracciú havia sido derrotada pelo Quimsa (ARG) na primeira rodada, por 86 a 80, e precisava vencer o rival brasileiro de qualquer maneira para não ser eliminado precocemente da competição.

Com 18 pontos, o pivô Lucas Mariano foi o cestinha da partida. Além da pontuação, ele pegou sete rebotes e deu cinco assistências, o que lhe rendeu 25 de eficiência. Quem também se destacou pelo Dragão foi o armador Larry Taylor, que flertou com o triplo-duplo ao registrar 16 pontos, nove assistências e sete rebotes (21 de eficiência).

+Estatísticas completas de Bauru x Minas pela Sul-Americana 2018

Pelo lado do Minas, o grande nome foi o armador Gegê, autor de 14 pontos, seis assistências e quatro rebotes (21 de eficiência). Outros atletas importantes para o clube de Belo Horizonte foram os norte-americanos Che Bob e Dominique Coleman, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

“Conseguimos uma vitória muito importante e o time está de parabéns. Estávamos em uma maré ruim, as bolas não estavam entrando, mas agora vencemos e temos que aproveitar isso. Amanhã vamos com a mesma garra para conseguir essa vaga para a próxima fase”, disse Lucas Mariano, do Bauru.

E agora?

Agora, os bauruenses precisam vencer o anfitrião Fast Break (COL) na rodada final, nesta quinta-feira (18/10), e esperar o desfecho do duelo entre Quimsa e Minas para definir sua classificação.

O Dragão garantirá vaga na próxima fase em caso de vitória simples dos argentinos. No entanto, se os mineiros ganharem existem dois cenários: vitória por quatro pontos ou menos, Bauru e Quimsa avançam, e em caso de triunfo por oito ou mais pontos, os dois brasileiros avançam.

Mas, independentemente do resultado, a equipe que terminar em terceiro e não alcançar a vaga direta também seguirá vivo na briga pela classificação, tendo em vista que o melhor terceiro colocado entre os grupos A, C e D também avançará à próxima fase.

Minas, do armador Gegê, precisará vencer o Quimsa (ARG) para sonhar com a classificação à próxima fase (Divulgação/FIBA)

Dentre os quatro brasileiros na competição, um já estreou e alcançou a classificação de forma invicta. Com três vitórias em três oportunidades, o Sesi Franca Basquete garantiu uma das duas vagas do Grupo A e agora aguardará os próximos adversários para a fase final da competição. Outra equipe do NBB CAIXA no torneio, o Flamengo disputará o Grupo D na próxima semana.

Sistema de disputa

Na primeira fase da Liga Sul-Americana, apenas os dois melhores colocados dos grupos A, C e D garantirão vaga na próxima fase, juntamente do melhor terceiro colocado dentre os três grupos. Já no Grupo B, apenas o primeiro colocado se classifica.

Na próxima etapa, os oito classificados serão divididos em dois grupos e jogarão todos contra todos. O primeiro colocado de cada chave irá para a finalíssima, que será decida em série melhor de três jogos.

Jogos do Grupo C:

16/10 (Terça-feira)

Sendi/Bauru Basket 80 x  86 Quimsa (ARG)
Minas Tênis Clube 91 x 74 Fast Break (COL)

17/10 (Quarta-feira)

20h45 – Minas Tênis Clube 70 x 75 Sendi/Bauru Basket
23h – Quimsa (ARG) x Fast Break (COL)

18/10 (Quinta-feira)

20h45 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube
23h – Fast Break (COL) x Sendi/Bauru Basket