#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Dia muito especial

11-12-2014 | 03:13
Por Liga Nacional de Basquete

Evento de gala no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, nesta quinta-feira, marca o grande anúncio da inédita parceria entre LNB e NBA

O início da tarde desta quinta-feira (11/12) foi especial para o basquete brasileiro. No Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), um evento de gala marcou uma nova era para o esporte da bola laranja no país: o anúncio da parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) com a NBA (National Basketball Association).

A cerimônia realizada no tradicional clube da capital paulista contou com a realização de uma coletiva de imprensa com alguns dos principais responsáveis pelo acordo que visa o desenvolvimento do basquete no Brasil e estiveram presentes na mesa representantes das duas entidades, além de diversas personalidades da modalidade no país.

“Hoje (quinta-feira) é um dia muito especial. Estamos muito felizes em anunciar essa inédita parceria não só para o basquete, mas para todo o esporte brasileiro. A NBA pretende colaborar com a gestão comercial da LNB, com toda a sua expertise e ‘know-how’. Queremos ajudar nesse crescimento contínuo que a LNB vem tendo nesses últimos anos e estamos muito empolgados com o futuro da modalidade no país”, disse Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA Brasil.

Pela LNB, os representantes foram o presidente Cássio Roque, o vice João Fernando Rossi e Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais, enquanto que a NBA foi representada, além de Arnon, mandatário no Brasil, pelo norte-americano Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da entidade nos Estados Unidos.

“É um motivo de orgulho para todo o esporte brasileiro. Fizemos uma parceria com a maior liga de basquete do mundo, talvez a maior liga esportiva do mundo. Era inimaginável pensar em algo como isso na criação da LNB, em 2008, mas hoje estamos aqui. Uma parceria desse nível pode gerar muita coisa positiva e queremos aproveitar tudo o que a NBA pode nos oferecer, seja na questão do entretenimento ou na gestão de negócios”, explicou Roque.

Durante o evento, as duas partes envolvidas no acordo explicaram mais detalhes do que acontecerá nos próximos anos. Pelos próximos anos, a parceria vai se expandir e pode abranger outras áreas, incluindo novos negócios envolvendo o NBB (Novo Basquete Brasil), operações de basquete e desenvolvimento de atletas, entre outras iniciativas.

“A NBA sempre teve compromisso com o Brasil e vê no país um lugar estratégico para um planejamento a longo prazo. A LNB fez um trabalho tremendo no desenvolvimento do NBB nestes últimos sete anos e esperamos continuar com essa evolução nos próximos anos. Esperamos ajudar no desenvolvimento em diversas áreas, como marketing, entretenimento e administração e acreditamos que juntos podemos atrair mais interesse ao basquete brasileiro. Enfim, esperamos que o NBB possa se tornar um dos maiores campeonatos de basquete do mundo e estamos muito animados”, falou o norte-americano Jason Carrilly.

Com um escritório no Brasil desde 2012, a NBA sabe o potencial que basquete tem no Brasil. E por isso a maior liga de basquete do planeta apostou na parceria com a LNB (Liga Nacional de Basquete). O objetivo do acordo é justamente aumentar ainda mais a popularidade da modalidade no país.

“O basquete já foi de longe o segundo esporte no Brasil e hoje estamos um pouco atrás. Nosso sonho é voltar a colocar o basquete no lugar que ele merecer. Para isso queremos transformar o basquete em entretenimento e ninguém melhor do que a NBA, que faz isso com excelência, para nos ajudar. Vamos aprender muito com eles e vamos em busca dos nossos sonhos”, declarou Kouros, um dos grandes responsáveis pela oficialização do acordo.

A união entre a NBA e a LNB é a primeira neste formato entre ligas esportivas no país. Tendo como objetivo de longo prazo aumentar a popularidade do basquete no Brasil, as duas entidades vão trabalhar em conjunto para atingir um número cada vez maior de fãs,  com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

“Nossa intenção é levar o basquete brasileiro ao lugar que ele merece. A LNB é uma instituição organizada, muito madura e que já vem há alguns anos mudando a cara da modalidade. Então vimos que esse era o momento certo para investir. Queremos atrair novos parceiros e vamos contribuir com que a LNB ache necessário, seja lá em qual área fora. Acreditamos que a LNB tem muita capacidade e queremos ajudar”, concordou o diretor-executivo da NBA Brasil, Arnon de Mello.