#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dia D

17-04-2014 | 10:18
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 1 de frente, Mogi voltará a atuar diante de sua torcida para tentar fechar a série contra o Pinheiros; clube da capital precisa vencer para forçar o 5º jogo

Mogi, do armador Gustavinho, está a uma vitória das quartas de final; Pinheiros tentará a virada (Allan Conti/Divulgação)

Mogi, do armador Gustavinho, está a uma vitória das quartas de final; Pinheiros tentará a virada (Allan Conti/Divulgação)

A noite desta quinta-feira será eletrizante no Ginásio Professor Hugo Ramos. Com dois jogos a um de frente, o Mogi das Cruzes/Helbor atuará mais uma vez ao lado de sua fervorosa torcida e terá a chance de fechar o confronto válido pelas oitavas de final do NBB 2013/2014. A partida será realizada às 20 horas (de Brasília).

Depois de conquistar duas vitórias consecutivas, uma fora de casa e a outra como mandante, na última terça-feira, com direito a cinco mil pessoas em seu ginásio, o time do Alto do Tietê, que terminou a fase de classificação na 12ª posição, está a um triunfo da inédita classificação às quartas de final do maior campeonato de basquete do país.

Assim como no último jogo, Mogi contará com grande apoio de seus torcedores. Após deixarem o Ginásio Hugo Ramos com sua capacidade máxima atingida dois dias atrás, a torcida da equipe deve lotar novamente o local e funcionar mais uma vez como o “sexto jogador”.

Ginásio Hugo Ramos ficou completamente lotado na última terça; expectativa é de casa cheia novamente nesta quinta (Cleomar Macedo/Divulgação)

Ginásio Hugo Ramos ficou completamente lotado na última terça; expectativa é de casa cheia novamente nesta quinta (Cleomar Macedo/Divulgação)

Além da força de sua torcida, o time mogiano conta com outro trunfo para buscar a vitória e, consequentemente, a classificação. Diferente do Pinheiros, que tem sua pontuação baseada em três jogadores, Shamell, Joe Smith e Rafael Mineiro – juntos, os três jogadores anotam 48,8 pontos por partida, a equipe possui seis jogadores com média superior a oito pontos por jogo no NBB (Filipin, Toledo, Jason Smith, Daniel Alemão, Gustavinho e Jeff Agba) e aposta no jogo coletivo para obter êxito.

“Para nossa equipe o começo do jogo é muito importante. Temos que mostrar para o Pinheiros que queremos vencer e que para nos derrotar eles precisam jogar. Mesmo assim ainda acredito no favoritismos do time deles.  É uma grande equipe, com jogadores talentosos, mas nossa força é o grupo. Nós temos opções, não dependemos de um ou outro jogador e essa é nossa vantagem”, declarou o técnico mogiano Paco García.

Do outro lado, sem poder saber o que é perder para seguir vivo na competição nacional, o clube da capital paulista encara a partida como uma verdadeira decisão. Participante do NBB desde a primeira edição do campeonato, o Pinheiros nunca ficou de fora das quartas de final e, agora, terá que virar para cima do Mogi para manter esta escrita.

“É um jogo de vida ou morte. Precisamos da vitória para nos mantermos no campeonato e levar a decisão para a nossa casa”, exaltou o ala norte-americano Shamell, que foi o cestinha do último duelo da série, com 32 pontos, e se isolou como maior pontuador das Finais do NBB 2013/2014, com média de 23,7 pontos por jogo.

Cestinha da temporada, Shamell tentará levar o Pinheiros a uma virada na série (Allan Conti/Divulgação)

Cestinha da temporada, Shamell tentará levar o Pinheiros a uma virada na série (Allan Conti/Divulgação)

Para reverter o cenário, o time dirigido pelo técnico Cláudio Mortari terá que conseguir um feito semelhante ao que realizou na última temporada. Também na fase de oitavas de final, o esquadrão pinheirense chegou a ter 2 a 0 de desvantagem diante do Winner/Kabum/Limeira, mas se reabilitou, venceu três jogos seguidos e garantiu uma vaga entre os oito melhores da quinta edição do NBB.

“Temos que impor o nosso jogo desde o começo. A nossa defesa tem que prevalecer, porque, se ela estiver forte, daremos um importante passo para conseguir a vitória. Será uma partida muito difícil. O time de Mogi é bom e conta com o apoio da torcida, mas é o momento de buscarmos a reação”, afirma o ala/pivô Rafael Mineiro.

Caso o Pinheiros saia vencedor na partida desta quinta-feira, as equipes voltarão à quadra para o quinto e decisivo jogo da série na próxima segunda-feira, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. Quem avançar enfrentará Limeira, terceiro colocado da fase de classificação, nas quartas de final.