#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Digno de final

25-10-2016 | 10:57
Por Liga Nacional de Basquete

Em duelo decidido apenas na prorrogação, Brasíla leva a melhor sobre o anfitrião Vitória de maneira emocionante e fica com o título da Copa Universo

Com duas vitórias cada, Universo/Vitória e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília decidiram o vencedor da Copa Universo no último duelo do torneio realizado em Salvador (BA) nesta terça-feira (25/10). E o enredo da partida foi digno de uma final. Na prorrogação, o time candango venceu de maneira dramática, pelo placar de 79 a 76 e garantiu o título da competição preparatória para o NBB CAIXA 2016/2017.

Após vencer Minas e Caxias nas duas rodadas iniciais, a equipe da capital federal precisou segurar uma grande reação dos baianos para vencer a terceira em Salvador. Na liderança desde os minutos iniciais, os comandados de Bruno Savignani foram pouco a pouco aumentando a vantagem no placar e abriram 28 pontos de frente ao final do terceiro quarto.

Só que o Vitória não se entregou e, de maneira espetacular, levou a decisão para a prorrogação. Com grande participação de Chris Hayes, o time baiano venceu o período final por 39 a 11 e deixou tudo igual ao final dos 40 minutos. Mas no tempo extra os candangos foram mais eficientes e garantiram o emocionante resultado positivo.

“Vai ter aplauso e puxão de orelha nos jogadores. No basquete não se permite perder a concentração, e foi o que aconteceu hoje. O Vitória continuou firme e conseguiu buscar o resultado. Fizemos três períodos muito bons, principalmente na defesa. Mas em dois minutos em que você perde a concentração, o jogo complica. Vamos trabalhar muito para isso não acontecer mais”, avaliou o técnico Bruno Savignani.

Cada equipe teve um dos cestinhas das partidas. Com 21 pontos, além de nove rebotes, o pivô Lucas Mariano comandou o ataque candango. Do outro lado, o ala/pivô norte-americano Chris Hayes teve grande desempenho, principalmente no último quarto, e teve a mesma pontuação do camisa 28 do Brasília.

“Nosso time não fez um bom jogo, mas não faltou luta em nenhum momento. Nossa equipe é nova e está pegando entrosamento, só o espírito do time está muito bom. Conseguimos colocar bastante energia em quadra e a torcida entrou no jogo. Temos que saber usar o fator casa ao longo da temporada e hoje, apesar da derrota, nossa reação no último quarto mostrou que podemos ter uma grande campanha aqui em Salvador”, disse o técnico Régis Marrelli, do Vitória.

Antes de se concentrar na sua estreia no NBB CAIXA, o Brasília disputará o Grupo E da Liga Sul-Americana, entre os dias 01 e 03 de novembro, na cidade de Santiago del Estero, na Argentina, e tentará uma vaga na decisão do torneio continental. Já o Vitória terá sua primeira partida na competição nacional no dia 09/11, fora de casa, contra o Rio Claro Basquete.

“Esse torneio foi muito bom, não só para a preparação da equipe mas também para apresentarmos esse ‘novo’ Vitória para o torcedor. Trocamos praticamente todo o elenco, só ficou o Edu, então pudemos mostrar essas caras novas para nossa torcida já nesse torneio. Espero que essa iniciativa se mantenha nos próximos anos e outras equipes organizem torneios assim também”, completou Marrelli.

Minas vence Caxias e fica em 3º

Na primeira partida da rodada desta terça, o Minas Tênis Clube venceu o Banrisul/Caxias Basquete, pelo placar de 74 a 71, e ficou com o terceiro lugar da Copa Universo. Ambas as equipes ainda não haviam vencido no torneio e o clube de Belo Horizonte conquistou seu primeiro triunfo em solo baiano.

Em partida decidida apenas nos minutos finais, o time mineiro teve no armador norte-americano Scott Rodgers sua principal figura. Recém-contratado pelo Minas, o jogador que disputou a última temporada do NBB CAIXa pelo São José deixou a quadra com 16 pontos e quatro assistências.

+ Clique aqui e confira a galeria de fotos do jogo entre Minas e Caxias

Outras novidades da equipe para esta temporada, o ala/pivô Mosso e o também norte-americano Darion Rackley foram outras figuras importantes para a vitória mineira, com 11 e dez pontos, respectivamente. Do lado do Caxias, que atuou no torneio desfalcado de Fred e Marcão, os destaques ficaram por conta de Arthur, cestinha do jogo, com 17 pontos, e Vinícius, autor de 14 pontos e cinco assistências.

Curiosamente, as duas equipes se enfrentarão logo na primeira rodada do NBB CAIXA 2016/2017, no dia 08/11 (terça-feira), às 19 horas (de Brasília), em Belo Horizonte. A partida marcará a estreia de mineiros e gaúchos na nona edição do maior campeonato de basquete do país.