#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disputanão falta

03-05-2017 | 06:55
Por Liga Nacional de Basquete

Com três Jogos 5, quartas de final do NBB CAIXA 16/17 é marcada por equilíbrio jamais visto na competição

Com duas vitórias consecutivas, Pinheiros forçou o quinto e decisivo jogo na série contra o Flamengo (Daniel Vorley/ECP)

As quartas de final estão provando todo o equilíbrio já demonstrado ao longo da temporada regular e das oitavas de final do NBB CAIXA 16/17. Com três Jogos 5, a fase em que os oito melhores times da competição se encontram repetiu o feito realizado também nas edições 12/13 e 14/15, porém com confrontos ainda mais acirrados entre as equipes sobreviventes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Se no NBB CAIXA 12/13 o Flamengo varreu o Paulistano/Corpore e no 14/15 o Limeira conquistou três vitórias impactantes sobre o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, na série vencida por 3 a 1 (93 a 76, 98 a 83 e 89 a 76), desta vez, todos os confrontos válidos pelas quartas de final apresentaram uma disputa extremamente equilibrada entre os times.

Na série “mais tranquila” desta edição, o Gocil/Bauru Basket perdeu o Jogo 1 dentro de casa, por 88 a 87, com direito a prorrogação, e na sequência conquistou três vitórias suadas, todas por apenas um dígito de diferença (77 a 73, 85 a 76, ambas como visitante, e 80 a 78, ao lado de sua torcida para fechar o confronto).

Outro aspecto que demonstra este intenso equilíbrio nos confrontos é a força que os visitantes vêm tendo nestas quartas de final, colando dúvida constante sobre o vencedor de cada partida. Com os três Jogos 5 ainda por fazer, esta fase quartas de final já igualou a da edição 14/15 do NBB CAIXA no número de vitórias entre os times que jogaram fora de casa, com nove. Em todas as quatro séries, pelo menos por duas ocasiões o time visitante foi até o ginásio do rival e saiu de lá vitorioso.

 

A primeira das três decisões ocorrerá na sexta-feira (05/05), às 19h30 (de Brasília), no Tijuca Tênis Clube, para Flamengo e EC Pinheiros, com transmissão dos canais SporTV. As outras duas serão no sábado (06/05), uma às 14 horas, entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória, no Hugão, com transmissão da Band, e a outra às 18 horas, no Ginásio Pedrocão, com o Franca Basquete/Magazine Luiza e Paulistano/Corpore, com transmissão do #NBBnaWeb via Facebook.

Quem vencer a série entre Flamengo e Pinheiros enfrentará o Bauru em uma das semifinais do maior campeonato de basquete do país. Já os ganhadores dos confrontos entre Mogi e Vitória e Franca e Paulistano farão o outro confronto semifinal da competição. Os dois duelos terão início no começo da próxima semana.

Vitória e Mogi também fazem série equilibrada que só será decidida no Jogo 5 (Raul Spinassé/LNB)