#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Domingoagitado

05-01-2018 | 10:05
Por Liga Nacional de Basquete

Com os três primeiros colocados em quadra, domingo terá duas grandes partidas pelo NBB CAIXA

O primeiro fim de semana de 2018 será agitado pelo NBB CAIXA 17/18. Além da tradicional partida de sábado com transmissão ao vivo da Band, a competição ainda terá mais dois confrontos importantes neste domingo (07/01). Enquanto o atual líder Mogi das Cruzes/Helbor duela com Minas Tênis Clube, às 11 horas (de Brasília), Flamengo, terceiro, e EC Pinheiros, segundo colocado, fazem confronto direto na Arena Carioca 1, às 18 horas (de Brasília).

Apesar de ser líder isolado, Mogi estreou em 2018 com derrota para o Paulistano, dentro de casa (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Apesar da liderança isolada no momento, o Mogi não estreou em 2018 da maneira que esperava. Na primeira partida do ano pelo NBB CAIXA, o time comandado por Guerrinha recebeu o Paulistano/Corpore, com o Hugão lotado, e não conseguiu manter a sequência positiva, sendo derrotado por 84 a 80, chegando ao segundo resultado negativo na temporada em 11 partidas.

“Estamos reforçando as coisas boas que estamos fazendo bem no ano passado. No jogo contra o Paulistano, nós fizemos coisas boas, outras não conseguimos e eles fizeram melhor. É um exercício de corrigir rotas. O mais importante é o relacionamento profissional adulto que a gente tem. De cobrança, de entendimento e execução”, disse Guerrinha, técnico do Mogi.

Após três derrotas consecutivas, para Flamengo (83 a 76), Sesi/Franca Basquete (75 a 55) e Sendi/Bauru Basket (89 a 70), o Minas voltou a vencer na última sexta-feira (05). Em jogo acirrado contra a LSB/Uniso, a equipe comandada por Flávio Espiga contou com mais uma grande atuação de Roquemore, cestinha do time na temporada, e venceu a equipe paulista, por 71 a 61.

Em uma virada histórica, Pinheiros venceu as últimas três partidas da série e eliminou o Fla (Daniel Vorley/ECP)

Já o duelo do Rio de Janeiro marcará o reencontro dos protagonistas de uma das principais séries dos playoffs da última edição do NBB CAIXA. Na ocasião, o até então tetracampeão consecutivo, Flamengo, chegou a abrir vantagem de 2 a 0 no confronto contra o rival paulista. Porém, a partir do Jogo 3, o grupo comandado por César Guidetti teve outra postura, cresceu de produção e virou o duelo válido pelas quartas de final, eliminando o rubro-negro carioca em pleno Tijuca Tênis Clube, com vitória por 78 a 75, na quinta e decisiva partida.

Já nesta temporada, os dois times se veem bem próximos na tabela de classificação. Enquanto o Pinheiros atualmente é o segundo colocado, com nove vitórias e três derrotas, o Flamengo é o terceiro, com seis resultados positivos e dois negativos na edição.

Na reta final de 2017, as duas equipes foram à quadra e os resultados foram bem diferentes. Enquanto o Pinheiros acabou superado pelo Sesi/Franca Basquete, por 90 a 77, dentro de casa, no dia 29, o Flamengo venceu o clássico carioca contra o Vasco da Gama, por 89 a 81, na Arena Carioca 1, no dia 30.

Desfalques na derrota para o Franca, Holloway, suspenso na ocasião, é presença confirmada neste domingo, já Ansaloni, com lesão na mão direita, ainda será reavaliado e é dúvida para o confronto.

“Holloway causa preocupação na defesa adversária, o que costuma abrir espaços para os demais jogadores. Ansaloni fará um teste no sábado”, declarou César Guidetti, comandante do Pinheiros.