#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disparidade

04-02-2016 | 11:36
Por Liga Nacional de Basquete

Em igualdade na classificação e na história do confronto, Franca e Pinheiros se enfrentam pela 21ª rodada do NBB e decidem quem se mantém a frente

Nesta sexta-feira (05/02), às 19h30, o Ginásio Henrique Villaboim receberá um confronto fundamental para o futuro das equipes. O EC Pinheiros receberá o Franca Basquete, em São Paulo (SP), e farão um duelo direto pela briga por posições no pelotão de elite do campeonato.As equipes possuem o mesmo número de vitórias entre si na história e também a mesma campanha nesta atual edição da temporada.

A igualdade é tão grande que, na história, os times se enfrentaram em todos as edições do NBB e cada um possui nove triunfos em 18 partidas. Este confronto não só definirá quem assumirá a oitava posição e poderá ter o mando de quadra nas oitavas de final do NBB, como também deixará o vencedor com vantagem na história do confronto.

Antonio, do Franca, e Renan Lenz, do Pinheiros

Na última partida entre as equipes, o ala Antônio anotou 21 pontos, seu segundo jogo na temporada com mais de 20 pontos em uma partida (Newton Nogueira/Divulgação)

Outro caso de semelhança entre as equipes são os resultados que andam conquistando nesta atual edição do maior campeonato de basquete do país. Ambas as equipes do estado de São Paulo perderam nos últimos dois jogos e, no curiosamente, os dois foram derrotas por 12 pontos de diferença: O Pinheiros perdeu para Paschoalotto/Bauru, por 100 a 88, e os francanos foram superados pelo Banrisul/Caxias do Sul, por 90 a 78.

Em 19 jogos, as duas equipes venceram nove confrontos nesta edição do campeonato. O clube da capital paulista vem sofrendo com seus resultados dentro de casa e ganhou apenas três partidas até agora diante de seu torcedor no campeonato, diante de Decisão Engenharia/Minas, Liga Sorocabana e São José Basketball.

Do outro lado, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira tem sido um visitante indigesto em sua caminhada na competição. Contra os mandantes, o Franca conquistou cinco vitórias nos oito jogos que disputou e conseguiu diante do Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Liga Sorocabana, Paulistano/Corpore e Macaé Basquete.

Bennett anotou 23 pontos na última partida e foi o cestinha do jogo (Newton Nogueira/LNB)

Bennett anotou 23 pontos na última partida e foi o cestinha do jogo (Newton Nogueira/LNB)

Porém esta situação acontece apenas contra os outros times. Contra o Pinheiros, a equipe do interior paulista venceu apenas um jogo no Ginásio Henrique Villaboim. Esta exceção aconteceu nos playoffs do NBB 2009/2010, quando se enfrentaram pelas quartas de final da competição e o Franca varreu os pinheirenses, com três vitórias a zero, e o primeiro jogo aconteceu na capital do Estado de São Paulo.

Na última partida, em pleno Pedrocão, a equipe pinheirense contou com uma ótima atuação do norte-americano Corderro Bennett, que anotou 23 tentos, pegou sete rebotes e totalizou 29 pontos de eficiência, e venceu os anfitriões francanos, pelo resultado de 84 a 70.

O Pinheiros vem contando com muita ajuda de seus jovens talentos para seu desempenho. Lucas Dias é titular da equipe, já esta com médias acima dos 14 pontos por jogo e é o sétimo jogador que mais pega rebotes defensivos na atual edição do maior campeonato de basquete do país. Humberto e Georginho também estão evoluindo e a cada partida seu espaço na equipe aumenta.

Outra peça que vem demonstrando muito esforço e alcançando outro nível é Renan Lenz. Na última partida contra o Bauru, o ala/pivô natural do Rio Grande do Sul anotou 19 tentos, seu maior número de pontos numa partida em sua história no NBB. Além disso, nesta temporada, anotou seus recordes de rebote (13 contra o CR Flamengo), cestas de 2 pontos (seis contra o Solar Cearense) e tiros de trás do perímetro (acertou quatro contra o São José Basketball).

Nezinho, do Franca

Nezinho volta após uma lesão na panturrilha que o tirou do último jogo (Newton Nogueira/Divulgação)

Apesar da dificuldade de jogar em casa da equipe pinheirense, o Franca enfrentará o elenco que mais dá toco no campeonato e que tem mais rebotes por partida nesta edição do NBB. Para isso, contará com a presença do armador Nezinho, que já está recuperado de lesão.

“Estou me sentindo bem melhor e feliz por poder voltar a atuar. Espero que possamos fazer um bom jogo amanhã, pois a partida é muito importante. Precisamos desta vitória para seguirmos avançando”, disse bem alegre o armador Nezinho.

Junto com o armador, para conter a parte forte do time da capital de São Paulo, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira terá o pivô Mathias, cestinha da equipe com 12,3 pontos por partida e ainda é líder da competição em rebotes por partida, agarrando, em média, 8,7 sobras.