#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Do bronze à Ouro

23-02-2016 | 11:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com base do elenco bronze da LDB 2015 e alguns reforços, Sport se prepara para a Liga Ouro 2016 e acredita em bom desempenho na competição: "Vamos surpreender"

O Sport Club de Recife vem com surpresas para esta edição da Liga Ouro 2016. Representando Pernambuco pela terceira vez na história do campeonato, o Leão da Ilha ingressa na competição com reforços e terá como base alguns de seus jovens jogadores que estiveram presentes na campanha histórica na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015, na qual ficaram com a medalha de bronze.

Sport terceiro colocado da LDB 2015

O Sport conquistou a terceira colocação na Liga de Desenvolvimento 2015 e alguns desses jovens estarão presentes na Liga Ouro 2016 (João Pires/LNB)

Para 2016, o Leão da Ilha apostará na base da equipe Sub-22. No ano passado, na LDB 2015, o clube de Recife conquistou a medalha de bronze ao bater o em cima do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília na disputa de terceiro, por 69 a 58. As peças do elenco pernambucano que disputaram a última LDB são  Leandro, Rech, Lucas Lima, Arroz e alguns outros atletas que estiveram presentes.

“Apesar de jovem, nosso time já é experiente. Participamos das duas edições anteriores e somos uma equipe que pode surpreender nesta temporada. Nossos jovens serão a base desta equipe e acredito que eles demonstrarão o serviço necessário, com toda garra e vontade para conquistar a a vitória. Alguns destes jovens não tiveram a chance de participar de um torneio como esse e esta é a hora”, revelou o técnico Ricardo.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da Liga Ouro 2016

Além da equipe jovem, o elenco pernambucano contará com algumas aquisições para esta temporada. O armador Michel, ex-Campo Mourão, autor do primeiro e único triplo-duplo da história da Liga Ouro, ingressou na equipe junto com o ala/armador Higor, de 22 anos, que estava no Limeira. Além disso, os pivôs Rinaldo Mafra, que disputou a última Liga Ouro pelo próprio Sport, e Ricardo De Bem, ex-Macaé e Liga Sorocabana, estarão neste elenco.

“Nosso time tem muitos jovens e vamos aproveitar isso para surpreender os adversários junto às novas contratações. Michel fez uma ótima temporada no ano passado e seu triplo-duplo não será tão esquecido. Contratamos outro atleta que atuou na LDB 2015 que é o garoto Higor. Foi muito bem com a equipe na temporada passada e em 2014, quando venceu o tricampeonato como nós. Também contratamos o De Bem, atleta que atuou em quatro edições do NBB, e vem para completar o garrafão junto com o Mafra, que já estava na equipe”, completou o treinador.

Michel, do Campo Mourão, e João Felipe, do CEUB

Um dos reforços do Sport, Michel, ex-Campo Mourão, foi autor do primeiro e único triplo-duplo da história da Liga Ouro (Brito Júnior/Divulgação)

Para a Liga Ouro, CR Vasco da Gama e Ginástico são os estreantes da edição 2016. Ambas as equipes foram ao mercado para contratar grandes peças para seu elenco. Os novos times se reforçaram com atletas de grande nome no NBB: os cariocas com Hélio, Douglas Nunes, Drudi, Gaúcho, Jeff Agba, Robby Collum e outros, e os mineiros com Alírio, Fred, Fabrício, Fernando Mineiro, Luisinho, entre vários outros.

Junto com estas duas equipes, o Sport também enfrentará o Campo Mourão Basquete, que também atuou em todas as edições da Liga Ouro 2016. Neste ano a equipe aposta em jogadores com experiência e jovens apostas. Exemplo disso são Estevam, bicampeão do NBB pelo Brasília e campeão da Liga Ouro 2015 com o Rio Claro, André Bambu, ex-Pinheiros, e Ted Simões, também vindo do Pinheiros, além dos jovens Alexey, ex-Franca, Bruno Felipe, que estava no Brasília, e dos norte-americanos Milton Garner e Leon Sutton.

“As três equipes se reforçaram demais para esta temporada, por isso, esta competição será uma surpresa. São equipes muito fortes, com grandes jogadores mas meu time é de trabalhador, joga por um bem comum, tem uma essência própria e o próprio basquete é um esporte coletivo. Essas coisas são importantes. Acredito na renovação, na filosofia do meu time com muito movimento e principalmente no trabalho que fizeram na LDB. Os garotos terão oportunidades nesta nova etapa e se fortaleceram no último campeonato. Acredito estarem aptos para a Liga Ouro 2016 e nosso time vai surpreender”, comentou o técnico Ricardo Oliveira.

Sport estreou seu novo uniforme na partida

Na edição passada, o Sport conseguiu sua melhor colocação na história da Liga Ouro (Guilherme Peixinho/LNB)

Na primeira temporada na Liga Ouro, os pernambucanos terminaram na última colocação com cinco vitórias em doze jogos (41,67% de aproveitamento). Já na última edição, o Sport ficou na segunda colocação da tabela de classificação, disputou a semifinal do torneio contra o Campo Mourão e venceu a série disputada apenas no jogo cinco, por 95 a 89. Na final, a equipe comandada por Ricardo Oliveira foi derrotado pelo Caxias do Sul após quatro jogos e ficou com o vice-campeonato 2015.