#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Devolveu

26-03-2017 | 12:35
Por Liga Nacional de Basquete

Em jogo definido nos segundos finais, Santos (AP) vence Contagem Towers e se vinga de derrota na última rodada

Derrotado pelo Contagem Towers dentro de casa na rodada anterior, o Santos (AP) conseguiu dar o troco neste domingo. Em uma partida com trocas de liderança no placar e definida só nos segundos finais, a equipe amapaense levou a melhor por 56 a 54.

Põe na conta: Com esse resultado, o Santos tem campanha de três vitórias e quatro derrotas na Liga Ouro. Já o Contagem continua com quatro triunfos, agora em seis jogos, e vê o Botafogo se isolar na liderança da competição.

O cara: Ricardo foi o grande nome da vitória dos donos da casa. O ala-pivô foi o cestinha do jogo com 18 pontos, sendo que dez destes pontos foram anotados no terceiro quarto, que foi quando a equipe reagiu e assumiu a liderança do placar. Além disso, ele pegou seis rebotes.

Ajudaram bastante: Ricardo não foi o único grande destaque do Santos (AP) na partida. O ala Lima apareceu com 13 pontos, quatro rebotes e três roubos de bola. Já o pivô Jean fez dez pontos e apanhou quatro rebotes.

Mais destaques: Pelos lados do Contagem Towers, o principal personagem no jogo foi o pivô Fernando Alvim, que teve 17 pontos e oito rebotes. Outro jogador do time mineiro que alcançou os dois dígitos em pontos foi o ala Duval, responsável por 12.

Seca ofensiva: O jogo começou equilibrado, com os dois times trocando cestas e mantendo-se próximos no placar. Mas durante um intervalo de tempo de aproximadamente oito minutos entre o primeiro quarto e o segundo, a produção ofensiva do Santos (AP) ficou limitada a dois lances livres, sem que um único arremesso sequer fosse convertido com a bola em jogo. Apesar de também errarem a maior parte das finalizações que tentaram na primeira metade, os visitantes aproveitaram esse momento negativo do adversário para assumir o comando e foram para o intervalo vencendo por 26 a 18.

Acordou: O rendimento do Santos (AP) no ataque foi completamente diferente na volta para a segunda metade de partida. Uma corrida de 14 pontos consecutivos durante o terceiro quarto fez o time buscar a virada e abrir 40 a 31 no placar faltando cerca de três minutos e meio para o fim do período.

Equilíbrio: Depois de tomar 27 pontos em todo o terceiro quarto, o Contagem Towers acertou a defesa no último período, freou o ímpeto do adversário e aos poucos foi se aproximando. Tanto que o jogo entrou no minuto final empatado em 54 pontos. O time mineiro até teve chances de voltar a assumir a liderança, mas não as aproveitou.

Erros: Com o placar ainda em 54 a 54, Lima sofreu uma falta quando restavam 22 segundos para o fim, foi para a linha do lance livre, converteu um dos seus dois arremessos e deixou o Santos com um ponto de frente. Em seguida, na posse do Contagem Towers, Fernando cometeu uma falta de ataque e devolveu a bola para os mandantes. Lima sofreu falta mais uma vez, voltou a converter um dos seus dois lances livres e levou a vantagem para dois pontos. Então o time mineiro teve mais uma oportunidade no fim para tentar ao menos forçar uma prorrogação, mas acabou se enrolando e nem chegou a conseguir fazer um último arremesso.

E agora? O próximo jogo do Contagem Towers será na sexta-feira, diante do Joinville, em Belo Horizonte. O Santos (AP) só volta a entrar em quadra no dia 4 (terça-feira), quando visitará o Blumenau.