#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Domínio das Américas

27-11-2014 | 11:58
Por Liga Nacional de Basquete

Com título do Bauru, basquete brasileiro fatura 4ª troféu nas últimas quatro competições continentais e consolida sua hegemonia no âmbito internacional

Com título do Bauru, basquete brasileiro foi campeão dos quatro últimos campeonatos continentais realizados (Montagem/LNB)

Com título do Bauru, basquete brasileiro foi campeão dos quatro últimos campeonatos continentais realizados (Montagem/LNB)

Antes mesmo da final da Liga Sul-Americana 2014, entre Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor, o basquete brasileiro já estava em festa. O título dos bauruenses, que venceram a final por 79 a 53, garantiu ao NBB mais um título internacional a sua coleção recente, que recebeu sua quarta conquista nas últimas quatro competições continentais realizadas, e com quatro clubes diferentes.

Em 2013, o Pinheiros/SKY faturou o título da Liga das Américas, e o UniCEUB/BRB/Brasília conquistou o bicampeonato da Liga Sul-Americana. Já em 2014, foi a vez do Flamengo levantar o troféu de campeão da “Libertadores do Basquete”, e por fim, do Paschoalotto/Bauru subir no lugar mais alto do pódio da Sul-Americana.

“Os resultados internacionais são o reflexo do fortalecimento do campeonato nacional. A disputa acirrada dentro do NBB estimula as equipes que disputam as competições continentais a alcançarem seu maior nível técnico. Há alguns anos, o Brasil teve muita dificuldade para vencer os títulos nas Américas, mas hoje, estamos entre os favoritos em qualquer torneio”, comentou o presidente da Liga Nacional de Basquete, Cássio Roque.

A Liga Sul-Americana foi decidida por clubes brasileiros pela terceira vez na história. As outras duas aconteceram em 2005, quando o Unitri/Uberlândia (MG) se sagrou campeão em cima do Universo/Ajax (GO) ao ganhar a série melhor de cinco por 3 a 1, e em 2010, que teve nada menos que o clássico entre Flamengo e Brasília na decisão, vencida pelos candangos, em jogo único, por 96 a 86.

“Ter duas equipes na final da Sul-Americana mostra que o basquete brasileiro está forte e está crescendo cada vez mais. Temos grandes equipes no NBB, como Mogi, Flamengo, Uberlândia, muitas equipes bem fortes. Agora o Bauru está no topo e vamos tentar nos manter lá em cima”, declarou o pivô Hettsheimeir, do Bauru, que com o título da Liga Sul-Americana garatiu-se na Liga das Américas 2015.

Além da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, o NBB teve seu nome levado ao mundo inteiro nos últimos anos através da Copa Intercontinental, que teve como representantes brasileiros o Pinheiros, vice-campeão em 2013, e o Flamengo, que se sagrou campeão mundial de 2014 e foi responsável por recolocar basquete brasileiro no topo do mundo após 35 anos da primeira conquista, com o E.C. Sírio em 1979.

Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga Sul-Americana:

1999 – Vasco da Gama (RJ)
2000 – Vasco da Gama (RJ)
2005 – Unitri/Uberlândia (MG)
2009 – Flamengo (RJ)
2010 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)

Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga das Américas:

2008/2009 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – Pinheiros/SKY (SP)
2014 – Flamengo (RJ)