#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Didi éBrasil

25-03-2019 | 05:34
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos maiores prospectos do basquete brasileiro, Didi é selecionado para o Time Mundo do Nike Hoop Summit 2019

O Brasil será representado novamente no Nike Hoop Summit. O ala Didi, do Sesi Franca e da Seleção Brasileira, foi anunciado, na manhã desta segunda-feira, entre os 12 atletas que defenderão o Time Mundo na partida que reúne os principais prospectos do basquete mundial. O evento acontecerá no dia 12 de abril, no Moda Center, em Portland (EUA).

O capixaba de 19 anos será o décimo brasileiro a participar do evento, que já contou com Guilherme Giovannoni (1999), Marquinhos (2004), Rafael Hettsheimeir (2006), Raulzinho e Lucas Bebê (2011), Georginho (2015), Wesley Mogi (2016), Felipe dos Anjos (2017) e Yago Mateus (2018) como representante do país.


Essa será a 21ª edição do Nike Hoop Summit, que é organizado pela Nike em parceria com a USA Basketball, confederação de basquete dos Estados Unidos. O evento consiste em uma série de treinamentos e uma partida entre os maiores talentos estadunidenses e uma seleção de atletas do restante do mundo, todos com idade entre 17 e 19 anos.

Na seleção do Mundo, Didi atuará ao lado de atletas de Canadá, Itália, Sérvia, Alemanha, Mali, Jamaica, Porto Rico e China. Os destaques ficam por conta do ala italiano Nico Mannion, que acertou com a Universidade do Arizona (NCAA) para a próxima temporada, assim como o australiano Josh Green, que disputará o Nike Hoop Summit pelo segundo ano seguido.

Didi disputou o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Agora, foi selecionado entre os melhores prospectos do mundo (Fotojump/LNB)

Grandes nomes do basquete mundial já participaram do evento pelo esquadrão dos estrangeiros, dentre eles o alemão Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks), o francês Tony Parker (Charlotte Hornets), o camaronês Joel Embiid (Philadelphia 76ers), o dominicano Karl-Anthony Towns (Minnesota Timberwolves) e o australiano Ben Simmons (76ers).

Já entre os norte-americanos, quem já marcou presença no Nike Hoop Summit foram nomes como Kevin Durant (Golden State Warriors), Anthony Davis (New Orleans Pelicans), Kyrie Irving (Boston Celtics), Demar DeRozan (San Antonio Spurs) e Kevin Love (Cleveland Cavaliers), entre tantos outros.

Didi, aos 19 anos, se firmou na Seleção Brasileira Adulta (Divulgação/FIBA)

Atualmente, Didi é visto como uma das maiores promessas do basquete brasileiro. Aos 19 anos, o jogador nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES) foi campeão do Sul-Americano Sub-21 pela Seleção Brasileira e se firmou nas convocações do técnico Aleksandar Petrovic no selecionado adulto.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da China, o ala de 1,95m de altura disputou seis partidas e acumulou médias de 6,8 pontos, 2,3 rebotes e 1,3 assistências. Na última janela de jogos do torneio, na vitória contra Ilhas Virgens, ele foi autor de 15 pontos.

Com a camisa do Franca, Didi foi campeão da LDB 2016 e, na atual temporada, conquistou o Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana, com papel de destaque em ambos os títulos. No NBB CAIXA, tem médias de 10,2 pontos e 2,7 rebotes e é um dos destaques da equipe que cravou a melhor campanha da fase de classificação.

E por falar em LDB, o garoto natural do Espírito Santo será o quarto atleta oriundo da maior competição de base do país a participar do Nike Hoop Summit. Antes dele, Georginho (2015), Wesley Mogi (2016) e seu companheiro de seleção, Yago Mateus (2018), foram as “crias” da LDB a participar do evento.

Confira o elenco da seleção do Mundo no Nike Hoop Summit:

Precious Achiuwa – 2,07m – Ala/pivô – Montverde Academy (EUA) – Mali
Matthew Alexander-Moncrieffe – 2,04m – Ala/pivô – Orangveille Prep (EUA) – Canadá
Kofi Cockburn – 2,11m – Pivô – University of Illinois (EUA) – Jamaica
Andre Curbelo – 1,85m – Armador – Long Island Lutheran (EUA) – Porto Rico
N’Faly Dante – 2,11m –  Pivô – Sunrise Christian Academy (EUA) – Mali
Josh Green – 1,99m – Ala – University of Arizona (EUA) – Austrália
Haowen Guo – 1,99m – Ala – Bayi Military (China) – China
Marcos “Didi” Louzada – 1,96m – Ala – Sesi Franca Basquete (Brasil) – Brasil
Nico Mannion – 1,93m – Ala/armador – University of Arizona (EUA) – Itália
Joshua Obiesie – 1,99m – Ala – S. Oliver Wurzburg (Alemanha) – Alemanha
Marko Pecarski – 2,09m – Ala/pivô – KK Partizan (Sérvia) – Sérvia
Oscar Tshiebwe – 2,06m – Ala/pivô – West Virginia University (EUA) – Congo

Lista de brasileiros no Nike Hoop Summit:

1999 – Guilherme Giovannoni
2004 – Marquinhos
2006 – Rafael Hettsheimeir
2011 – Raulzinho
2011 – Lucas Bebê
2015 – Georginho De Paula
2016 – Wesley Mogi
2017 – Felipe dos Anjos
2018 – Yago Mateus