#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dobrou

31-10-2017 | 05:08
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação de Paulinho, Basquete Cearense vence Botafogo novamente e fecha Copa Avianca na quinta colocação

Paulinho comandou a segunda vitória do Solar Cearense sobre o Botafogo (Caio Casagrande/LNB)


O Solar Cearense fechou sua participação na Copa Avianca com vitória. Na primeira partida da rodada desta terça-feira (31/10), o time nordestino liderou o placar praticamente do início ao fim e venceu o Botafogo, em duelo realizado na Arena Minas, em Belo Horizonte, pelo placar de 92 a 85.

A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.

Dobradinha: Com o triunfo na partida que valia o quinto lugar, o time de Fortaleza fechou sua participação no torneio preparatório com duas vitórias em seis partidas. Ambos os resultados positivos foram sobre o Botafogo, que se despediu da Copa Avianca sem vencer.

Agora é NBB CAIXA: O Solar Cearense estreará na temporada 2017/2018 na próxima terça-feira (07/11), contra a Liga Sorocabana, fora de casa. Já o time carioca fará sua primeira partida no campeonato nacional no dia 14/11, diante do Mogi das Cruzes/Helbor, no Rio de Janeiro.

Carta na manga: Uma das contratações da equipe nordestina para esta temporada, Paulinho Boracini saiu do banco de reservas e foi o cestinha da partida, com 22 pontos. Aos 32 anos, o jogador já tem em seu currículo o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB CAIXA, na edição 2011/2012, com a camisa do Pinheiros.

Fala aí: “Sei muito bem da minha função nessa equipe. Desde a conversa que tive com o Bial antes mesmo do acerto soube que a equipe tem um armador, que é o Davi, e eu estou aqui para somar da melhor maneira possível. Temos características bem diferentes e o Bial já mostrou que podemos jogar juntos em algumas oportunidades”, disse Paulinho.

“Para nós foi muito bom ter participado da Copa Avianca. Pudemos testar melhor nossa equipe e também ver um pouco mais de perto como estão alguns de nossos rivais. Foi uma ótima iniciativa da LNB este campeonato e espero que tenham mais torneios como esse nos próximos anos”, completou o camisa 9, que disputou a última edição do NBB CAIXA pelo Minas Tênis Clube.

New pieces: Outros reforços do Solar Cearense, os norte-americanos Molony-Benjamin e Laster também tiveram boas atuações e marcaram 14 pontos cada. A dupla de “gringos” somou 13 arremessos de quadra convertidos em 21 tentativas.

Vários desfalques: A equipe do técnico Alberto Bial atuou bastante desfalcada nesta terça-feira. Bruno Fiorotto sofreu uma torção no tornozelo na primeira partida da Copa Avianca, Felipe Ribeiro teve uma lesão na mão direita, e Leozão pegou uma virose. Já o norte-americano Rashaun sequer viajou para Belo Horizonte, por conta de uma contusão na mão. Todos são dúvidas para a estreia do time no NBB CAIXA.

Hora do jogo: Depois de um primeiro quarto truncado, o time do Ceará deslanchou na segunda parcial. Sem dar chance aos rivais, o Solar Cearense venceu o período por 31 a 12 e chegou ao intervalo com 16 pontos de frente (47 a 31).

Teve fogo: A partida chegou ao último quarto com os nordestinos vencendo por 21 pontos (72 a 51). Só que o Botafogo não se entregou e diminuiu a vantagem no placar. No entanto, o Solar Cearense conseguiu segurar a pressão e garantiu a vitória.

Só deu ele: Do lado botafoguense, o grande destaque ficou por conta do ala Gabriel, que comandou a reação no quarto período. O jogador, de 24 anos, marcou expressivos 22 pontos na parcial final (4/5 nos arremessos de 3) e foi cestinha da partida, com 28 pontos.

Ainda vai chegar: O Botafogo ainda tem mais uma peça para acrescentar ao seu elenco. Uma das grandes contratações da equipe para a temporada, o norte-americano Cameron Tatum desembarcará no Brasil no início da próxima semana e deve estar apto para a estreia dos alvinegros no NBB CAIXA.